Home Reportagem Furukawa Summit 2019: Foco em inovação para conectividade

Furukawa Summit 2019: Foco em inovação para conectividade

Por Gustavo Zuccherato
Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa Electric LatAm e vice-presidente corporativo sênior do grupo Furukawa Electric

O Furukawa Summit 2019 reuniu 650 convidados para debater as novas tecnologias e temas com foco na Sociedade 5.0

Conhecida fabricante de soluções para infraestruturas de redes de comunicação e energia, a Furukawa realizou em setembro o seu encontro anual com provedores de serviços de internet (ISPs), operadoras de telecom, utilities, profissionais de TI e parceiros de negócios.

Na edição deste ano, realizada no Bourbon Resort Atibaia, em São Paulo, o grande encontro anual da Furukawa reuniu 650 convidados, de 21 países de diferentes continentes – América, Europa, Ásia e África -, que tiveram a oportunidade de participar de uma programação variada, com palestras sobre novas tecnologias e também sobre temas com foco na Sociedade 5.0, como cidades inteligentes e mais humanas, diferenças culturais em um mundo hiperconectado, criatividade e a inovação e seus valores.

Outro tema em destaque foi o conceito de servitização (servitization), que implica a oferta integrada de produtos e serviços, de modo a adicionar valor para o cliente e contribuir para a construção de relacionamentos duradouros. “Durante o evento, mostramos exemplos reais de ofertas Furukawa baseadas nesse conceito”, afirma Flávio Marques, gerente da área de Engenharia de Aplicações da empresa. “Um deles é o programa FTTx Full Service, que fornece aos ISPs a solução completa de infraestrutura de rede óptica, com todos os serviços associados ”, explica.

Marques ressalta que a programação do Furukawa Summit também ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecer novas tecnologias que estão surgindo para atender às futuras demandas das comunicações. Entre os destaques estão as novas redes ópticas com capacidade de 400 gigabits (400G), que foi assunto da palestra “O Futuro em 400G” de David Mazzarese, da OFS (empresa do grupo Furukawa Electric), no primeiro dia do evento. “A intenção é mostrar como as redes ópticas estão evoluindo para atender à demanda exponencial por banda, provocada por aplicações como streaming de vídeo, pela indústria de games em geral e, ainda, pela Internet das Coisas (IoT) e pelas futuras redes 5G”, explica Marques.

Outra atração do evento foi a palestra da norte-americana Erin Meyer, professora do INSEAD, uma das mais importantes escolas de negócios internacionais, e autora do livro The Culture Map. Na apresentação “O Mapa da Cultura: ultrapassando os limites dos negócios globais”, Meyer abordou as diferenças culturais em um mundo hiperconectado e como definir estratégias, a partir da identificação dessas diferenças, com o objetivo de ter sucesso no mercado internacional.

“Nossa vida nas Cidades Inteligentes” foi assunto de outra palestra internacional, proferida por Alberto Levy, consultor de tecnologia e marketing que é considerado Evangelista da Inovação pelo Fórum Econômico Mundial. Ele abordou o tema cidades inteligentes sob uma perspectiva mais humana, que coloca o cidadão em primeiro lugar. Além disso, a programação do Furukawa Summit incluiu uma palestra do professor e consultor Clóvis de Barros Filho sobre “A Inovação e seus Valores”.

Outros seis workshops técnicos voltados para profissionais das empresas convidadas para o evento completaram a programação. Um deles apresentou a visão da Furukawa sobre a próxima geração das redes GPON; outro sobre o futuro da tecnologia sem fio e as novas redes Wi-Fi. Leonardo Maia, do INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), também falou sobre o tema “Como o 5G e IoT influenciam nosso negócio”. Já o Uptime Institute apresentou os resultados de sua pesquisa Global Data Center Survey 2019 – uma das mais importantes e mais abrangentes nessa área.

Exposição e premiação de cases vencedores

Na exposição paralela à conferência, a Furukawa também apresentou suas mais recentes soluções para os diversos segmentos em que atua, dentro do conceito de servitização.

Para o mercado de ISPs, por exemplo, a companhia mostrou a linha de soluções para redes FTTx (fibra óptica até o usuário) que permite investimento de acordo com a demanda, com flexibilidade para a expansão da rede. Entre os destaques dessa linha estão sistemas pré-conectorizados de fábrica – como o EZ!Star e MDU!Click -, que tornam a instalação mais simples e rápida, reduzindo o tempo de ativação do cliente. “São soluções que reduzem o CAPEX (investimento) e otimizam o custo total de propriedade”, resume Flávio Marques.

Para atender situações que demandam a combinação de tecnologias de fibra óptica e sem fio, a Furukawa apresentou uma nova linha de rádios digitais direcionada às operadoras de telecomunicações, provedores de internet, utilities e governo. A linha inclui equipamentos UHF ponto-a-ponto, para transmissões a longas distâncias com taxas de até 1 Gbps, em enlaces com obstrução e sem repetição; rádios ponto-multiponto em frequências licenciadas e, também, rádios da banda E que podem ser utilizados, por exemplo, na interconexão das novas antenas de redes 5G.

O sistema FIS também esteve em demonstração na exposição, em uma aplicação voltada a plantas industriais (manufacturing). Em outra demonstração, a solução óptica Laserway foi o centro da simulação do ambiente de comunicação de um hotel.

Para o mercado de data centers, o foco foram as soluções prontas para as redes de altíssima velocidade – 400G Ready. “Também nesse caso, oferecemos a solução acompanhada de serviços como pré-projeto, treinamento e consultoria, que adicionam valor real para o cliente”, acrescenta Marques.

Lançado neste ano, o prêmio tem o objetivo de reconhecer e divulgar os casos de inovação envolvendo o uso de soluções da marca. A seleção dos cases vencedores obedeceu a critérios técnicos de engenharia e, também, ao conceito de inovação definido como base para o prêmio – modificação de antigos costumes, ou formas de fazer, e a aplicação de novos conceitos e produtos, utilizando tecnologia Furukawa.

Dos 11 cases premiados, seis foram implantados no Brasil e os demais em quatro países da América Latina – dois no Paraguai, um no Peru, um na Argentina e um no México. A lista contempla projetos nas categorias Laserway (solução óptica para redes internas), Data Center, Enterprise, Industrial, Planta Externa e Planta Externa Utility.

Categoria Laserway

  • Enjoy Olímpia Park Resort – Olímpia (SP) – Brasil
    • Integrador: Epold Telecomunicações e Construções
  • Resort Meliá Paradisus Playa Mujeres – Cancun – México
    • Integrador: Eagle Communication

Categoria Data Center

  • Centro de Operações Espaciais COPE-P e COPE-S – Brasília e Rio de Janeiro – Brasil
    • Integrador: Magiccomp Engenharia e Serviços de Informática
  • Cooperativa Universitária Tier III no Paraguai
    • Integrador: Netlogic

Categoria Enterprise

  • Hospital Mater Dei Betim-Contagem – Minas Gerais – Brasil
    • Integrador: Uptec Construção e Tecnologia
  • Estaciones Retiro y Constitución – Argentina
    • Integrador: Zettalan

Categoria Industrial

  • Retrofit da sala de comandos da Usina Termoelétrica da Iberdrola/Grupo Neoenergia – Suape (PE) – Brasil
    • Integrador: Pronet Produtos e Serviços de Informática

Categoria Planta Externa

  • Red Óptica de Última Milla FTTH GPON na Entidad Binacional Yacyreta – Sede Ayolas- Paraguai
    • Integrador: Parasur
  • Rede GPON no Condomínio Esmeralda em Marília (SP) – Brasil
    • Implantado pelo provedor de serviços IMF Network

Planta Externa Utility

  • Mejoramiento del servicio de seguridad ciudadana del Distrito de Alto Selva Alegre – Arequipa – Peru
    • Integrador: Telefonica Ingenieria de Seguridad Peru
  • Rede óptica para multisserviços integrada à rede de distribuição compacta – OPDC de Vitória (ES) – Brasil
    • Integrador: EDP Espírito Santo Distribuição de Energia

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados