Por Fernando Guerra*
Ao contrário de muitas empresas que se deixaram contaminar pelo período de turbulência e incerteza que deu o tom em 2018, a WDC Networks manteve a sua posição de vanguarda, viveu um crescimento exponencial e agora começa a colher preciosos frutos. Em 2018 a WDC investiu forte em sua imagem e parcerias com grandes marcas e aquisições de outras empresas. Agora, mais do que nunca, somos líderes na distribuição de soluções e tecnologias de alto valor agregado, posicionamento possível graças a uma apurada visão de negócios, senso de oportunidade e, principalmente, a capacidade de entender o que o mercado busca.
Por onde andamos, somos gradativamente impactados pela força do painel de LED, com seu brilho e contraste muito melhores que os monitores tradicionais
No último segundo semestre de 2018 criamos a divisão de PRO-AV, que oferece soluções de áudio e vídeo profissional para clientes diversos como locadores, integradores e empresas de mídia OOH. Nesse pouco tempo de trabalho, a WDC se tornou a única distribuidora do País a oferecer um portfólio completo que inclui as principais marcas mundiais.
Um produto, porém, ganha cada vez mais espaço e é o único a ser protagonista em todos os mercados e clientes: o painel de LED.
Por onde andamos, somos gradativamente impactados pela força do produto. Um brilho e contraste muito mais impactantes do que monitores tradicionais. Mais “flexíveis”, dão aos artistas e produtores uma capacidade maior de brincar e criar cenários que projetores não conseguem gerar. Começaram a substituir os tradicionais outdoors de lona e dar vida a bancas de jornais e relógios de rua. Podem ser utilizados em ambientes corporativos, salas de reunião ou ainda para recriar ambientes “instagramáveis”, que são paisagens ou cenários dignos de uma ótima selfie para bombar seu Instagram. Essa tendência vem sendo usada por restaurantes e hotéis pelo mundo inteiro para aumentar a publicidade com um atrativo a mais para convencer você a visitar o empreendimento.
Hoje, no Brasil, já é possível assistir aos sucessos de Hollywood (e por que não os nacionais?) em uma sala de cinema com um painel de LED 4k, mesmo que ainda inicialmente em ambientes altamente sofisticados. Porém, isso está para mudar rapidamente, pois muito em breve começaremos a ver nas residências de todo o País.
O mercado quer avançar, mas ainda desconfia ou não sabe por onde e nem como.
Se há tantas vantagens, por que muitas empresas ainda não aderiram ao uso do produto?
Provavelmente a resposta seja direta: a falta de confiança. A ausência de fabricantes estabelecidos no Brasil com um trabalho contínuo gera ainda pouco acesso para um maior conhecimento sobre o produto. Esse fato, aliado ao alto ticket médio do produto, faz com que as empresas se aventurarem diretamente a fornecedores de qualidade discutível para suprirem seus projetos ou ganharem um espaço na crescente demanda nacional do painel.
O mercado quer avançar, mas ainda desconfia ou não sabe por onde e nem como.
No pouco tempo que iniciamos a distribuição dos painéis, vimos surgir uma demanda represada, necessitada de um atendimento mais profissional e aliada a produtos e marcas de qualidade com uma forma de pagamento que viabilizasse a aquisição, até para empresas já acostumadas com a tecnologia.
A WDC ajuda os clientes por meio de um inovador modelo comercial as a service e ajudando a responder perguntas comuns do mercado
A WDC Networks ajuda seus clientes inovar em todos os sentidos por meio do seu inovador modelo comercial as a service. Somos, hoje, a única empresa que oferece um portfólio áudio visual completo na modalidade de locação, que permite ao cliente investir sem utilizar empréstimos ou o caixa da empresa – em outras palavras, possibilitamos o pagamento mensal para a aquisição do que há de melhor em tecnologia.
Qual o painel de LED específico para o seu negócio? Qual o retorno do investimento e as vantagens dele comparado a outros produtos e tecnologias? Essas são perguntas que podemos ajudar a responder, mas que ainda vão render outros artigos. Por enquanto, o que temos certeza é de que o mercado está se consolidando e ainda há muito o que se falar dele.
Fernando Guerra
É diretor de negócios de áudio e vídeo profissional da WDC Networks