Além do protótipo, a instituição está lançando um novo Doutorado em Telecomunicações e cursos de Ensino à distância.
O Inatel, uma das mais renomadas instituições de ensino na área de telecomunicações do país, aproveitou a Futurecom 2018 para demonstrar um protótipo de transceptor 5G desenvolvido por seu centro de pesquisa. Ainda em testes, o novo sistema é pensado para a entrega de internet de banda larga em áreas remotas, em contraponto à busca da indústria do setor por sistemas 5G de altíssima velocidade, ou então de baixa latência ou grande quantidade de dispositivos.
A escolha por esta abordagem no desenvolvimento da tecnologia tinha em vista a realidade brasileira da necessidade de levar internet para regiões rurais. A própria indústria do agronegócio, por exemplo, é um elemento bastante atrativo para o investimento em um modelo de transmissão de longas distâncias e baixo custo. Outra aplicação com grande demanda no país é a questão de cobertura wi-fi para estradas.
O sistema, ainda em fase de desenvolvimento, deve passar pelos primeiros testes em terreno real no fim de novembro, onde espera-se que seja possível entregar rede em um raio de 50 km com visada direta. O transceptor atualmente opera na faixa de 700 MHz com uma largura de faixa de 20 Mhz e com modulação GFDM, evolução do padrão UFDM (LTE), para uma melhor eficiência espectral.
Doutorado e educação à distância
Outra novidade anunciada pelo Inatel durante a Futurecom é a criação de um novo curso de Doutorado em Telecomunicações, primeiro do país específico para esta área. A ideia é dar a continuidade para alunos de graduação e mestrado que queiram ter projetos nas áreas de Antenas, Arquitetura e Redes Convergentes, Dispositivos Fotônicos, Redes de Comunicação Móveis de 5ª Geração, Internet das Coisas e Redes e Rádios Cognitivos.
Além disso, a instituição lançou novos cursos de EaD. São eles o Redes Industriais – Instalador Profibus, Gestão de Projetos e 5G – Tendências e Aplicações. Para mais informações sobre os cursos, basta acessar o site do inatel em www.inatel.br/ead