O OpenLab disponibilizará espaço dentro da sede da fabricante e apoio técnico para que parceiros possam desenvolver soluções e aplicações específicas para vários setores
A Huawei realizou nesta quinta-feira (9) em São Paulo o Huawei Enterprise Brazil Summit, um encontro para apresentar suas novidades tecnológicas, posicionamento estratégico e celebrar suas parcerias no país.
“No Brasil, somos líder de mercado na área de Carrier, e queremos fortalecer nossa presença também na área de Enterprises. O Enterprise Brasil Partner Summit 2019 é o espaço ideial para fortalecer as oportunidades de crescimento que temos em conjunto com os nossos parceiros, além de apresentar inovações, tecnologias e ferramentas capazes de acelerar o sucesso mútuo”, destacou Ricardo Matsui, diretor de desenvolvimento de canais da Huawei Brasil. “Colocamos num único ambiente as mais diversas áreas em que atuamos em Enterprise – Cloud, Energia, Transporte, Canais, ISP (provedores locais), Data Center, entre outras – para apresentar a amplitude do nosso portfólio, além de criar a chance de conexão entre nossos parceiros”.
Com uma programação repleta de apresentações e pronunciamentos da fabricante chinesa, de principais parceiros e clientes da companhia, o encontro ainda reservou espaço para exibir as tecnologias mais avançadas da empresa, incluindo soluções para datacenters e infraestruturas em nuvem e para aplicações de segurança.
Mais do que isso, o Enterprise Brazil Summit mostrou a força e a importância da unidade de negócios para a marca no país, respondendo por um volume de vendas de mais de US$ 1 bilhão em toda a América Latina, além do interesse em fortalecer essa área com uma política baseada no desenvolvimento de um ecossistema.
O presidente da Huawei Enterprise para América Latina, Steven Zhu, explicou essa mudança de mentalidade. “Nós acreditamos que o núcleo da competição no futuro não serão os produtos ou soluções, mas sim as plataformas. Por isso, a Huawei está criando plataformas que suportam ofertas de produtos, soluções e serviços avançados aos nossos parceiros baseado em três componentes principais: chips proprietários, algoritmos matemáticos e projetos de arquitetura que, juntos, criam valor para nossos clientes, empoderam e melhoram a vida das pessoas e inspiram inovação para organizações de todas as formas e tamanhos”.
Com isso, a companhia criou o conceito de Horizontal Smart Campus Solution, que une tecnologias de IoT inteligente, serviços de localização, Wi-Fi ubiquo e Video Cloud, incluindo videomonitoramento, analíticos inteligentes e controle de acesso. “A Huawei está tentando padronizar essas soluções para facilitar a venda para os parceiros e permitir que esse conceito seja aplicado em qualquer vertical para criar cidades, escritórios, aeroportos, hotéis, estádios e ambientes educacionais mais inteligentes”, pontuou Zhu.
Fechando 2018 com mais de 300 canais de vendas, treinamento e serviços no país, um crescimento de 71% em número de parceiros ativos, a Huawei sentiu a necessidade de reformular seu programa de parcerias no país. Durante o evento, Ricardo Matsui, diretor de desenvolvimento de canais, e Rômulo Horta, diretor de marketing, apresentaram essa nova política baseada nos pilares PSEE: Profitability (Rentabilidade), Simplicidade, Enablement (Capacitação) e Ecossistema.
Em termos de rentabilidade e simplicidade, com a normalização de políticas e processos a partir deste ano a Huawei passa a oferecer rebates para cada centavo que o parceiro vende de seus produtos e serviços com porcentagens que variam de 2% para os parceiros Silver à 4% para os distribuidores e parceiros de valor agregado (VAP, da sigla em inglês).
Na linha de capacitação e certificação, a companhia se compromete em oferecer uma melhor capacitação do parceiro para maior satisfação para o cliente, incluindo descontos de até 70% para a realização de cursos de certificação. Por fim, em termos de ecossistema, a Huawei pretende atuar para ter um engajamento estratégico e atrair novos negócios para os parceiros no país, a partir dos três conceitos de ser integrado, compartilhar sucesso com parceiros e com políticas justas e transparentes.
Além disso, a companhia está preparando um novo espaço dentro de sua sede para permitir que parceiros construam soluções e aplicativos para verticais de negócios específicas.
“Diferentemente de outros espaços de demonstrações de tecnologias para cliente, o OpenLab é efetivamente um laboratório onde o parceiro poderá criar soluções específicas para verticais e trazer seus clientes para fazer demonstrações”, explica Matsui. “Estamos preparando meio andar do prédio da Huawei com varias posições de trabalho e equipamentos para que o parceiro posssa trazer sua equipe e construir essas soluções”.
O Huawei Enterprise Brazil Summit também foi palco para premiação de parceiros que se destacaram ao longo do último ano e para a apresentação de casos de sucesso de desenvolvimento de soluções em todo o país, como o projeto-piloto de uso do reconhecimento facial no carnaval do Rio de Janeiro em parceria com a Oi e o desenvolvimento das plataformas de inteligência artificial BIA do Bradesco. Confira mais fotos do evento: