Home Reportagem ONVIF publica Profile T, norma para transmissão de vídeo avançado com metadados e analíticos

ONVIF publica Profile T, norma para transmissão de vídeo avançado com metadados e analíticos

Por Gustavo Zuccherato

Novo padrão também oferece compatibilidade ao H.265, configuração PTZ, streaming HTTPS, áudio bidirecional, entradas digitais e saídas de relê

A ONVIF, iniciativa de padronização global para produtos de segurança física baseada em IP, anunciou o lançamento da versão final do Profile T, uma nova especificação com capacidades avançadas de streaming de vídeo e recursos expandido para transmitir metadados e analíticos. O Profile T também suporta compressão H.265, que ajuda a lidar com os fluxos de imagem de câmeras de alta definição.

Com o Profile T, a ONVIF irá empregar um novo serviço de mídia que oferece suporte tanto para H.265 quanto para H.264. O serviço dá ao ONVIF a capacidade de incorporar novos codecs de áudio e vídeo de maneira mais fácil conforme necessário a medida que a indústria avança. O Profile T suporta taxas de compressão mais eficientes que resultam em necessidades de armazenamento e uso de banda menores – consequentemente diminuindo os custos total de propriedade.

“O Profile T é um excelente exemplo de como a ONVIF abraçou os avanços tecnológicos com as especificações que servem às necessidades dinâmicas da indústria’, disse Per Björkdahl, presidente do comitê de direção da ONVIF. “Além do suporte ao H.265, o Profile T padroniza a transmissão de metadados e analíticos e outros importantes recursos para satisfazer as necessidades atuais e futuras do mercado para usuários-finais, integradores de sistemas e consultores”.

O novo Profile T oferece streaming de áudio bidirecional, suportando tanto a entrada como a saída de áudio direto da câmera. Usando tipos de eventos padronizados, o Profile T também garante que os VMS e outros softwares de gestão usem apenas um conjunto de eventos para dar suporte para todas as câmeras, independentemente do fabricante. Isso inclui alertas como tampering (adulteração de imagem), entrada digital e saída de relê. O Profile T também permite habiltiar uma área específica da imagem para ser selecionada para análise, usando uma configuração de detecção de movimento regionalizada condicional através de um serviço de análise. Por fim, o Profile T também cobre o streaming de metadados, incluindo de eventos e de analíticos.

Fundada em 2008, o ONVIF é um fórum da indústria bastante reconhecido para a interoperabilidade de produtos de segurança física baseada em IP. A organização tem uma base de membros global de companhias de câmeras, VMS e controle de acesso com mais de 10 mil produtos compatíveis coms eus padrões. Além do Profile T, a ONVIF oferece o Profile S para o streaming de video, o Profile G para a gravação na borda e armazenamento, o Profile C para controle de acesso físico, o Profile Q para a melhoria de funcionalidades “fora da caixa”, o Profile A para uma confguração mais abrangente do controle de acesso.

Para ter acesso a documentação do Profile T, acesse o site da ONVIF clicando aqui.

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados