Com um sensor térmico e outro óptico, a MIC IP fusion 9000i combina a análise de vídeos gerados por imagens térmicas nas imagens ópticas
A Bosch, fornecedora mundial de tecnologias e serviços, trouxe para o mercado a sua primeira câmera com o conceito de fusão de imagens óticas e térmicas, a MIC IP Fusion 9000i. Esta novidade possui dois sensores de imagem, sendo um térmico e outro óptico, e faz uso do processamento embarcado para combinar a análise de vídeos gerados por imagens térmicas nas imagens ópticas. Além disso, com o recurso de Machine Learning, o cliente pode treinar a câmera para reconhecer objetos específicos do ambiente monitorado. Vale ressaltar ainda que o Machine Learning também está disponível nas câmeras da linha 7000i.
Paralelamente ao lançamento da primeira câmera fusion do mercado, a Bosch apresenta a nova linha de câmeras IP – Flexidome e Dinion – nos modelos 4000i, 5000i e 6000i que agora contam com recursos embarcados de vídeo inteligente, além do algoritmo de compressão H.265. Com estes lançamentos, todas as câmeras IP Bosch, a partir da linha 4000, podem ser utilizadas para aplicações muito além do vídeomonitoramento, o que permite a otimização da segurança bem como o controle de processos.
Vídeo inteligente
As câmeras IP Bosch também possuem um ou dois processadores que analisam localmente as imagens capturadas e geram dados referentes a estas análises, que são conhecidos como metadados e contêm informações, como: classificação do objeto diferenciando pessoa, carro, caminhão, moto, bicicleta ou coisa; velocidade; cor; tamanho; direção/sentido do movimento; etc.
Os metadados podem ser analisados localmente para comparação com regras configuráveis tais como: cruzamento de linhas, velocidade máxima, tempo de permanência em determinadas áreas, sentido de fluxo, contagem de pessoas/objetos, tamanho de filas, etc. Caso alguma regra configurada seja encontrada nas imagens, vários tipos de alarmes podem ser iniciados automaticamente pela câmera, sem a necessidade de intervenção de um operador. Os metadados podem ainda ser gravados localmente e/ou enviados para gravação centralizada.
Existem duas versões de vídeo inteligente embarcado nas câmeras IP Bosch, o Essential Video Analytics (EVA) nas linhas 4000i, 5000i e 6000i, e o Intelligent Video Analytics (IVA) nas linhas 7000i e 9000i. O EVA é mais indicado para áreas onde a iluminação da cena é controlada, já o IVA é o mais recomendado para áreas externas, bem como para cenas com probabilidade de existência de poeiras, neblinas e outros tipos de fumaças. O algoritmo de IVA é executado em um processador exclusivo, existente na própria câmera e, portanto, possui maior capacidade para reconhecimento de possíveis falsos positivos nas cenas analisadas, como quedas de folhas, movimentos de árvores ou cercas, entre outros.
Além da segurança
A interpretação de dados diretamente na origem também contribui com a tomada de decisões de negócios mais inteligentes. No ambiente de varejo, por exemplo, as câmeras IP 4000i, IP 5000i, IP 6000i e IP 7000i podem coletar o número de pessoas que entram ou saem de uma loja, além de identificarem padrões de atividade do cliente, a fim de otimizar os layouts da loja, melhorar as experiências dos consumidores e aumentar as vendas.
Outro exemplo de como as câmeras permitem aplicações muito além da segurança é contribuindo com regulamentações de proteção em prédios comerciais, estabelecimentos de varejo, depósitos e instalações industriais. Por meio da análise de vídeo, alarmes automáticos podem ser acionados em caso de bloqueio de saídas de emergência, quando empilhadeiras estão se movimentando na direção errada ou veículos não autorizados estão estacionados em áreas proibidas, como no setor de cargas.
Tão importante quanto a qualidade de imagens e a análise inteligente das mesmas é a garantia da privacidade das informações/vídeos gerados pelas câmeras que são protegidas por lei. Neste quesito, a Bosch destaca seu pioneirismo, bem como a preocupação com o cliente, ao incluir de maneira exclusiva um módulo de plataforma segura, conhecido como TPM, no circuito eletrônico de todas as suas câmeras IP. Isto significa que com câmeras Bosch é possível ter a garantia de inviolabilidade dos vídeos e dados gravados, além de permitir a comprovação da autenticidade dos mesmos em questão de segundos.
Para o gerenciamento de dados mais eficiente, todas as câmeras IP 4000i, IP 5000i, IP 6000i, IP 7000i e IP 9000i oferecem os recursos de Intelligent Dynamic Noise Reduction e Intelligent Streaming. Como cenas tranquilas, com pouco ou nenhum movimento, exigem baixa taxa de transmissão, os recursos inteligentes da câmera diferenciam o ruído da imagem das informações relevantes, como o movimento. Isso ajuda a manter os dados de vídeo gerenciáveis ao mesmo tempo em que reduz significativamente os requisitos de armazenamento e carga da rede. Como o ruído da imagem é reduzido na fonte durante a captura da mesma, a taxa de transmissão mais baixa não compromete a qualidade do vídeo. Estes recursos, associados à compactação de vídeo pelo novo padrão H.265, proporcionam a redução das taxas de transmissão e armazenamento em até 80%.
Inovação e design inteligentes
A linha de câmeras MIC IP fusion 9000i da Bosch, por conta de todos os seus recursos e robustez, é uma das finalistas da categoria “Sistemas inteligentes” da premiação Benchmark Innovation Awards 2018, que reconhece a inovação e o design inteligentes. Esta tecnologia foi desenvolvida para aplicações em condições extremas, seja de local ou climáticas. Além disso, também combina vídeo de alta resolução com recursos de geração de imagens térmicas, garantindo qualidade de imagens em qualquer altura, local e até mesmo em cenas afetadas por nevoeiro, neblina ou outras situações de contraste reduzido.