Home Reportagem Check Point Software faz parceria com Provision-ISR para fornecer segurança de IoT a soluções de vigilância por vídeo

Check Point Software faz parceria com Provision-ISR para fornecer segurança de IoT a soluções de vigilância por vídeo

A tecnologia Nano IoT da Check Point Software será incorporada nos dispositivos de vigilância por vídeo da Provision-ISR, tornando as câmeras de CCTV uma solução com alto nível de segurança

Por Redação

A Check Point® Software Technologies Ltd, fornecedora de soluções de cibersegurança global, anuncia uma parceria com a Provision-ISR (Israel), a qual envolverá o produto Quantum IoT Protect Nano Agent sendo incorporado nas câmeras CCTV da Provision-ISR para proteção em tempo real dos dispositivos contra os ataques de dia zero. A solução traz um nível totalmente novo de segurança cibernética para o mercado de vigilância por vídeo.

A câmera CCTV desempenha um papel fundamental para manter as pessoas e organizações seguras, em todos os lugares, desde o transporte até o comércio, bancos e as infraestruturas críticas. De acordo com a cctv[.]co[.]uk, existem cerca de 691 mil câmeras CCTV somente na cidade de Londres. Como a vigilância por vídeo está cada vez mais conectada à Internet das Coisas (IoT), esses dispositivos tornaram-se os principais alvos dos cibercriminosos. O Nano Agent é uma solução de proteção em tempo real de execução que fornece segurança integrada contra os ataques contra controle de acesso, corrupção de memória, sequestro de dados ou fluxo de controle, entre outros. Além disso, garante 100% de cobertura de firmware, incluindo componentes de terceiros, sem comprometer o desempenho do dispositivo.

As câmeras de vigilância por vídeo modernas funcionam essencialmente como pequenos computadores que executam sistemas operacionais, aplicativos e possuem várias redes e interfaces de radiofrequência (RF). Como tal, elas também são suscetíveis a ataques cibernéticos. Um dos maiores problemas é que os usuários finais geralmente mantêm os nomes de usuário e senhas que vêm configuradas por padrão, essencialmente deixando a porta aberta para os cibercriminosos. Mesmo com uma senha forte, as câmeras CCTV tradicionais não são fornecidas com segurança adequada incorporada.

Mas, por que hackear uma câmera CCTV? Os criminosos buscam obter acesso aos controles da câmera para desligá-la, apontá-la em uma direção diferente e manipular imagens e informações associadas ou apenas observar a atividade registrada pela câmera. Além disso, como um dispositivo de rede, uma vez invadido, a câmera pode ser usada para obter acesso a recursos confidenciais na rede corporativa por meio de movimento lateral, em que os cibercriminosos podem explorar vulnerabilidades e implantar botnets ou criptomineradores.

“Em escala global, até mesmo as empresas com a participação de mercado mais considerável provaram ter vulnerabilidades. Isso ocorre porque as câmeras IP têm poder de processamento limitado, deixando pouco espaço para o software de segurança tradicional. Na Provision-ISR, queremos liderar o setor com dispositivos de CCTV 100% seguros. Para fazer isso, precisávamos de uma solução otimizada contra ameaças com um espaço extremamente pequeno que também fosse totalmente confiável. É aqui que entra a Check Point Software. Desde a descoberta de riscos de segurança de firmware, proteção de dispositivos em tempo real e o gerenciamento de dispositivos com políticas granulares, agora temos uma solução de segurança robusta de ponta a ponta”, destaca Ami Finer, vice-presidente de vendas da Provision-ISR.

“O cenário de ameaças em expansão está tornando uma necessidade absoluta a proteção dos dispositivos IoT contra os ciberataques, e a tecnologia está disponível para isso. Desde câmeras IP, como as da Provision-ISR, até roteadores, dispositivos médicos e controladores industriais, o Quantum IoT Protect fornece proteção em tempo real no dispositivo até mesmo contra os ataques cibernéticos de quinta geração mais sofisticados – servindo como uma linha de defesa robusta para todos os dispositivos IoT”, afirma Oded Gonda, vice-presidente de tecnologia e inovação da Check Point Software.

Proteção Zero Trust

O Check Point Quantum IoT Protect Nano Agent se integrará nas linhas de produtos de Provision-ISR, proporcionando proteção automática e sem requer qualquer configuração ou ajuste.

A linha Quantum IoT protege dispositivos – desde lâmpadas inteligentes a câmeras IP, wearables (vestíveis) e até eletrodomésticos inteligentes – com políticas de acesso Zero Trust autônomas prontas para uso que protegem automaticamente os dispositivos IoT sem perturbar ou interromper sua funcionalidade normal. Para obter amplo benefício de seus dispositivos IoT sem incorrer em riscos de segurança adicionais, os usuários podem optar pela implementação da solução Quantum IoT Protect no modo de prevenção.

Assuntos relacionados