O sistema integrará os 5.580 novos alto-falantes do metrô para garantir o endereçamento público e a evacuação por voz em grande escala
O Metrô de Helsinque é a principal estação de transporte público da Finlândia, além de ser considerado o sistema metropolitano localizado mais ao extremo norte do mundo. A estação é vital no transporte de passageiros na região, pois conecta o centro de Helsinque com os subúrbios e cidades vizinhas. Todos os anos, 63 milhões de pessoas dependem do sistema ferroviário da Autoridade Regional de Transportes de Helsinque (HSL).
Desde novembro de 2017, o Metrô de Helsinque avança cada vez mais – um projeto de expansão massivo, chamado Länsimetro (“Metrô Ocidental”), acrescentou 14 quilômetros de trilhos e oito novas paradas de metrô que vão até a cidade de Espoo. E, para garantir soluções eficientes de endereçamento público e evacuação por voz em uma escala tão grande, foi escolhido o primeiro sistema inteiramente digital do mundo: o Bosch Praesideo. Conhecido por sua escalabilidade, alto nível de redundância integrada a fim de garantir pleno funcionamento e evitar de falhas, áudio livre de interferências e versatilidade operacional, a tecnologia está instalada em mais de 20 mil aplicações ao redor do mundo, incluindo a atual rede do metrô de Helsinque.
Com sua rede óptica, o Praesideo provou ser a solução ideal para expandir o sistema e integrar os 5.580 novos alto-falantes de Länsimetro, que estão instalados em 12 cores e 14 tipos diferentes de caixas de som para combinarem com a estética interior de última geração. Para atender as oito novas estações de metrô – que possuem um projeto arquitetônico exclusivo e com materiais de construção diferenciados –, foram necessárias medidas extras para garantir uma qualidade de áudio uniforme: utilizando os alto-falantes da Bosch, especialistas em som realizaram testes acústicos em 3D em todas as estações de forma que pudessem fornecer uma base para ajustar os controles de áudio em cada uma delas, por meio de 24 amplificadores instalados em 600 canais com potência total do amplificador de 91 kW.
Ao garantir áudio livre de interferência em todas as novas estações, independentemente das variações acústicas, o Praesideo da Bosch oferece segurança aos passageiros de acordo com as mais altas especificações, assim, o Länsimetro obteve certificação com o sistema de som padrão SFS-EM 50849, bem como normas de alarme de incêndio SFS-EN 54-16 e SFE-EN 54-24.
Cumprindo um requisito fundamental definido pela HSL, a tecnologia da Bosch é instalada de maneira a permitir o controle individual das transmissões em cada uma das oito paradas de metrô. Além disso, o Praesideo também interage com outros sistemas de segurança do Metrô de Helsinque: uma interface direta para segurança contra incêndios permite que o sistema da Bosch envie mensagens automáticas de evacuação em casos de incêndio, guiando os passageiros até a saída ou túnel mais próximos.
Interligado ao sistema de vídeovigilância, o Bosch Praesideo ainda reproduz mensagens de aviso automáticas para alertar os operadores do trem, caso algum passageiro se aproxime perigosamente dos trilhos. A construção já está em curso para a Fase Dois do Länsimetro, que irá adicionar mais sete quilômetros de trilhos – com o sistema de segurança dos passageiros fornecida inteiramente pela solução da Bosch – até o ano de 2020.