Gigante brasileira de lojas de departamentos, Havan está investindo mais de R$ 3 milhões em um projeto de segurança que trará economia de custos e inteligência de negócio para todas as suas lojas
Com mais de 30 anos de história, a Havan é uma das maiores redes de lojas de departamento do Brasil. Presente em 16 estados brasileiros e com mais de 1,5 milhão de metros quadrados construídos, a rede emprega 15 mil colaboradores diretos em cerca de 120 lojas, faturando aproximadamente 7 bilhões de reais por ano. Tais números, é claro, podem representar um verdadeiro caos para a administração de todos os riscos e vulnerabilidades de segurança possíveis.
Ao término do projeto, grupo contará com mais de 6 mil câmeras, 5 mil sensores de presença e 200 controle de acesso biométricos gerenciados pela plataforma Security Center Intelbras Edition
Se há alguns anos, a tecnologia analógica era a única alternativa para o videomonitoramento, permitindo apenas o armazenamento local das imagens sem qualquer inteligência para identificar previamente os delitos ou a necessidade de manutenção, a migração para tecnologia IP, por outro lado, representou uma verdadeira revolução para a Havan.
Desde 2017, em parceria com a fabricante brasileira Intelbras, a companhia tem migrado sua infraestrutura de segurança para esse novo ecossistema, trazendo vantagens competitivas e economia financeira para o negócio, em um projeto de mais de R$ 3 milhões.
A parceria entre as duas empresas teve início ainda em 2010, quando a Havan migrou o seu sistema de telefonia para tecnologia IP, por meio da customização da central telefônica CIP 850, trazendo economias para a comunicação entre os colaboradores de toda a rede ao migrar o sistema para a nuvem. Ao todo, a Havan possui 2.500 aparelhos telefônicos IP e 20 centrais telefônicas fornecidas pela Intelbras.
“A relação da Intelbras com a HAVAN está muito bem estabilizada. Além dela revender nossos produtos, como aparelhos telefônicos, conversores digitais e roteadores, em suas lojas, agora também fornecemos soluções para o consumo próprio da empresa”, pontuou Márcio Ferreira, diretor comercial da Intelbras.
Em 2017, então, a gigante varejista enxergou uma nova oportunidade de aumentar a segurança ao implementar uma plataforma IP, melhorando a resolução das câmeras e trazendo inteligência para o negócio – e essa parceria antiga foi o ponto de entrada para a Intelbras neste projeto.
A lista de produtos Intelbras implementados na lojas Havan é extensa. Além da telefonia IP, cada loja recebe, em média, 52 câmeras, sendo mais de duas mil instaladas até o momento e com previsão de seis mil câmeras até o término do projeto. A atualização também já resultou na instalação de 1.800 sensores de presença, chegando a cinco mil quando instalados em todos os pontos de venda; e outros 200 controles de acesso biométricos – modelos SS411E e LE 311E – alojados em áreas restritas, como estoques e salas de segurança. Até o fim de 2018, 39 lojas já foram atendidas e a previsão é que 100% delas conte com o novo sistema até o final de 2019.
Além dos novos dispositivos, a fabricante brasileira apostou na parceria com a canadense Genetec para fornecer a plataforma Security Center Intelbras Edition à Havan. A parceria da Intelbras com a Genetec teve início em 2015 e juntas as empresas desenvolvem soluções de gerenciamento de sistemas de CFTV customizadas para o mercado brasileiro e a realidade do país.
A solução possibilita a integração das tecnologias de videovigilância, alarmes de intrusão e controle de acesso sem complicações e oferece, em uma única plataforma de fácil utilização, as funcionalidades avançadas de todas essas tecnologias, permitindo a integração para facilitar a operação. O sistema melhora a performance dos dispositivos, com controle da operação, velocidade nas buscas das imagens e centralização do sistema de todas as lojas em um único ponto, otimizando custos.
“Investimos 6% do nosso faturamento em pesquisa e desenvolvimento, garantindo assim produtos e soluções de alta qualidade e ótimo custo benefício. A dimensão do projeto implementado na Havan reflete a confiança que o mercado possui na nossa marca”, ressaltou Ferreira. “Além disso, a Havan, por meio do Security Center Intelbras Edition, está oferecendo um sistema de segurança de confiança e qualidade aos seus clientes, contribuindo assim para o bem estar dos mesmos”.
A capilaridade da Intelbras foi um dos fatores primordiais para a escolha da companhia como fornecedora nesse projeto. “Somos a única indústria que integra soluções de segurança eletrônica, controle de acesso, incêndio, telecom, redes e energia numa única marca e estamos presentes em 98% dos municípios brasileiros, o que atende ao projeto de expansão da Havan. Onde a empresa decidir abrir uma loja, vai encontrar um parceiro Intelbras, pois temos mais de 120 mil revendedores no país. Além disso, nossa rede de assistência técnica conta com 330 postos de atendimento e 20 laboratórios avançados”, ressaltou Ferreira.
A migração para a arquitetura IP também permitiu que a Havan diminuísse seus custos operacionais e sistematizasse sua área de prevenção de perdas. Diferentemente da arquitetura analógica, onde cada local gravava as suas imagens para recuperar posteriormente a um delito, os recursos avançados de federação do Security Center Intelbras Edition permitiram que a Havan criasse a sua Central de Monitoramento Unificada.
Embora o processamento e a gravação ainda seja feito em servidores de maneira local, a conexão federalizada permite que as câmeras sejam acessadas remotamente através da nuvem em um servidor centralizado, tendo a disposição todos os recursos do software VMS para a operação.
Localizada na sede da companhia em Brusque, o Central da Monitoramento da Havan permite o acompanhamento em tempo real de todas as câmeras da rede de lojas, em uma operação baseada em alarmes com guias de procedimento pré-definidas.
“Nas docas de carga e descarga dos caminhões, em nosso depósito, tínhamos problemas com furtos. O gerente da área nem sempre tinha como estar a todo momento no local e suspeitávamos que colaboradores com acesso acabavam abrindo esse local e cometendo furtos lá”, exemplifica Valter Soares, gerente de TI da Havan. “Quando implementamos um sensor de presença e uma câmera no local, conseguimos criar um evento no qual a central automaticamente recebe um alarme no caso de abertura da doca e a imagem da câmera se sobrepõe às demais, permitindo que a equipe acompanhe todos os procedimentos padrões que devem ser seguidos”.
Com isso, as mais de duas mil câmeras já instaladas podem ser monitoradas por apenas três ou quatro operadores por turno. Em caso de falha de comunicação, o sistema ainda continua em operação, com todos os recursos do VMS acessíveis no servidor da loja.
“Eram coisas que estavam as cegas e que ficavam na filial, na ponta. Com esse novo sistema inteligente, trouxemos todas essas informações para a nossa central, permitindo que nossa equipe acompanhe todos os eventos que acabam acontecendo em áreas críticas ou fora do horário de funcionamento das lojas de maneira sistematizada e padronizada, facilitando a vida do operador. Isso realmente faz a diferença”, ressaltou Soares.
Além disso, o Security Center Intelbras Edition permite que a companhia identifique rapidamente e emita um alarme em caso de falha ou desligamento de um dispositivo, garantindo a identificação e o planejamento eficaz de qualquer manutenção necessária, que ficará a cargo da rede de revendas da Intelbras por todo o Brasil. “Achávamos que com a adequação das lojas às novas soluções e a expansão da Havan pelo território nacional, a instalação dos novos equipamentos se tornaria um desafio. Porém, com o ótimo time de instaladores certificados da Intelbras, a transição e adequação está sendo bem tranquila”, destaca o diretor comercial da fabricante.
Como parte da sua estratégia de melhoria e evolução contínua, em 2018, a Havan também adquiriu da Genetec o Retail Sense, uma ferramenta voltada para o varejo que aproveita a captura de informações dos dispositivos para dar inteligência de negócio ao empreendimento.
Com dashboards interativos, a solução apresenta diversas informações de interesse dos gestores em tempo real como, por exemplo, a média de pessoas na loja, o número de vendas mensais, mapas de calor de movimentação em cada loja e taxa de conversão de compra permitindo, inclusive, a comparação entre diversas filiais. Com isso, o lojista pode extrair relatórios com números, dados e gráficos comparativos para o planejamento de ações de marketing e de vendas para a empresa, por exemplo.
“A solução tem funcionamento em nuvem, é alimentada através de coleta de dados entre os servidores e pode ser integrada aos serviços de segurança patrimonial e às câmeras já instaladas no local”, explica Michel Ricardo da Silva, Gerente de Contas da Genetec.
“A Intelbras trabalha para oferecer preços justos e competitivos aos nossos clientes, sendo eles corporativos ou residenciais. Sendo assim, é extremamente satisfatório para nós contribuir com o crescimento da Havan, fornecendo tecnologia, produtos e soluções feitos no Brasil e com ótima relação custo benefício”, comenta Ferreira. “A missão da Intelbras é colocar o cliente acima dos lucros. Com isso em mente, desenvolvemos nossa parceria com a Havan e o envolvimento da canadense Genetec, reconhecida mundialmente, só vem a agregar. Temos certeza que a parceria de sucesso entre as empresas durará muitos anos”, finaliza o executivo.
Comentários fechados.