A Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, realizou, nos dias 22 e 23 de outubro, o seu primeiro Investor Day. O evento, que ocorreu na filial São José (SC), foi conduzida pelo CEO Altair Silvestri e demais executivos da companhia, e contou com a presença de 48 analistas e profissionais do mercado financeiro e de investimentos.
O encontro apresentou para apresentar as estratégias da empresa, reforçando suas perspectivas de investimento, com oportunidades promissoras de mercado em setores como o de segurança, casa inteligente, 5G, energia e outros. Entre os destaques divulgados também estão as ações e iniciativas para educação e capacitação profissional.
“A Intelbras está há mais de quatro décadas trabalhando em busca de tornar a tecnologia acessível e melhorar e simplificar a vida das pessoas. Ao longo desse período a companhia estabeleceu uma cultura de encantamento e se posiciona como uma das maiores empresas brasileiras desenvolvedoras de soluções tecnológicas”, explica o CEO Altair Silvestri. “O nosso primeiro Investor Day veio para mostrar ao mercado o que estamos fazendo e o que estamos programando para os próximos anos”, complementa.
Estratégias para os segmentos de atuação
A Intelbras é referência nas áreas de segurança, comunicação e energia. Assim, os diretores superintendentes responsáveis por esses segmentos de atuação tiveram espaço para comentar o momento e apresentar os planos da companhia.
Começando pelo segmento de segurança eletrônica, que é responsável por 44% da receita da companhia e que vem demonstrando solidez nos resultados, avançando em verticais de negócios e executando suas estratégias com eficiência. Nesse setor, a Intelbras atua com um portfólio completo e de ponta a ponta, com soluções de CFTV, incêndio e iluminação, intrusão e controle de acesso. Para gerenciar todo esse sistema, tem-se o software como centro das soluções, que integra as tecnologias, garantindo um monitoramento e gerenciamento eficaz, mais ágil e seguro para diferentes públicos.
“A Intelbras é bem diversa em soluções de segurança, atendendo desde clientes pessoas físicas com fechaduras digitais, câmeras residenciais e outros, até mercados verticais que necessitam de soluções com alto valor agregado, como indústrias, bancos, hospitais, cidades inteligentes e outros”, pontua o diretor superintendente da unidade de segurança, Paulo Daniel Correa. “Seguimos direcionando nossos esforços para ambos os cenários, englobando projetos especializados para essas verticais corporativas, mas também enxergando grandes oportunidades com o cliente final – como por exemplo, com as fechaduras digitais que estão presentes em apenas 3% das 70 milhões de residências do país, mas estamos tornando cada vez mais conhecidas do consumidor e acessíveis”, complementa.
Já o segmento de comunicação está acompanhando a principal revolução tecnológica do momento: a chegada da quinta geração de internet móvel, o 5G. Essa tecnologia cria diversas oportunidades e a companhia está posicionada desde a migração para a Banda Ku e a limpeza da banda C – parte importante para o funcionamento da rede. Outro destaque da companhia é o lançamento da CPE 5G, roteador Wi-Fi 6 Mesh, desenvolvido em parceria com a Qualcomm Technologies, Inc, destinada a provedores e operadoras, que farão a oferta do serviço de banda larga através deste equipamento. Segundo pesquisas da Intelbras, essa solução deve se massificar a partir de 2024, podendo alcançar um mercado de aproximadamente 10 milhões de equipamentos em 2027.
“Entre as várias oportunidades que a Intelbras está mapeando para o 5G, está o de atuar em redes privadas, atendendo a indústria 4.0, agronegócio e cidades inteligentes. Também queremos continuar investindo em tecnologia IP, fazendo parte das mudanças na forma de atendimento aos clientes finais das pequenas e médias empresas, por meio da nuvem, que traz informação instantânea, escalável e segura”, explica o diretor superintendente de comunicação Henrique Fernandez.
Outros destaques apresentados pelo diretor estão a nova unidade fabril da companhia, localizada em Tubarão (SC) e que terá produção de soluções de fibra óptica, e a possibilidade de entradas em novos negócios por meio de parcerias tecnológicas, eventuais aquisições e internacionalização, com foco primário na América Latina.
Por fim, o diretor superintendente da unidade de energia, Marcio Ferreira, expôs os planos em desenvolvimento para esse segmento. “A adoção da casa conectada e inteligente vem aumentando ao longo dos últimos anos, e agora, com os custos das soluções diminuindo, acreditamos em um crescimento ainda maior, comenta.
O grande destaque na companhia nesse ano, foi a apresentação da linha de carregadores de veículos elétricos, que será lançada já no primeiro trimestre de 2023. Esse setor, ainda está incipiente no Brasil, com cerca de 115 mil veículos eletrificado no país, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) – mas com projeções de alcançar 2 milhões de veículos emplacados até 2030.
“Estamos com grande expectativa para o lançamento dos carregadores elétricos e queremos ser um dos principais players desse setor, atendendo residências, condomínios, espaços públicos e empresas de frotas. Também estamos com fortes planos voltados para o mercado de energia solar, que também consideram nossa última aquisição, a Renovigi Energia Solar”, ressalta o executivo.
Iniciativas com pilares educacionais
Outro tópico abordado no Investor Day foram as iniciativas educacionais que a Intelbras vem promovendo. “Estamos sempre atentos ao nosso papel de educar e capacitar nossos parceiros. Acreditamos que, ao priorizar esse tema, geramos valor para toda a cadeia de envolvidos, o que garante o fortalecimento do negócio no longo prazo”, comenta Rafael Boeing, diretor superintendente da Intelbras.
A principal atuação da companhia nesse sentido, é a Intelbras Itec, academia do conhecimento da Intelbras, que desenvolve programas de educação e incentivo ao empreendedorismo para qualificação profissional. Os cursos abordam desde conceitos como gestão empresarial, marketing, finanças, até conceitos técnicos e de produtos e soluções da companhia, servindo como ponto focal para estruturar os parceiros, revendedores e distribuidores da companhia. A empresa investiu no último ano em torno de R$ 15 milhões na Academia, e capacita 200 mil pessoas, em média.
“A base de sustentação de tudo é a nossa cultura, é o jeito que a Intelbras faz. É um jeito de humildade, de quem aprende e de quem ouve. É um ambiente que traz a satisfação das pessoas, entendemos os nossos mais de 5 mil colaboradores e milhares de clientes muito bem e por isso estamos há 19 anos consecutivos como uma das melhores empresas para se trabalhar. Sendo assim, trouxemos toda essa cultura de encantamento para o nosso primeiro Investor Day e focamos em nossas práticas inovadoras de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado brasileiro”, finalizou o CEO Altair Silvestri.
1 comentário
[…] origem: https://revistadigitalsecurity.com.br/intelbras-realiza-seu-primeiro-investor-day-com-foco-em-cresci… […]
Comentários fechados.