Sistema já é utilizado como camada aberta para captação e direcionamento de dados em projeto-piloto de smart city
A capacitação de profissionais interessados em desenvolver aplicações de Internet das Coisas (IoT) utilizando a plataforma aberta dojot é o foco da parceria que acaba de ser firmada entre o CPqD e a IWF Consultoria e Treinamentos. A empresa, que atua no mercado há mais de 19 anos, passa agora a ser um canal de treinamento certificado na plataforma dojot, desenvolvida pelo CPqD.
A plataforma dojot já foi utilizada como uma das bases tecnológicas para o desenvolvimento de um projeto-piloto focado em cidades inteligentes na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, que inclui a implantação de sistemas integrados de segurança pública e mobilidade urbana. Confira mais detalhes deste projeto clicando aqui.
“A dojot surgiu como uma proposta open source, destinada a facilitar o desenvolvimento de aplicações IoT com conteúdo local, voltado às necessidades brasileiras, em diversos segmentos”, afirma Rodrigo Lima Verde Leal, especialista em marketing de produto do CPqD. “Com esta parceria, o objetivo é oferecer treinamento especializado para empresas interessadas em utilizar essa plataforma, em todo o país”, acrescenta.
José Maria Souza, diretor executivo da IWF, conta que a empresa possui, atualmente, um portfólio com mais de 130 cursos, boa parte deles sobre Tecnologias e Redes de Comunicação. No ano passado, passou a oferecer cursos na área de Transformação Digital – entre eles, um sobre Internet das Coisas. “Era um treinamento com foco no conceito de IoT. Agora, com a parceria, vamos enriquecer o curso com uma parte prática, baseada no uso da plataforma dojot”, explica.
Segundo ele, no início, o treinamento será dado em Campinas, nas instalações do CPqD, pelos instrutores da IWF. “Mas podemos ministrar o curso em qualquer lugar do Brasil, nas dependências do próprio cliente ou de empresas que tenham interesse em adotar a dojot como plataforma de desenvolvimento de soluções IoT”, conclui.