Home Artigos ARTIGO: Shoppings Center: radiocomunicação além da voz

ARTIGO: Shoppings Center: radiocomunicação além da voz

Por Gustavo Zuccherato

Por Elton Borgonovo*

Sabemos que o shopping center é um local ideal para compras, ir ao cinema com os amigos, fazer refeições e até mesmo um local que possui áreas de lazer para as crianças, como os parques de diversões. Diariamente, milhares de pessoas entram e saem desses centros comerciais, com esses números multiplicando-se aos finais de semana e triplicando, ano após ano, como mostra a pesquisa da Associação Brasileira de Shoppings Centers (ABRASCE) em parceria com a FX, empresa especializada em inteligência de fluxo, e que juntas lançaram o Índice de Visitas em Shoppings Centers (IVSC). O estudo apresentou dados certificados, principalmente no monitoramento do fluxo de consumidores mostrando que em 2018 houve um aumento de 7% em visitas, em comparação ao ano anterior.

Por meio da radiocomunicação digital, questões sobre a operação e segurança dos visitantes e funcionários do shopping são solucionados de forma ágil e eficaz

Por ser um local amplo, com diversas lojas e muitas atividades acontecendo simultaneamente, esses centros de compras precisam de ferramentas confiáveis e que forneçam comunicação de forma instantânea, integrada e controlada. Um dos principais desafios é realizar a comunicação por voz em um ambiente com diversos obstáculos, como paredes e lajes, e é aí que entra a radiocomunicação.

Por meio da comunicação por rádio digital, que se assemelha a utilizada por policiais e bombeiros, questões sobre a operação e segurança dos visitantes e funcionários do shopping são solucionadas de forma mais ágil e eficaz.

Imaginando um cenário onde um segurança, situado no quarto andar precisa se comunicar com o seu colega de trabalho que está no térreo, pois há a ocorrência de um furto. Ele precisa relatar o acontecimento, as principais características daquele indivíduo, e mais informações que impossibilitem a fuga do criminoso. O rádio entra em ação e com um simples toque de um botão (PTT), as informações chegam aos seus colegas que podem estar a centenas de metros de distância. Um outro dispositivo, como por exemplo um aparelho smartphone, não consegue desempenhar este papel.

Hoje, com os avanços dos rádios digital, é possível ir além da voz. Dentro de um shopping center é necessário que haja uma integração, fator essencial para que o funcionamento de equipamentos destinados a esse tipo de comunicação obtenha eficiência, sem interferências técnicas de ruídos, falhas nas mensagens de voz, entre outros problemas que possam surgir.

Sabemos que há dez anos a demanda de rádio era, praticamente, apenas analógica no setor empresarial. No decorrer desse período, houve um crescimento significativo de plataformas digitais e novos modelos de rádios – também nesse seguimento digital.

Por meio de radiocomunicação digital é possível a transmissão de dados, trazendo inúmeros benefícios como a localização interna de cada membro da equipe. A localização permite que o gestor tenha uma total visibilidade de sua equipe, monitore rondas nos corredores e até mesmo no estacionamento, defina áreas de atuação e ainda possa integrar sensores estratégicos para detecção de um vazamento de gás, por exemplo, ou a localização de uma máquina ou veículo.

Quem trabalha em campo sabe que o rádio é uma das ferramentas mais importantes, sendo priorizado a frente até de armas de fogo, com a missão de guardar vidas diretamente.

Adicionando o rádio digital, podemos imaginar outro cenário mais complexo. Um sensor acusa o vazamento de gás na praça de alimentação, o gestor visualiza sua equipe de segurança e envia um alerta a todos, ao mesmo tempo que a brigada de incêndio é acionada. Em questão de segundos um plano pode ser definido e colocado em prática isolando as áreas de risco com tranquilidade e mantendo a segurança dos visitantes.

Também é possível localizar facilmente cadeiras de rodas, máquinas de limpeza e carros elétricos de utilidades. A integração do rádio digital permite tudo isso e ainda um centro de comando e controle abastecido em tempo real com os mais diversos tipos de informação em softwares que utilizam Inteligência Artificial.

Buscando eficiência e segurança, o intuito da utilização desses equipamentos é de extrema importância para a preservação das informações, alta disponibilidade e baixa manutenção. Quem trabalha em campo sabe que o rádio é uma das ferramentas mais importantes, sendo priorizado a frente até de armas de fogo, com a missão de guardar vidas diretamente.

Por fim, se já temos o termo “smart cities” para definir uma cidade em rápida expansão tecnológica, porque não podemos falar sobre “smart mall”, em breve?

Elton Borgonovo

É presidente da Motorola Solutions no Brasil

 

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados