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ARTIGO: Uma jornada simplificada: o que o futuro reserva para os aeroportos

Por Gustavo Zuccherato

Por Franck Maurin*

4,3 bilhões: este é o número de passageiros transportados em 2018, de acordo com estatísticas da ICAO. Essa estatística tem aumentado de forma constante há anos e deve até mesmo dobrar até 2030. Entretanto, embora viajar devesse ser sinônimo de relaxar, a experiência dos passageiros nos aeroportos costuma ficar aquém do esperado. Filas intermináveis nos postos de controle de embarque e desembarque deixam essa experiência bastante complicada. Apesar disso, o futuro é promissor, e inovações tecnológicas recentes se espalharam por diversos aeroportos e pontos de entrada.

Há alguns anos, andar por um aeroporto sem precisar mostrar passaporte em cada ponto de controle seria um sonho. Hoje, isso já é uma realidade com sistemas de biometria e gestão de identidade.

Uma jornada simplificada

Há alguns anos, andar por um aeroporto sem precisar mostrar seu passaporte ou cartão de embarque em cada ponto de controle teria sido considerado um sonho. Hoje, já é realidade em diversos aeroportos mundo afora, onde sistemas de biometria e gerenciamento de identidade são usados como aliados para permitir que os passageiros tenham uma jornada simplificada.

O aeroporto Changi de Singapura se destaca como ótimo exemplo de aeroporto que conseguiu se reinventar e proporcionar aos passageiros uma jornada agradável. Reduziu tempo de espera, melhorou a experiência geral dos passageiros e brilha no cenário internacional como o melhor aeroporto do mundo pelo sétimo ano seguido. As vantagens se estendem aos passageiros, aeroportos e companhias aéreas.

Vantagens em todas as frentes

Para os passageiros, a jornada pelo aeroporto será livre de estresse, além de mais tranquila e rápida. Não terá gargalos, interrupções e tampouco a necessidade de mostrar seu cartão de embarque a cada poucos minutos. Em vez disso, tecnologia biométrica captura os dados do passageiro (rosto, íris e impressões digitais) e as obtém em cada ponto de controle (segurança, envio de bagagem expressa pelo próprio passageiro, embarque, saguões, etc.).

Para os aeroportos, um deslocamento mais tranquilo permite que os funcionários localizem os passageiros, o que reduz os tempos de processamento no embarque e desembarque, melhorando o tempo médio de permanência de aeronaves. Além disso, há uma melhoria na qualidade de serviço, na segurança e no ranking dos aeroportos.

Há vantagens para passageiros, aeroportos e companhias aéreas mas os dados biométricos são privados e confidenciais e, por isso, precisar ser tratados com o máximo nível de segurança possível

Para as companhias aéreas, soluções de alta tecnologia podem ser trunfos importantes para fidelizar passageiros e diminuir atrasos, já que aceleram o processo de embarque de passageiros. Entretanto, as empresas privadas envolvidas precisam estar cientes dos riscos envolvidos em relação ao processamento de dados de passageiros.

Segurança e privacidade

Os dados biométricos dos passageiros são dados privados e confidenciais que os aeroportos e as companhias aéreas precisam tratar com o máximo nível de segurança possível. Vazamentos de dados de duas das mais importantes redes sociais ocorridos em 2018 impactaram mais de 90 milhões de usuários. Brechas como essas podem ter efeitos devastadores na reputação de uma empresa, além de gerar danos econômicos dramáticos. Para os passageiros, ter seus dados vazados pode levar a fraudes e possíveis roubos de identidade.

Mesmo assim, segundo pesquisa da IATA, 65% dos passageiros estão dispostos a compartilhar mais informações pessoais (endereço de destino, foto, entre outras) para acelerar o processamento em aeroportos, 45% dos passageiros do setor aéreo escolhem a identificação biométrica como substituição dos passaportes, e 56% deles gostariam de conseguir rastrear suas bagagens. Se os números nunca mentem, estes mencionados demonstram que há uma necessidade de expansão da jornada simplificada.

A experiência do aeroporto Changi de Singapura provou que a tecnologia é essencial para deixar a vida dos passageiros sem estresse, na medida do possível, ao mesmo tempo em que proporciona às empresas envolvidas e aos passageiros a segurança e paz de espírito que merecem. Está na hora de embarcar nessa onda e deixar que a jornada simplificada nos leve aonde precisamos ir!

Franck Maurin

É diretor de produtos e soluções para passageiros e controle de fronteiras na IDEMIA

 

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