Home Reportagem Segurança integrada para proteger suas instalações durante um surto de vírus

Segurança integrada para proteger suas instalações durante um surto de vírus

Por Ricardo Batalha

Importância de várias soluções tradicionais das empresas de segurança passou a se concentrar após o novo surto de Coronavírus

Além de soluções para detectar a temperatura corporal e gerenciar incidentes críticos, a importância de várias soluções de segurança tradicionais passou a se concentrar após o novo surto de Coronavírus. Afinal, a resposta ideal ao vírus é manter distância das pessoas infectadas. As empresas de segurança, há anos, aperfeiçoam soluções para manter afastadas as pessoas indesejadas.

“A proteção das pessoas e contra vírus precisa de tecnologias diferentes, geralmente da médica à biológica e de alta tecnologia, como a tomografia computadorizada”, disse Lo Yip, executivo de marketing da OT Systems. “Hoje, a tecnologia IoT pode compartilhar a responsabilidade. Nossa solução combina uma câmera térmica e um minicomputador, capaz de usar o pessoal da linha de frente e é fácil de aprender e com alta mobilidade para se deslocar para qualquer lugar. Cobrindo todos os cantos da sua preocupação.”

Sistemas de controle de acesso
A integração do sistema de identidade e acesso para levantar chamadas e aterrissar no chão pode reduzir o toque de áreas comuns. “Temos um cliente que nos pediu para integrar seu sistema de controle de acesso a uma câmara de higienização para garantir que os usuários permanecessem nele por pelo menos 15 segundos”, informou Patrick Lim, diretor de estratégia de grupo da Ademco Security. “Também criamos uma armadilha de mercadorias para que as mercadorias sejam entregues em uma caixa de higienização para alguém pegar do outro lado, garantindo que o remetente e o destinatário não tenham contato”, acrescentou.

Lim acrescentou que outro cliente da concessionária decidiu mudar seu sistema de gerenciamento de chaves porque se tornou um possível ponto de disseminação com centenas de pessoas usando e manipulando as chaves.

“Em vez disso, substituímos o sistema por um sistema 2FA por reconhecimento facial e identidade digital móvel, que reduz os bloqueios ao único ponto de contato comum, e os usuários limpam as mãos logo após o manuseio”, continuou Lim. “Isso reduziu a grande quantidade de tempo exigida pelos clientes para higienizar muitas áreas com o sistema de gerenciamento de chaves.”

Sistemas de gestão de visitantes
Esta é provavelmente a primeira linha de defesa para empresas comerciais. Em uma postagem no blog, a Stanley Security apontou que as empresas que possuem quiosques de gerenciamento de visitantes podem usar a solução para rastrear as pessoas com as seguintes perguntas:

Você está com febre, tosse e / ou dificuldade em respirar?

Você voltou recentemente da China, Itália, Japão, Coréia do Sul ou de outras áreas com casos confirmados de coronavírus?

Você já teve contato próximo com alguém com um caso confirmado ou suspeito de coronavírus?

As perguntas podem fornecer informações valiosas sobre um visitante. Um sistema de gerenciamento de visitantes que se integra ao controle de acesso pode aumentar ainda mais os níveis de segurança.

Gerenciamento remoto
Uma resposta típica em todo o mundo ao surto foi fazer os funcionários trabalharem em casa. De fato, quando o vírus causou estragos na China, os analistas se perguntaram se isso poderia abrir o caminho para a maior experiência de trabalho em casa do mundo.

Isso também teve implicações no gerenciamento de segurança. Graças ao desenvolvimento da tecnologia, agora temos plataformas de software de segurança que permitem monitoramento e gerenciamento remotos a partir de computadores e dispositivos móveis. O nível sem precedentes de controle que o software moderno pode oferecer aos administradores de segurança seria útil quando eles precisassem permanecer em casa, mas, ainda assim, precisam garantir que um site esteja protegido.

Soluções de câmera
As câmeras térmicas que são úteis na detecção de febre nas pessoas também não precisam ser um produto independente. Paul Czerepuszko, diretor de desenvolvimento estratégico de negócios da FLIR Systems, explicou que existem produtos de câmeras térmicas que podem ser integrados em soluções de segurança, como uma solução fixa. Essa solução pode ser combinada com os recursos de medição de temperatura e enviar alarmes ao VMS.

As câmeras de segurança regulares também têm um papel essencial a desempenhar no momento em que as autoridades de saúde precisam vigiar um grande número da população em quarentena. As pessoas não infectadas devem permanecer afastadas daquelas infectadas, mas as câmeras de vigilância ainda podem ajudar os primeiros a vigiar os segundos.

Finalmente, soluções avançadas de analítica de vídeo também podem desempenhar um papel importante aqui. Lim disse que a análise de vídeo pode monitorar se uma multidão incomum está se formando ou se o distanciamento social é praticado. Quando combinados com o reconhecimento facial, eles também podem fornecer rastreamento de movimento para um rastreamento de contato muito eficaz se houver um caso positivo dentro de um edifício ou área.

Fonte: Prasanth Aby Thomas

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados