A Milestone Systems, fornecedora líder de software de gerenciamento de vídeo (VMS) de plata-forma aberta, anunciou a implementação do XProtect em vários dos aeroportos operados pela Aeropuertos Argentina.
A empresa precisava implementar uma solução de segurança de vídeo unificada e flexível para vários aeroportos, capaz de se integrar perfeitamente a uma ampla variedade de aplicativos de analítico de vídeo e câmeras de rede.
Era necessário um software de tecnologia de vídeo que garantisse a criptografia de ponta a ponta, independentemente da marca ou do modelo das câmeras, para oferecer o mais alto nível de proteção aos dados confidenciais nos terminais.
O poder da arquitetura de plataforma aberta
Para atualizar o sistema de segurança do aeroporto, após uma avaliação completa, foi selecionado o XProtect VMS da Milestone Systems, que opera sob uma arquitetura de plataforma aberta.
Esse tipo de arquitetura permite a integração de câmeras de diferentes fabricantes e soluções de analíticos de terceiros, além de centralizar a operação a partir de uma interface unificada para monitorar e controlar câmeras, análises e alarmes em tempo real, otimizando as operações e os tempos de resposta.
“O VMS da Milestone foi um divisor de águas para a Aeropuertos Argentina. Ele nos permite inte-grar as melhores câmeras, soluções e ferramentas de analíticos, criando um sistema de seguran-ça abrangente que se adapta às necessidades específicas de cada aeroporto”, disse Juan Sebasti-an Charneca, consultor de tecnologia da Aeropuertos Argentina.
O Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, é um dos projetos mais representativos dessa modernização. Graças à compatibilidade entre o XProtect e o AXIS Perimeter Defender, o períme-tro desse terminal agora está protegido com uma solução que detecta automaticamente movi-mentos suspeitos de pessoas ou veículos e emite alertas em tempo real, melhorando significati-vamente a resposta a possíveis ameaças.
À medida que ferramentas de análises avançadas, como contagem de pessoas e mapa de calor, são integradas, o sistema pode fornecer aos gerentes de terminais informações valiosas sobre o fluxo e o comportamento dos passageiros. Essa abordagem orientada por dados permite que a organização otimize a alocação de espaço, de pessoal e de recursos, o que, em última análise, melhorará a experiência do passageiro e simplificará as operações.
Planos futuros
Pensando no futuro, a Aeropuertos Argentina está explorando a possibilidade de integrar novas ferramentas de analíticos, como reconhecimento facial e de placas de veículos, para aumentar a segurança e otimizar a eficiência. A empresa também está avaliando o potencial das soluções em nuvem, pois realizou testes do XProtect com o AWS e obteve resultados promissores. À medida que os aeroportos do país crescem e evoluem, a Aeropuertos Argentina tem confiança de que a solução XProtect fornecerá a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para antecipar os desafios futuros.
“A flexibilidade da plataforma aberta garante que possamos incorporar novas tecnologias e nos adaptar às mudanças na segurança, protegendo nosso investimento a longo prazo. Graças à Mi-lestone, estamos confiantes de que podemos fortalecer a segurança nos aeroportos da Argenti-na, tanto agora quanto no futuro”, concluiu Juan Sebastián Charneca.