Home Reportagem Polícia Militar de MG terá acesso a câmeras de bancos de todo o estado

Polícia Militar de MG terá acesso a câmeras de bancos de todo o estado

Por Gustavo Zuccherato

Termo de cooperação firmado com a Febraban permitirá o acesso facilitado de cerca de 4 mil câmeras localizados na área exterior de 1.960 agências

Em uma iniciativa pioneira em nível nacional, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), assinaram na manhã desta quarta-feira (31), um termo de cooperação que dá acesso a corporação acesso rápido às imagens e vídeos coletados pelas câmeras externas das agências bancárias. Estratégias de prevenção e repressão pontual qualificada poderão acontecer agora em muito menos tempo. Para possibilitar o acesso às 4 mil câmeras em 1.960 agências em todo estado de Minas Gerais, o investimento feito pela Febraban, foi de R$ 4 milhões.

A assinatura teve a presença do comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne Gomes da Silva; o comandante da Diretoria de Apoio Logístico (DAOP), coronel Alexandre Magno; o diretor de Comunicação Organizacional, coronel Daniel Garcia; o membro da Diretoria de Negócios e Operações da Febraban, Valdir Assef Junior, e do membro do Institucional/Jurídico da Associação de Bancos de Minas Gerais, Edmar Pieri Campos.

Em um mês, o sistema estará em pleno funcionamento e será possível para o setor de inteligência da PMMG acessar imediatamente um portal de integração de imagens das câmeras externas das agências bancárias filiadas à Febraban.

“Antes tínhamos muita dificuldade para ter esse acesso, muitas vezes só com autorização judicial, e agora com o termo de cooperação esse monitoramento será feito rapidamente de maneira direcionada em determinada agência a partir de suspeições, de denúncias e do trabalho da Inteligência, 24 horas por dia, sete dias por semana”, explicou coronel Giovanne.

Para a PM, esse monitoramento irá impactar diretamente na prevenção e repressão às explosões, se não no período de flagrância e até mesmo num cerco-bloqueio mais rápido e focado no perímetro da ocorrência.

Edmar Pieri Campos, da Associação de Bancos de Minas Gerais, disse que a PMMG é atuante e pioneira por fazer frente à esses crimes com inteligência e antecipação. “Esse projeto de cooperação é nacional, mas Minas Gerais, por meio da Polícia Militar, saiu na frente com essa parceria e acreditamos que só assim poderemos puxar mais ainda os números da redução dos crimes de ataques às instituições bancárias”, afirmou Edmar.

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados