As vendas da empresa aumentaram 25% globalmente no segundo trimestre de 2018, e 31% nas Américas
As vendas da Axis Communications aumentaram 25% globalmente no segundo trimestre de 2018, em moeda local. As vendas nesse período foram as maiores da história da empresa em comparação com qualquer outro trimestre. Os resultados foram anunciados pela companhia, especializada em soluções de videovigilância, controle de acesso e áudio IP. Somente nas Américas, o crescimento nas vendas de abril a junho foi de 31% em moeda local.
No semestre, o crescimento global foi de 17% em moedas locais. O lucro operacional do grupo neste período atingiu a cifra de 607 milhões de coroas suecas (SEK) – moeda do país de origem da companhia – o que equivale a uma margem operacional de 13%. Já os investimentos líquidos totalizaram SEK 311 M, dos quais os custos de desenvolvimento capitalizados ascenderam a SEK 43 M. O crescimento é resultado de investimentos na ampliação do escopo da empresa para soluções de áudio, controle de acesso e proteção perimetral, além da expansão em novos talentos.
Em comparação com o ano anterior, o número de empregados ao redor do mundo saltou de 2.865 para mais de 3 mil colaboradores, inclusive com novas contratações para o mercado brasileiro. Inventora da câmera de videomonitoramento IP, mais recentemente a empresa apresentou ao setor soluções inovadoras como Radar IP – a diversificação do portfólio e o investimento em aplicações para projetos de médio porte possibilitaram a presença da Axis em diferentes projetos.
“Estamos satisfeitos com o forte crescimento no segundo trimestre, onde as vendas foram as mais altas em um único trimestre. Esse desempenho é particularmente positivo quando se considera a escassez de componentes que está afetando nosso setor, bem como outros setores. Nosso crescimento está amplamente ligado à forte demanda e ao fato de que vários de nossos distribuidores estão construindo estoques maiores a partir de níveis relativamente baixos, a fim de atender às flutuações na demanda”, anuncia o presidente da Axis Communication, Ray Mauritsson.
Axis no Brasil
Para o Brasil, a expectativa é que o segundo semestre de 2018 alcance vendas ainda maiores do que o primeiro semestre, acompanhando a tradição de anos anteriores. Segundo Gláucio Silva, gerente nacional de vendas da Axis Communications, as metas estabelecidas pela empresa estão sempre alinhadas com o crescimento esperado na região Américas, e são desafiadoras, pois há uma grande confiança não apenas no mercado, como também na rede de parceiros e equipe de vendas.
“Historicamente, o resultado do segundo semestre sempre foi melhor, com um exponencial crescimento no volume de vendas a partir de julho. Porém, neste ano, fomos surpreendidos por um primeiro quarter bem interessante e um segundo quarter excelente. Muitas demandas provenientes de projetos para o governo foram antecipadas, além de demandas do segmento privado que foram iniciadas e encerradas no primeiro semestre do ano. Foi um número bem interessante para nossa operação aqui no Brasil, mesmo com toda essa variação cambial”, afirma Silva. “Não divulgamos números, mas sempre estabelecemos que 60% da meta estabelecida no início do ano será atingida no segundo semestre. Graças a excelentes resultados no primeiro semestre, equalizamos este percentual.”
Hoje, a Axis possui mais de 2 mil integradores parceiros no Brasil, em todos os estados. A empresa vem trabalhando no atendimento à demandas tanto da esfera pública como privada e desde 2016 colhe os frutos deste equilíbrio. Desta forma, mesmo que as demandas do segmento público estão reprimidas, como em ano de eleições, há um interessante número proveniente do segmento privado.
Além das eleições, outro fator relevante neste ano é a variação cambial. De acordo com Silva, em 2014, a Axis passou a ser responsável por todas as importações de seus produtos e estabeleceu que a lista de preços seria fixada em Reais, garantindo assim maior competitividade aos parceiros em cenários de variação, como este enfrentado agora. “Nossa lista de preços permanece em Reais e o feedback de nossos clientes é excelente, mesmo em um cenário onde grande parte de soluções de tecnologia sofrem alterações de preços com o aumento do dólar”, afirma Silva.
Axis na vertical de varejo
A oferta de soluções da Axis se destacam, não apenas no fornecimento de câmeras de vídeo monitoramento, mas também pelas soluções de controle de acesso, sonorização IP e softwares analíticos.
Com um DNA muito forte na vertical de varejo, neste ano, a companhia conquistou através de seus parceiros, novos clientes que até então utilizavam soluções de baixo custo, pois não enxergavam valor nas soluções de vídeomonitoramento até então.
Outra vertical de destaque para a Axis é a de Healthcare. A empresa conquistou importantes clientes neste ano e investiu em ações de marketing para esta vertical, onde as necessidades destes clientes passam não apenas por câmeras de monitoramento, mas também por uma crescente e dinâmica configuração de controle de acesso e informações analíticas pertinentes à operação do negócio. “Temos muito orgulho em dizer que hoje os principais hospitais do país utilizam as soluções da Axis”, conclui Silva.
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