Empresa americana alcançou um crescimento de 15% no ano passado e projeta um ano de 2019 ainda melhor.
Abrindo o calendário do ano de seu 40º Aniversário de operação no país, a Motorola Solutions realizou em sua sede em São Paulo, seu já tradicional encontro com a imprensa para apresentar resultados, tendências e novos produtos. Comandada pelo presidente Brasil da empresa Elton Borgonovo, o encontro surpreendeu pelos números apresentados e novos produtos que podem ter aplicações em território nacional. Começando pelo crescimento global, a Motorola Solutions atingiu a margem de 15%, chegando a US$ 7,3 bilhões em faturamento somente em 2018. Apesar de serem números bastante positivos, Borgonovo deixou claro que parte deste resultado veio das duas grandes aquisições feitas pela empresa no ano passado, a compra da Avigilon e, mais recentemente, da Vaas
Apesar de não revelar os números da performance no Brasil, Borgonovo deixou claro que a empresa ostentou um excelente resultado em território nacional. “Tradicionalmente, anos de eleições são bons para nós. O ano de 2018 foi excepcional, com números inéditos na nossa operação no Brasil”, explicou. Além disso o executivo afirmou que o país estaria entre as 10 maiores operações da empresa.
Já para 2019, principalmente no que diz respeito a Brasil, a expectativa segue bastante alta, sobretudo devido aos novos governos federal e estaduais com fortes tônicas ligadas ao segmento da segurança pública. Outro ponto que pode fomentar o crescimento, de acordo com Borgonovo, é a realização da Copa América no país que, apesar de ser um evento de menor porte do que foram a Copa do Mundo e as Olimpíadas, ainda demandam investimentos em segurança por parte das cidades-sede.
O Caso da Paraíba
Além dos números da empresa, a Motorola usou o evento para apresentar alguns casos de uso de sua solução em diferentes verticais. A principal delas foi a da secretaria de segurança pública do estado da Paraíba, contando com a presença do próprio ex-secretário Claudio Lima para dar o testemunho do trabalho de implementação de comunicação digital realizada em sua gestão.
“Temos no estado um problema sério de crime organizado chamado de ‘novo cangaço’, que são bandidos que praticam os crimes a se escondem entocados no sertão, em locais de difícil acesso”, explicou Lima. A dificuldade de acesso exigia operações conjuntas de diferentes forças em grandes áreas, o que se tornava bastante restritivo com o uso de rádios analógicos que podem ser interceptados e que possuem pouca cobertura em regiões mais afastados.
A parceria com a Motorola garantiu que a Paraíba se tornasse o primeiro estado brasileiro com 100% de cobertura de rádio digital para as forças de segurança. A tecnologia garante não só a comunicação funcionando o tempo todo, como também criptografia para impedir a interceptação de informações por criminosos.
Novidades
O evento também serviu para a apresentação de duas novidades da Motorola Solutions. A primeira é um sistema que combina rádio sem-fios e câmera pessoal batizado de Si500. Pensado para equipar forças de segurança pública, o modelo combina comunicações de voz, vídeo em tempo real, imagens fixas, gravação de voz e alertas de emergência.
A outra solução anunciada foi a funcionalidade Aware do Motorola ComandCentral, o software de operações de centro de comando. Após ser integrado à soluções Avigilon o CommandCentral ganha agora a possibilidade de integrar em tempo real voz, vídeo e dados para que os operadores remotos possam dar suporte às forças de campo.