Os ataques de ransomware continuam a crescer e causar estragos em organizações de todos os tamanhos. De acordo com um relatório recente da Akamai, o número de vítimas de ransomware aumentou 143% do primeiro trimestre de 2022 para o primeiro trimestre de 2023 devido à exploração de vulnerabilidades. Isso destaca a importância de garantir que as organizações tenham a tecnologia certa para se defenderem contra essas ameaças. Daí a importância crescente das estratégias de proteção chamadas Zero Trust como prevenção.
O termo propõe uma verificação e autenticação rigorosa de todo e qualquer usuário e dispositivo que navegam em uma rede. Com essa verificação, empresas têm a capacidade de responder mais rapidamente a potenciais ataques, identificando, contendo e neutralizando ameaças de forma coordenada e eficaz. Diante desse cenário, a Akamai Technologies, empresa de nuvem e cibersegurança e a Deloitte, empresa de serviços globais de segurança, anunciaram uma aliança estratégica para fornecer serviços de micro segmentação Zero Trust e resposta a incidentes.
Essa parceria já proporcionou a organizações na América Latina proteção imediata contra ataques de ransomware que, de outra forma, poderiam ter sido desastrosos. Isso porque a microssegmentação é uma estratégia de segurança que envolve dividir uma rede em pequenos setores. Cada microsegmento (setor) possui seguranças individuais, com o propósito de limitar a propagação de ataques, isolando cada setor e impedindo que invasores se movam livremente a outros elementos de infraestrutura.
“Poucas ofertas de resposta a incidentes ou segurança de rede forneceram tanto valor aos nossos clientes quanto a Segmentação Guardicore da Akamai. A Deloitte tem recomendado e implementado essa solução com clientes que exigem controles de segurança de tráfego de rede leste-oeste e estão lidando com violações ativas e prevenindo movimentos laterais”, disse Marcelo Diaz, parceiro de Risco Cibernético na Deloitte. “Também recebemos um feedback tremendamente positivo dos clientes em nossa colaboração recente na Cyber Icon Chile. A confiança entre nossas equipes e os benefícios mútuos de nossa aliança melhoram ainda mais a experiência do cliente e aceleram os resultados”.
Para Claudio Baumann, Managing Director da Akamai Technologies para a América Latina, essa aliança com a Deloitte representa um marco significativo na abordagem de segurança cibernética na região. “Ao combinar a expertise da Deloitte em cibersegurança com a solução de Segmentação Guardicore da Akamai, estamos comprometidos em fortalecer a segurança às empresas da região, com uma resposta integrada e eficaz a incidentes e estabelecendo novos padrões na proteção contra ataques cibernéticos. Essa parceria é um marco significativo para a abordagem de segurança cibernética, introduzindo soluções avançadas e eficazes contra ameaças digitais em constante evolução”.
A parceria entre a Akamai e a Deloitte visa enfrentar ameaças emergentes, com foco especial na crescente ameaça de ataques de ransomware, cuja quantidade de vítimas aumentou significativamente. Tanto empresas que necessitam aprimorar suas políticas de Segurança quanto os clientes atuais das duas empresas se beneficiarão da expertise combinada, fortalecendo suas defesas contra ameaças digitais e garantindo uma resposta coordenada e eficaz a incidentes.