Protegida contra a geração de explosões, a câmera de aço inoxidável apoia a tomada de decisões em ambientes críticos
A Axis Communications, fabricante de soluções para videomonitoramento, áudio e controle de acesso IP, agregou ao portfólio uma câmera ExCam, para otimizar processos e poupar recursos em áreas classificadas. Feita de aço inoxidável e protegida contra a geração de explosões, a câmera ExCam XPT Q6055 garante maior eficiência operacional aos responsáveis pela área de produção e o cumprimento de todos os regulamentos de segurança em ambientes críticos.
Diferentemente de câmeras comuns, a ExCam XPT Q6055 conta com certificação para a instalação em espaços com risco de explosão. Seus movimentos de pan e tilt permitem à central de controle supervisionar áreas hostis em tempo real – especialmente se um alarme for ativado. Por exemplo, um detector de entrada/saída pode ativar uma sirene caso alguém não autorizado invada a zona de acesso restrito – situação comum em cenários industriais ou fabris. Para essa análise inteligente da cena, a ExCam XPT Q6055 já é fornecida com o AXIS Guard Suite, analítico capaz de detectar invasões – o que pode ser complementado pelo radar AXIS D2050-VE em áreas não-classificadas.
Desenvolvida com plataforma aberta e conforme o padrão ONVIF, pode ser integrada a softwares de outras empresas para oferecer um sistema personalizado e mais efetivo. Sua carcaça de aço inoxidável conta com certificados que garantem o cumprimento de normas nacionais (Inmetro) e internacionais (ATEX, IECEx, EAC) que asseguram a resistência contra a corrosão em espaços externos com condições adversas de clima, impedindo os danos causados por água e poeira. A câmera é alimentada por um único cabo de rede (PoE). Por estar apta a operar mesmo sob condições de temperatura extremas, pode ser instalada em locais com clima ártico ou desértico.
Aço inoxidável – Outro lançamento em aço inoxidável naval é a câmera dome AXIS Q3517-SLVE. Resistente a corrosões, água salina, produtos químicos severos, detergentes e a atos de vandalismo, essa nova câmera de 5 megapixel é à prova de intempéries, tem classificação IK10+ e suporta temperaturas extremas que variam de -50 °C a 60 °C. Essas características tornam a câmera especialmente adequada para centros cirúrgicos, indústrias farmacêuticas e demais ambientes com extremo rigor de higiene.
As duas portas de entrada/saída configuráveis podem ser conectadas a vários sensores como detecção de fumaça e quebra de vidros ou a dispositivos que controlam iluminação, portas etc. Em reforço à segurança da instalação, a própria câmera supervisiona essas portas de entrada/saída continuamente: caso alguém tente cortar os cabos para desativar um sensor, a câmera gera um alarme automático. Outras tecnologias da Axis incluídas na câmera são WDR forense, Lightfinder, OptimizedIR (infravermelho otimizado), Zipstream e Estabilização Eletrônica de Imagem.
A câmera AXIS Q3517-SLVE também já é fornecida com o AXIS Guard Suite para detectar invasões na primeira camada de proteção no perímetro de um ambiente. Para a segunda camada de proteção em áreas não-classificadas (entre o muro e o prédio a ser preservado), a segurança pode ser reforçada com a instalação do radar AXIS D2050-VE.
Radar – Uma das últimas inovações da Axis foi a criação do radar D2050-VE. Antes limitada a aplicações militares, como em aeroportos, o radar foi trazido pela Axis para uso civil. Através de ondas eletromagnéticas emitidas e recebidas continuamente, o radar detecta pessoas e veículos e indica sua trajetória em tempo real, mesmo na escuridão total, chuva, neblina, ou presença de fumaça.
Um único radar, alimentado por um único cabo de rede, cobre 2.500 metros quadrados, e pode acionar uma câmera PTZ, um alto-falante ou iluminadores de forma automática. O produto pode ser instalado em áreas não-classificadas, como o entorno de prédios administrativos.