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“Welcome to the Nice future”: Nice apresenta o primeiro Relatório de Sustentabilidade

O Grupo, líder global em soluções para gerenciamento e segurança de residências e edifícios, publica o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade e apresenta a sua estratégia para um novo caminho sustentável e cada vez mais inclusivo

Por Redação

Não só os principais impactos econômicos, sociais e ambientais da empresa, mas também as características do modelo de negócio global, que se concentram cada vez mais em desenvolvimento sustentável. Tudo isso está no primeiro Relatório de Sustentabilidade em que a Nice, líder global em soluções para gerenciamento e segurança de residências e edifícios, ilustra o seu compromisso concreto num ano importante da sua história, 2021, e traça a sua estratégia até 2025.

No ano passado, a empresa expandiu as suas fronteiras ao adquirir a empresa americana Nortek Security & Control, hoje Nice, desencadeando assim um processo que ajudou a reformular não só a dimensão e o âmbito do Grupo, mas também a natureza das suas atividades comerciais. Em 2021, foi lançado o programa dedicado à transição sustentável, de acordo com os pilares Environmental, Social e Governance (ESG), reconhecidos internacionalmente como aspectos-chave do desenvolvimento sustentável. Estas, combinadas com o pilar ‘Product’, correspondem às quatro macros áreas de análise do Relatório de Sustentabilidade.

“É uma verdadeira mudança de paradigma. ‘Welcome to the Nice future’ é o ponto de partida para uma nova fase, na qual pretendemos fazer da sustentabilidade a pedra angular da nossa estratégia empresarial, alinhando-a com os nossos valores de cuidar da sociedade e do ambiente onde operamos, tornando claros os objetivos que pretendemos atingir”, explica Roberto Griffa, CEO de Nice “A nossa missão é oferecer uma casa acessível, segura e confortável e nós queremos fazer o mesmo para a nossa casa comum: a Terra. Acreditamos firmemente que a Nice, como player de referência global, pode fazer a diferença e mostrar o caminho a seguir neste desafio, desde a inovação de produtos, que sempre foi a força motriz da Nice, até à inclusão social. Praticar ações sustentáveis significa gerir o desenvolvimento de forma diferente e mais eficiente. Com as nossas escolhas, queremos dar o exemplo neste caminho virtuoso para os interessados na nossa cadeia de abastecimento”.

Considerando o pilar ‘Environment’, desde 2021, a Nice começou a cartografar a pegada de carbono, ou seja, as emissões de gases com efeito estufa gerados por toda a organização e a sua cadeia de valor, expresso em toneladas de equivalente de CO2. As emissões de Nice e das suas 36 filiais são comunicadas na análise denominada Inventário de GEE, realizada em conformidade com as normas estabelecidas pelo Protocolo GHG e a norma ISO14064.

Até 2025, a Nice estabeleceu como objetivo prioritário a redução de 50% das emissões diretas de CO2, (Escopo 1 e 2), por meio da utilização de energia proveniente de fontes renováveis e da transição da frota para veículos híbridos e elétricos. O empenho de Nice nesta direção é demonstrado pelo fato de, em 2021, 28% da energia produzida ser derivada de fontes renováveis certificadas, um aumento de 19% em relação a 2020. Os objetivos incluem também manter a percentagem de resíduos recicláveis perto dos 99%, reduzindo ao mesmo tempo a quantidade global.

No entanto, a análise da pegada de carbono revelou que a compra de matérias-primas de semicomponentes e a fase de utilização dos produtos são a parte da cadeia de valor que produz cerca de 97% das emissões. Assim, a necessidade de identificar no ‘Product’ um outro pilar da estratégia de sustentabilidade, definindo o desenvolvimento de um plano para conceber soluções com um menor impacto ambiental, com enfoque específico no consumo de energia e na escolha de materiais, identificando como pontos principais: a redução do consumo de energia, tanto durante a utilização do produto como em stand by; o uso exclusivo de plástico reciclado; 100% de embalagens com baixo impacto ambiental, dando preferência a materiais como o papel reciclado e papelão, tintas naturais e sem utilização de plástico.

A melhoria do desempenho ambiental dos produtos será mapeada por um número crescente de estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que permitem analisar as soluções da Nice no seu impacto “do berço à cova” e são preparatórios para a obtenção de certificações ambientais de produtos. Com o objetivo de expandir a gama de soluções verdes. Além disso, a partir de 2022, a Nice irá beneficiar da extensão da certificação EPD® – Environmental Product Declaration a todo o processo de produção, uma condição que a torna autônoma na certificação de novos produtos e que reforça o caminho para a unificação e a digitalização de dados.

“A fim de apoiar a luta contra as alterações climáticas, percebemos a importância do compromisso com a pegada de carbono da Nice, ao longo de toda a cadeia de abastecimento, ajudando a medir as emissões diretas e indiretas de carbono da nossa organização. Na verdade, a nossa contribuição não termina com a redução dos impactos diretos”, diz Marco Bianchet, Diretor Global de Qualidade & Sustentabilidade da Nice, que lidera o projeto.

Em 2022, a Nice começou a mapear o desempenho ambiental dos seus fornecedores, a fim de ter uma consciência crescente do impacto da cadeia de abastecimento. E o compromisso para o futuro é de ir mais longe, estendendo a análise também aos aspectos sociais.

Atingir as metas estabelecidas requer uma estrutura de governança apropriada: por esta razão, a Nice criou uma área dedicada à sustentabilidade, o Departamento de Sustentabilidade, que estabelece metas, monitoriza o desempenho e assegura que todas as entidades empresariais tenham as ferramentas para empreender nesta jornada. E mais: foi criado um Comitê de Sustentabilidade, com um papel global de direção, estratégia e supervisão.

“A sustentabilidade é concebida a 360°, abrangendo os aspectos ambientais, sociais e dimensões de governança. Todas as funções da Nice estão envolvidas neste projeto: estamos orgulhosos em poder apresentar o nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade, “Welcome to the Nice future”, que representa o ponto de partida para o compromisso do Grupo a curto e longo prazo”, continua Marco Bianchet, Diretor Global de Qualidade & Sustentabilidade da Nice. “Em 2021, decidimos embarcar num caminho mais estruturado e estratégico, dando valor ao enfoque da Nice nas questões de sustentabilidade. Fizemos isso envolvendo as partes interessadas internas e externas com atividades concretas, grupos focais e workshops. Essa estratégia nos permitiu dar mais valor para o produto, tornando-se uma espécie de capacitador: as soluções de eficiência tornadas possíveis graças às soluções de eficiência criadas pelos nossos sistemas permitem reduzir o consumo de energia das casas e edifícios e são, portanto, essenciais para alcançar os objetivos de neutralidade de carbono”.

Por último, mas não menos importante, os Nice People, que ultrapassou os três mil colaboradores no final de 2021. A empresa acredita numa abordagem ao trabalho que também tenha em conta o bem-estar das pessoas, combinando o emprego estável (95% dos contratos são permanentes) com a promoção de um estilo de vida saudável e ativo, tendo em vista a inclusão e a valorização da diversidade.

Deste ponto de vista, o objetivo da empresa prevê um aumento de 30% na presença de mulheres em posições de liderança e a redução simultânea da diferença salarial entre o pessoal masculino e feminino, pensando em certificar a igualdade salarial. Especificamente, no que diz respeito à abordagem inclusiva, em 2021, a sede da Nice lançou um projeto para reconhecer a diversidade dentro da empresa, envolver os empregados e dar sugestões concretas para abraçar e difundir o valor da inclusão. Com este objetivo, foi organizada uma série de reuniões para proteger e garantir a diversidade, e criar um ambiente de trabalho que permita a todos expressar a sua individualidade e o seu potencial.

Bons trabalhos para promover a difusão de novas competências. Por exemplo: no escritório italiano existem programas de formação que oferecem caminhos para o desenvolvimento de competências transversais, competências de gestão de projetos e competências técnicas aprofundadas. Para além destes, existem projetos dedicados à liderança e o programa de formação “Nice Speed Up” para jovens talentos, que leva 18 meses e inclui um programa de bordo e seis meses de rotação de empregos, em todos os departamentos da sede, seguido de um ano de grandes projetos na sede da Nice e nos seus escritórios em todo o mundo. O objetivo até 2025 é aumentar a competitividade da empresa também com a implementação de uma plataforma de e-learning do grupo.

O primeiro relatório de sustentabilidade da Nice, “Welcome to the Nice future”, representa, portanto, logo desde o seu título, o marco que marca as vésperas de uma importante mudança cheia de desafios: nestas páginas, a Nice quer partilhar as metas e objetivos ambiciosos que o esperam. A nova seção on-line do site é dedicada às iniciativas de sustentabilidade de Nice e ao primeiro relatório:

A sustentabilidade de Nice

Baixe aqui o Relatório de Sustentabilidade “Bem-vindo ao futuro de Nice”.

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