Home Reportagem Connected Smart Cities e Mobility 2019 reunirá especialistas internacionais e soluções para cidades inteligentes

Connected Smart Cities e Mobility 2019 reunirá especialistas internacionais e soluções para cidades inteligentes

Por Gustavo Zuccherato

Evento acontece entre os dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo

Nos dias 17 e 18 de setembro, São Paulo sediará o Connected Smart Cities e Mobility, eventos focados em cidades inteligentes e mobilidade, respectivamente, que contemplam exposição de produtos, serviços e soluções para cidades inteligentes. Os visitantes irão conhecer lançamentos e tendências nas áreas de iluminação; geotecnologias e drones, Tech Lounge com realidade virtual, arena drones, entre outras, que estão sendo implementadas mundialmente.

Segundo a idealizadora dos eventos e diretora executiva da Sator, Paula Faria, nos dois dias, o Connected Smart Cities e Mobility deverão reunir, em um espaço de mais de sete mil m², mais de três mil participantes, 300 palestrantes nacionais e internacionais, 90 painéis em 9 palcos simultâneos, além da presença de mais de 200 prefeituras.

“Com uma pauta que contempla todos os temas fundamentais para o desenvolvimento das cidades brasileiras, a 5ª edição do Connected Smart Cities apresenta, juntamente com o Connected Smart Mobility, o Ranking Connected Smart Cities 2019. No estudo, apresentaremos um panorama geral de todos os municípios do país com mais de 50 mil habitantes, destacando as cidades com maior potencial de desenvolvimento, sendo que essa edição do Ranking conta com a incorporação de conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 – Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se, assim, como a melhor referência para comparação e análise de cidades inteligentes no Brasil”, comenta

A diretora executiva da Sator defende, ainda, que a plataforma Connected Smart Cities é a iniciativa de cidade inteligentes, no Brasil, que mais gera negócios para esse segmento. “Por meio das Rodadas de Negócios, que utilizam sistema de agendamento totalmente digital e interativo, para agendamento entre os participantes, as empresas, entidades e governos têm acesso as oportunidades nos diversos segmentos. Nesse sentido, devemos realizar esse ano mais de 600 Rodadas, superando a edição anterior”, conclui Paula Faria.

O Connected Smart Cities é composto pelos eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, e reunirá os diversos agentes relacionados aos governos, empresas e entidades nacionais e internacionais. Com foco na mobilidade do Brasil, o Connected Smart Mobility trará uma Agenda Estratégica e, nesse sentido, a programação do evento contempla os temas: mobilidade para as pessoas, mobilidade ativa, mobilidade compartilhada, veículos elétricos, análise de dados, conectividade & integração e tendências. A programação completa está disponível em: www.connectedsmartcities.com.br/programacao/ e www.connectedsmartmobility.com.br/programacao/

Acompanhe algumas das soluções, produtos e serviços para cidades inteligentes que serão apresentadas no Connected Smart Cities e Mobility:

Arena de Drones

Na Arena de Drones, espaço de demonstração de aeronaves não tripuladas, serão apresentados diversos equipamentos e soluções utilizando esta tecnologia. Entre as empresas participantes, destaca-se a Digifort que, além de soluções de segurança, é responsável pelo case de monitoramento de smart cities da Prefeitura de Praia Grande/SP, considerado o terceiro maior da América Latina.

Na Arena, também serão apresentadas soluções de mapeamento, drones salva-vidas, filmagem e fotografia profissional, com a presença de instituições públicas, como a polícia militar, por meio do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM), e que também apresentará suas soluções com drones. Destacam-se, ainda, as atividades para os participantes dos eventos, que poderão pilotar drones em um circuito de obstáculos: atração oferecida pela Real Games, empresa também responsável pela montagem da estrutura da arena.

Tech Lounge

Já o Tech Lounge será voltado para experiência de como é uma cidade inteligente e um Centro de Controle de serviços urbanos, por meio de realidade virtual. A ação é em parceria com a SPIn Soluções Públicas Inteligentes, primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento das Cidades Inteligentes, que concentra os mais renomados especialistas e a mais avançada expertise em todos os campos do conhecimento necessários ao planejamento e à estruturação bem-sucedida de smart cities. A empresa possui em seu portfólio projetos estruturados junto ao Governo Federal, Parcerias Público-Privadas (PPPs) em modelos inovadores, bem como o primeiro Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente de um Município brasileiro.

Os eventos contam, ainda, com outras ações e iniciativas inseridas no contexto de cidades inteligentes e sustentáveis, com destaque para as soluções que serão apresentadas pelas empresas na Exposição. Na linha de segurança, destacam-se a Bosch, a Portais Públicos e a IMA – Informática de Municípios Associados, envolvida no projeto-piloto de cidade inteligente de Campinas.

Bosch

Dentre as soluções da Bosch que serão apresentadas durante os eventos estão as tecnologias de videomonitoramento, que incluem recursos avançados para análise de imagens, que atuam com foco em quatro pilares importantes para tornar as cidades inteligentes, sendo eles: Segurança e Proteção do Cidadão que garante ainda assistência para emergências; Gerenciamento Inteligente de Tráfego para auxiliar no fluxo do trânsito, manter a velocidade média do tráfego, reduzir a poluição ambiental e identificar veículos em geral; Sistema de Transporte Inteligente: para tornar mais eficiente o transporte público e de frotas particulares, além do Gerenciamento Inteligente de Estacionamento, que contribui para otimizar a busca do uso das vagas para veículos nas cidades, bem como garantir mais comodidade e segurança nas áreas de estacionamento.

Portais Públicos

Sediada em Blumenau, a empresa Portais Públicos é focada no desenvolvimento de softwares governamentais em Comunicação com cidadão e Segurança Pública, com destaque no desenvolvimento Mobile, inteligência artificial e aplicações web 100% cloud. Em seu estande, a empresa irá apresentar os produtos: Minha Cidade – Gestor Público – Aplicativo para Cidades Digitais (Smart City), focado em integrar o cidadão com a gestão pública, canal 156 de Ouvidoria.

E a G-SEG – Plataforma de inteligência na área de segurança destinada às Agências de inteligência e departamentos de segurança pública. As principais funcionalidades são: Geoprocessamento das ações e ocorrências criminosas, mapeando as facções e atividades individuais em manchas de recorrência.

IMA – Informática de Municípios Associados

Empresa de Economia Mista da Prefeitura de Campinas, a IMA atua em todas as áreas da Gestão Pública Municipal, tendo desenvolvido mais de 200 sistemas que fazem de Campinas referência nacional em Cidades Inteligentes.

A empresa vai apresentar em seu estande, além do desenvolvimento e manutenção de soluções e aplicativos, a atuação nos Planos Estratégicos municipais, como gestão do Data Center próprio, ampliação para 300 km da Rede de Fibra Ótica com 200 km já instalados, Wi-Fi gratuito em 42 espaços públicos, dentre outras ações em todas as Secretarias da cidade. A IMA irá destacar, ainda, a gestão de dois Polos de Alta Tecnologia de Campinas – CIATEC 1 e 2. A CIATEC – Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, incorporada pela empresa, neste ano.

Serviço: Connected Smart Cities e Mobility

Data: 17 e 18 de setembro de 2019

Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados