A Endeavor é desenvolvedora de veículos terrestres não tripulados para os mercados de segurança militar, pública e de infraestrutura, por US $ 385 milhões
A Flir Systems anunciou que assinou um contrato definitivo para adquirir a Endeavour Robotic Holdings, desenvolvedora de veículos terrestres não tripulados (UGVs) para os mercados global de segurança militar, segurança pública e infraestrutura, da Arlington Capital Partners por US $ 385 milhões em dinheiro.
Os robôs terrestres são móveis e fáceis de operar e utilizam detecção e atuação avançadas no fornecimento de materiais explosivos, reconhecimento, inspeção e suporte a materiais perigosos para tropas, policiais e usuários industriais em uma faixa de conflito. Juntamente com a recente aquisição da Aeryon Labs, desenvolvedora de sistemas aéreos não tripulados de alto desempenho para os mercados militar, de segurança pública e de infraestrutura crítica, a FLIR expandiu significativamente seus recursos de sistemas não tripulados. Confira a reportagem aqui.
Com sede fora de Boston e anteriormente conhecida como iRobot Defense & Security, a Endeavor já enviou mais de 7mil UGVs para clientes em mais de 55 países. Seus robôs foram implantados em inúmeras aplicações, inclusive pela polícia e equipes da SWAT, por socorristas, e em usinas nucleares e industriais.
A Endeavor é um dos maiores provedores de UGV do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) e um dos principais fornecedores de sistemas não tripulados para a modernização acelerada de ativos operacionais militares e policiais globais. Tendo recentemente recebido o contrato de Incremento II do Sistema Robótico Transportável do Exército dos EUA (MTRS Inc II), a Endeavor é um dos principais participantes de várias oportunidades programáticas com o Departamento de Defesa dos EUA e suas forças armadas aliadas em todo o mundo.
“A aquisição da Endeavor Robotics, juntamente com as aquisições anteriores da Aeryon Labs e da Prox Dynamics, posicionou a FLIR como provedora de soluções não tripuladas e avança a estratégia detalhada em nosso Investor Day no ano passado”, explica Jim Cannon, presidente e diretor executivo da empresa. “Esta aquisição está alinhada com a nossa evolução de sensores inteligentes e soluções que salvam vidas e meios de subsistência. A força da Endeavor com o Departamento de Defesa dos EUA e outras forças policiais e de defesa globais nos dá uma oportunidade significativa de participar de programas de franquia de longo prazo e nos ajudarão a promover o crescimento da empresa.”
A Endeavor tem mais de 30 anos de experiência comprovada em UGVs. A família de UGVs da empresa cobre um amplo espectro de classes de peso de robôs, desde o robô de reconhecimento FirstLook de cinco quilos até o robô Kobra, e todos os modelos são controláveis sob um comando comum e sistema de controle.
A abordagem modular do Endeavour também permite cargas úteis e sistemas de sensores para as necessidades de cada cliente, incluindo imagens e reconhecimento, inspeção de veículos e salas, descarte de bombas, detecção e descarte de materiais perigosos, monitoramento de radiação e liberação de rotas.
“Unir forças com a FLIR Systems permitirá que a Endeavour leve sua tecnologia salva-vidas ao próximo nível, para que possamos atender melhor o combatente, o policial e o primeiro socorrista que usam nossos robôs na linha de frente todos os dias”, afirma Sean Bielat, CEO da Endeavor. “Estamos empolgados por fazer parte de uma empresa que vê seu crescimento estratégico em sistemas não tripulados e investirá em nossos produtos, plataformas e pessoas. É um grande ajuste e estamos ansiosos para a missão que temos pela frente.”
Após o fechamento da aquisição, previsto para o primeiro trimestre de 2019, a Endeavour fará parte da divisão de Sistemas Não-Tripulados e Soluções Integradas da Unidade de Negócios de Defesa e Governo da FLIR.