Com investimento de R$ 20 milhões e planos para expansões futuras, planta aumenta capacidade produtiva e oferece espaço dedicado a certificações e treinamentos técnicos para parceiros
A Nice, multinacional italiana reconhecida no segmento de automação, segurança e inteligência residencial, inaugurou nesta quinta-feira (21) a sua nova fábrica na cidade de Santa Rita do Sapucaí, município do interior de Minas Gerais apelidado como o “Vale da Eletrônica” por abrigar importantes instituições nacionais de ensino em eletrônica e telecomunicações e cerca de 150 empresas de tecnologia em um arranjo produtivo local importante para a economia nacional.
Parte de um plano de investimento mais abrangente no país, unificando toda a pesquisa, desenvolvimento e produção da eletrônica do grupo Nice no Brasil, o espaço é considerado o fechamento de uma primeira etapa no processo de consolidação e fortalecimento da marca no país. Nos próximos dois anos, a companhia também renovará as suas fábricas de São Caetano do Sul (SP) e Limeira (SP).
A planta de Santa Rita do Sapucaí possui 6,2 mil metros quadrados, foi construída com investimento de cerca de R$20 milhões e atualmente já emprega cerca de 100 funcionários do grupo no Brasil.
“Estamos orgulhosos de celebrar esse marco importante. Esse espaço é o fechamento de uma primeira fase na consolidação do grupo na América Latina, criando um verdadeiro pólo de excelência em eletrônica”, disse Roberto Griffa, CEO global da Nice. “Nós temos uma relação próxima com a região e o Brasil representa uma operação muito importante e estratégica para o grupo crescer na América Latina. É por isso que investimos no país. Nosso objetivo é oferecer tecnologias inovadoras e impacto positivo do ponto de vista ambiental e social, agregando valor a um país que oferece grandes oportunidades”.
Confira o vídeo de nossa visita à nova fábrica:
Além do chão fabril, com equipamentos avançados e automatizados que permitem ao grupo Nice produzir centenas de placas por dia a uma taxa de conformidade superior a 99,8%, a fábrica conta com área administrativa – incluindo vendas, RH, planejamento e pesquisa e desenvolvimento – e uma área totalmente destinada a clientes e parceiros, com auditório, centro de treinamento e showroom.
Como uma verdadeira demonstração prática das capacidades que as soluções da Nice oferecem, essa área conta com todo o portfólio do grupo a disposição para a instalação e testes, dando as bases para treinamentos e certificações para técnicos de todo o Brasil.
“Nossa planta em Minas Gerais representa um marco importante para a Nice dentro da estratégia global do grupo, que tem o Brasil como um centro relevante de competência tecnológica para produção, pesquisa e desenvolvimento de produtos com excelência em eletrônica”, disse Leonardo Sanchez, diretor-geral da Nice Brasil. “É aqui que estamos colocando a pedra fundamental para oferecer o melhor serviço aos nossos distribuidores e parceiros. Agora, os instaladores podem ser encaminhamos para serem certificados em todos os nossos produtos já disponíveis e que estão para ser apresentados. Estamos falando algo em torno de 1800 a 2000 técnicos que podem ser certificados em um ano, em turmas com 18 a 20 técnicos por vez. Neste processo, o instalador conhecerá como é feita a eletrônica, toda a nossa linha de produtos, entenderá como instalar e quais as melhores práticas para que esse produto chegue ao cliente-final na melhor condição possível”.
Novos produtos e marcas para o mercado nacional
No showroom, os jornalistas convidados puderam conferir alguns dos mais recentes lançamentos e novidades que serão apresentadas na Exposec 2019 e que estão no roadmap para serem tropicalizados.
O destaque fica para o Cloud Alarm Ethernet-Wifi, um sistema integrado de alarme e automação via aplicativo na nuvem que permite ao usuário receber e comandar todos os eventos dos seus dispositivos integrados em tempo real, na tela do celular.
Desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), a novidade para 2019 fica por conta dos aplicativos redesenhados, com o Alarm Nice Genno voltado para o usuário-final e o NicePro Brasil para configuração pelo instalador, além da modularidade da solução, com uma placa-base e diversas outras placas que podem ser acopladas para oferecer mais capacidade à solução. O portfólio em exibição já inclui módulo GPRS, módulo Ethernet/Wifi, módulo Expansor de Zonas, módulo Expansor de PGM e módulo Discadora DTMF.
Outra novidade é a linha Nice Hi-Speed de automatizadores que, no Brasil, ganhou uma versão dedicada aos condomínios chamada de HSC (Hi-Speed & Cycle). Além da alta velocidade, permitindo abertura e fechamento de portões em até quatro segundos, o sistema conta com central inversora trifásica, com um sistema inteligente de programação automática para simplificar a instalação e oferecer maior controle.
A linha de produtos inclui o Ultra i-HSC para automação de portas de garagem, cuja principal característica é a alta performance em aplicações que exigem alto ciclo, como no caso dos grandes condomínios residenciais. O sistema inclui diversos recursos como encoder rotativo, freio eletrônico, fechamento por fotocélula, configuração de botoeira somente abre e somente fecha, abertura parcial e função clausura (intertravamento)
Adquirida em julho de 2018, as soluções da marca polonesa Fibaro, reconhecida por seus sistemas avançados de automação para Casas Inteligentes, também já estão em exposição no novo showroom. De acordo com Roberto Griffa, a ideia é fazer um processo de tropicalização das soluções da marca para o mercado nacional. “É necessário fazer toda uma adaptação para o mercado local, respeitando as normas, o tipo de mentalidade do distribuidor brasileiro e, as vezes, até é preciso simplificar o produto, por conta dos componentes que são encontrados no Brasil”, disse. “Nós vamos criar uma turma de engenharia no Brasil, enviá-los para a matriz da companhia para se especializarem, entenderam o processo de produção das soluções e, a partir daí, começam a se transferir as tecnologias que poderão ser reutilizadas. Esse processo deve levar entre 12 e 24 meses, mas já está nos nossos planos para produção em nossa fábrica de Santa Rita do Sapucaí”.