O programa de educação global da Fortinet busca formar profissionais certificados em cibersegurança, por meio de parcerias com instituições educacionais locais
A Fortinet, especialista global em soluções completas, integradas e automatizadas na área da cibersegurança, anunciou hoje o lançamento de seu programa de formação profissional Fortinet Network Security Academy (FNSA) na cidade de São Paulo, em parceria com a Faculdade de Tecnologia FIAP. Com o objetivo de oferecer uma oportunidade única para capacitar e certificar estudantes de universidades no âmbito da segurança cibernética, a FIAP poderá oferecer cursos de Network Security Expert (NSE) nos quatro campi que a instituição de ensino possui.
A iniciativa inovadora da FNSA tem como propósito disponibilizar certificação em cibersegurança a estudantes de centros de ensino e universidades de todo o mundo, para que estes possam ingressar com sucesso no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que ajudam a atender a crescente demanda por profissionais especializados em temas relacionados à segurança informática. A FIAP é a primeira instituição de ensino de São Paulo a adotar este programa e a estabelecer uma aliança estratégica com a Fortinet para ajudar a preencher a lacuna de habilidades no crescente campo da cibersegurança.
De acordo com Frederico Tostes, Country Manager da Fortinet no Brasil, “diante de um panorama de ameaças cada vez mais hostil, as empresas têm encontrado dificuldades para localizar talentos necessários para implementar e operar suas soluções de segurança, consideradas críticas para a continuidade dos negócios hoje em dia. Com isso em mente, a Fortinet está empenhada em prestar o suporte às instituições de ensino, na tentativa de fornecer as ferramentas necessárias, desde equipes virtuais e guias, até instrutores capacitados por nossa equipe, para promover a formação apropriada da próxima geração de profissionais de cibersegurança”.
Os cibercriminosos estão evoluindo e fazendo uso dos avanços da tecnologia para implementar novas técnicas de ataques cibernéticos, o que lhes permite explorar as vulnerabilidades que surgem nas redes de empresas e organizações de todos os tipos. De acordo com dados apresentados durante o Fortinet Cybersecurity Summit 2018, realizado no Brasil, a maior parte das empresas do país foram vítimas de ataques relacionados a fraudes financeiras em 2018, além de apontar uma incidência crescente de malware em dispositivos móveis e significativa mineração de criptomoedas no Brasil.
Nesse contexto, o conceito do programa educacional da FNSA surge a partir da detecção de algumas carências apresentadas pelo mercado global, como o escasso pessoal capacitado para atuar em áreas da cibersegurança e o pouco conteúdo relacionado à segurança existente nos centros de estudo tradicionais. O programa de capacitação da Fortinet também busca reter talentos para capacitá-los e direcioná-los ao mercado de trabalho, ajudando a suprir a alta demanda de empresas para contratar profissionais especializados em cibersegurança, tanto no Brasil quanto no mundo.
“A Fiap possui em seu DNA a incansável busca pelo disruptivo e inovador, visando entregar aos nossos alunos um ensino eficiente, baseado em problemas reais e altamente conectado com o meio corporativo. Para tanto, temos parcerias com os principais players de tecnologia do planeta. E agora, com a Fortinet Network Security Academy, os nossos alunos terão a oportunidade de ter contato com conteúdo e certificação em cibersegurança de alta qualidade”, afirma o Prof. Dr. Wagner Sanchez, diretor acadêmico da FIAP.
Depois de concluir o programa da FNSA, os estudantes contarão com conhecimento líder do setor, respaldados por uma reconhecida certificação profissional internacional, como um importante diferencial para sua carreira. Mais informações sobre a Fortinet Network Security Academy estão disponíveis aqui.