Com este aplicativo, a câmera pode disparar uma mensagem de áudio personalizável, como “por favor, use uma máscara facial”
Coincidindo com o recente lançamento do aplicativo de Monitoramento de Ocupação, desenvolvido para ajudar a implementar regras de distanciamento social, a Hanwha Techwin também apresentou um aplicativo de Detecção de Máscara Facial que ajudará ainda mais as empresas a operarem em um mundo afetado pelo COVID-19.
Acredita-se que o uso de máscara impeça a propagação do COVID-19 e a peça já foi adotada como medida de segurança em muitos locais de trabalho. No entanto, a disponibilidade do aplicativo de Detecção de Máscara Facial não poderia acontecer em um momento melhor do que agora com a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendando o uso de máscaras faciais sempre que o distanciamento social for difícil. O governo do Reino Unido também está tornando obrigatório o uso de uma cobertura de rosto ao visitar ou trabalhar em unidades de saúde e ao usar o transporte público.
O Reino Unido não está sozinho na introdução de regulamentos para garantir o uso de revestimentos faciais. Na Alemanha, por exemplo, é necessário fazê-lo em transporte público e durante as compras, e na Espanha todos os que têm mais de seis anos precisam usar máscaras em espaços públicos internos e externos quando não é fácil para as pessoas manterem mais de dois metros de distância.
O aplicativo Detecção de máscara facial desenvolvido pelo parceiro de tecnologia da Hanwha Techwin, a2 Technology, para câmeras de plataforma aberta da linha Wisenet X. Com o uso de análise de vídeo para detectar se uma pessoa que entra em uma área está usando uma máscara, conta com um recurso para acionar a reprodução de uma mensagem de áudio personalizável, como “por favor, use uma máscara facial”.
A mensagem de áudio é gerada por meio de um recurso de suporte de áudio embutido nas câmeras Wisenet X, negando a necessidade de um PC ou um dispositivo de armazenamento de áudio separado para ser instalado nas proximidades. Um cabo curto é tudo o que é necessário para conectar um alto-falante à câmera.
Um recurso de saída de alarme também pode ser usado para ligar um dispositivo como um farol de aviso.
O aplicativo, que detecta e analisa simultaneamente até 4 pessoas, pode detectar pessoas a uma distância de até 5 metros. Sem ser afetado por óculos, chapéus ou cachecóis consegue detectar se uma máscara não está sendo usada corretamente .
Uma função de zoom digital, projetada para ser usada com câmeras de lente fixa, ajuda os instaladores a configurar o aplicativo para que ele se concentre em uma região específica do campo de visão de uma câmera, se ela for considerada muito ampla.
Solução baseada em borda
O aplicativo Detecção de máscara facial pode ser encomendado pré-carregado em modelos Wisenet X selecionados como uma solução pronta para uso. São eles:
Câmera caixa de rede XNB-6000 / MSK
Câmera bullet IR de rede XNO-6080 / MSK
Câmera domo de rede XND-6010 / MSK
Câmera dome de rede resistente a vandalismo XNV-6011 / MSK
Como é o caso de todas as câmeras Wisenet série X, esses modelos são equipados com slots de memória SD / SDHC / SDXC, permitindo que imagens associadas a incidentes de pessoas que não usam máscaras ou não as usem corretamente sejam armazenadas localmente. Há também a opção de armazenar as imagens em um servidor FTP.
Gestão simplificada
Uma interface baseada na Web permite que os usuários recebam alertas por meio de um PC de mesa. O aplicativo também foi integrado à plataforma Wisenet WAVE 4.0 Video Management Software (VMS) que, com o recurso “Layout como ação”, permite que um layout de tela predefinido seja aberto automaticamente quando ocorrer um evento. Isso torna ainda mais fácil para os operadores verificarem se houve uma violação das regras de uso de máscaras.
“O aplicativo de detecção de máscara facial é um excelente exemplo de como a tecnologia de vigilância por vídeo é capaz de ajudar as pessoas a conduzirem seus negócios todos os dias com segurança”, afirma Uri Guterman, chefe de produto e marketing da Hanwha Techwin Europe.
“Com vidas em risco, entendemos completamente nossas responsabilidades em termos de oferecer soluções adequadas, como os aplicativos de Detecção de Máscara Facial e Monitoramento de Ocupação. Nas próximas semanas, continuaremos a trabalhar internamente e com parceiros de tecnologia escolhidos a dedo para desenvolver soluções práticas adicionais que ajudarão fortemente escritórios, fábricas, hospitais, galerias de arte e museus, locais de culto, instalações de transporte e muitos outros tipos empresas e organizações, para abrir com segurança suas portas ao público.”