A Dahua Technology, especialista global em soluções de AIoT inteligentes e segurança eletrônica, atendeu às demandas de controle de acesso, videomonitoramento e soluções de educação daLink School of Business, faculdade de Negócios – a qual forma bacharéis em administração, com ênfase em empreendedorismo.
Com uma proposta de educação totalmente inovadora, a instituição de ensino tem perfil arrojado e usa a alta tecnologia da Dahua para diferentes finalidades. Um exemplo é a sala de aula modelo, recém-instalada no novo prédio da Link. São três câmeras com Inteligência Artificial, sendo que uma delas faz a transmissão da aula ao vivo, gravada e acessível na plataforma para alunos remotos ou que queiram assistir mais tarde.
As outras duas câmeras são direcionadas aos alunos presentes, registrando a presença com horário de chegada e de saída, eliminando as tradicionais chamadas com lista de presença – as quais consumiam cerca de 10 minutos de cada aula. De acordo com José Carlos Dias da Silva, diretor da Incentel Sistemas, em um ano letivo este ganho equivale a 18 dias de ensino, somente pelo fim da chamada durante as aulas. O sistema também detecta alunos no celular, desatentos, conversando, trocando papéis ou até mesmo dormindo, comportamentos que são registrados para posterior avaliação da aula.
Para o professor, o maior ganho é com as telas interativas, pois os softwares educacionais são acessados por uma plataforma na nuvem e o professor pode organizar a aula e as atividades, inclusive com ChatGPT – basta colocar os termos de busca e ter em segundos diversas opções de atividades interativas.
Há também o uso de câmeras para gerenciar entrada/saída de alunos, professores e staff e monitoramento do campus para fins de segurança, como acidentes e comportamentos irregulares. Na entrada da faculdade foi instalado um totem interativo, com informações de interesse dos alunos. A diferença com os demais do mercado é a presença do touch screen, com interação total para a busca da informação desejada.
Álvaro Schocair, CEO e fundador da Link, explica: “As áreas de inovação e tecnologia são muito importantes para nós. Em parceria com empresas de ponta, como a Dahua, procuramos construir um ambiente favorável para mostrar tudo que existe de mais novo em tecnologia. Já começa no controle de acesso ao campus e câmeras em sala de aula para prover a alunos e professores o melhor ecossistema possível para que eles possam criar produtos, serviços e construir suas empresas, e através das suas organizações melhorar a sociedade e melhorar o mundo”, explica.
O Projeto
O projeto iniciado em novembro de 2021 que deu origem a solução “Linkface” (em homenagem a faculdade) com a implementação de um sistema inteligente de reconhecimento facial por meio de câmeras (IA), além de terminais faciais, lousas interativas e displays, soluções em software para leitura de placa de veículos e softwares embarcados de reconhecimento facial inteligente, da fabricante Dahua Technology.
Foram instaladas entre os dois campi 30 câmeras habilitadas com tecnologia de inteligência artificial (IA), para a verificação da frequência dos alunos dentro dos ambientes de aula; além de câmeras de monitoramento e segurança nas áreas de circulação comuns e acessos.
Houve muitos desafios a serem vencidos no projeto em virtude do layout disruptivo de algumas salas de aula para que todos os pontos de visão estivessem cobertos pelas câmeras (IA), impulsionando a ampliação do escopo inicial.
A primeira turma foi iniciada em agosto de 2020 e a faculdade conta com cerca de mil alunos em suas duas unidades (Av. Brigadeiro Luis Antônio e outra no Campus JK), ambas localizadas na Zona Sul de São Paulo.
A Incentel desenvolveu o Linkface e integrou-o ao Lyceum, software acadêmico utilizado pela faculdade, e por isso, após a entrada do aluno na sala de aula, a cada três minutos o Linkface verifica se o indivíduo ainda está presente na sala e, caso o tempo de permanência em aula seja equivalente ou superior a 80%, a presença é contabilizada. Após registrada a falta no Lyceum, os alunos recebem por aplicativo a notificação da situação de frequência.
Em cada campus são gerados 25 mil registros por hora e todas as informações captadas são cuidadosamente armazenadas, garantindo efetividade dos registros e das informações – em caso de dúvida ou necessidade jurídica. De acordo com o diretor da Incentel, “o sistema opera há um ano e a alta tecnologia das câmeras Dahua com metodologia de aprendizado de máquina (Machine Learning e Inteligência Artificial) foram capazes até mesmo de diferenciar gêmeos idênticos, tamanha a assertividade”, celebra o executivo.