Home Reportagem Intelbras inaugura maior usina fotovoltaica em telhado do Sul do Brasil

Intelbras inaugura maior usina fotovoltaica em telhado do Sul do Brasil

Prezando pela eficácia e otimização da produção de sua energia elétrica, usina solar dá maior autossuficiência energética à nova filial da empresa

Investindo em uma expansão sustentável, a Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de soluções tecnológicas, inaugura sua nova filial em São José (SC), cidade onde também fica a sede da empresa. A principal marca dessa grande obra é a sua usina fotovoltaica instalada no teto do pavilhão, com uma geração elétrica estimada para 1739MW/h para este ano.

A nova fábrica possui 46 mil m², o dobro da área da matriz, e conta com 8.238 m² de cobertura de filtros e painéis solares instalados, tornando-se, segundo órgãos como CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a maior usina fotovoltaica em telhado do sul do País. Esse perímetro permitirá reuso de parte do consumo elétrico de todo o local.

Benefícios

Para se ter uma ideia da geração de energia realizada, a estrutura tem capacidade para abastecer, por exemplo, aproximadamente 725 casas populares com um consumo médio de 200 kW/h/mês por residência, o que dá uma estimativa de cerca de 923 toneladas de CO2 extirpados da atmosfera, deixando assim mais de 6,5 mil árvores livres para processar o gás carbônico de outras produções industriais, contribuindo para a melhora das condições ambientais da região metropolitana de Florianópolis e a preservação de animais e plantas.

Para o gerente da Unidade de Energia da Intelbras, Márcio Osli, as novas instalações são um divisor de águas para o crescimento consciente da empresa: “Somos uma empresa inovadora que atende a seus clientes, parceiros e consumidores com facilidades em tecnologia de última geração e ao alcance de todos. Por isso temos buscado investir em novos negócios, sendo um deles a energia solar e suas tecnicidades. Hoje já conseguimos suprir demandas de soluções de baixa à alta complexidade, produzindo soluções fotovoltaicas de altíssima qualidade. Agora, aplicamos isso tudo dentro de nossa própria casa”, afirma o executivo.

Equipamentos e tecnologias

Além de uma produção energética exitosa, todos os equipamentos fotovoltaicos utilizados no processo são da marca Intelbras, provando ser possível colaborar para a construção de um planeta mais limpo, sustentável e econômico. O telhado possui potência de 1,35 MWp, 4.119 módulos de 330W em modelo EMS 330P (imagem), 20 inversores EGT 60000 MAX e três inversores EGT 15000 MAX.

“A usina fotovoltaica possui três inversores de 15Kw e 20 inversores de 60Kw do modelo EGT, todos com a marca Intelbras. Os de 60Kw têm 6MPPts são independentes, o que facilita toda a redistribuição da energia gerada, ocasionando uma alta eficiência e performance constante de toda a planta”, contou Adilson Brunel, engenheiro da Intelbras responsável pela aplicação da obra.

Execução

default

O projeto de engenharia foi realizado em 80 dias de instalações e envolveu a colaboração de mais de 900 profissionais de diversas áreas. O operacional contou com a parceria da Setta Sul, integrador e revendedor de inovações energéticas catarinense. A empresa foi escolhida para dar suporte técnico e consultoria sobre os detalhes da construção. Prezando pela eficácia durante todo o projeto, o resultado foi uma estrutura de grande qualidade e padrão técnico.

Clique aqui para conferir o vídeo com mais detalhes da construção e geração de energia.

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados