A controladora AXIS A1601 agrega a possibilidade de manter o sistema num ambiente totalmente digital, sem qualquer interface serial do mundo analógico.
A Axis Communications, fabricante de tecnologias em videomonitoramento IP, áudio IP e controle de acesso IP, expandiu seu portfólio com o lançamento de uma nova controladora de acessos. A controladora AXIS A1601, que trabalha com os protocolos seriais Wiegand e OSDP, agrega a possibilidade de manter o sistema num ambiente totalmente digital, sem qualquer interface serial do mundo analógico.
Ao administrar os acessos via rede, é possível superar uma limitação típica de sistemas analógicos: a necessidade de conexão física. No ambiente IP, a conexão é lógica, com dispositivos que conversam entre si através de portas virtuais. Assim, os dispositivos de leitura de credenciais, como terminais para reconhecimento facial e leitura de placas, podem estar num local, enquanto os pontos de acesso, como portas, catracas e cancelas, podem estar em outro local.
Com a possibilidade de criar sistemas de controle de acesso 100% digitais, a Axis acelera o processo global de migração tecnológica e viabiliza inovações para a gestão de acessos como o uso de códigos QR, identificação de pessoas por leitura biométrica, ou controle de acesso veicular.
Essa ampla variedade de aplicações com fácil integração é possível graças aos padrões abertos do produto e à aderência ao padrão ONVIF de interoperabilidade. A controladora possui dois relés e quatro portas I/O, para facilitar a integração com alarmes de incêndio, botões e outros dispositivos. Além de reduzir custos com cabeamento ao dispensar conexões físicas, o produto é alimentado por PoE+, o que elimina mais cabos.
Pensada para organizações de todos os tamanhos, a nova opção de controladora de acesso alcança 70 mil credenciais gerenciáveis de forma descentralizada. Em caso de falha no servidor, a controladora segue atuando com as 70 mil credenciais armazenadas em si, mesmo com o sistema off-line e mesmo que uma parte do sistema descentralizado tenha caído. Na prática, essa descentralização gera maior disponibilidade para os usuários.
Mercado de controle de acesso
A Axis entrou no mercado de controle de acesso em 2013 com o lançamento da controladora AXIS A1001, o primeiro controlador de acesso no mundo baseado em um protocolo de rede aberto e não-proprietário. Depois de lançar videoporteiros IP e outros dispositivos de controle de acesso, a Axis adquiriu a 2N, líder em videoporteiros IP.
“Com o acréscimo da controladora AXIS A1601 ao nosso portfolio, reforçamos a estratégia da Axis de facilitar a migração de sistemas de controle de acesso analógicos para o digital com toda a atenção à qualidade que nos permitiu liderar a migração no setor de videomonitoramento, aplicando o conhecimento da empresa na proteção dos sistemas IP contra ataques cibernéticos e disponibilizando o mesmo nível excelente de assistência técnica”, afirma Paulo Santos, gerente de Soluções da Axis. “Nossa ideia é que as pessoas possam se beneficiar cada vez mais com sistemas de controle de acesso que tiram proveito de todas as vantagens da tecnologia IP”.
A nova controladora AXIS A1601, já disponível no Brasil, chega ao mercado compatível com um amplo conjunto de softwares de fabricantes como Averics, Genetec e Pegasus Technologies, com preço sugerido ao varejo (MSRP) de R$ 3.207, mais impostos estaduais.