Aquisição marca a terceira vez em seis anos que a propriedade da empresa mudou de mãos
A ADT anunciou a adquisição da LifeShield, um fornecedor no segmento de segurança doméstica do tipo faça-você-mesmo (DIY), em um negócio avaliado em aproximadamente US $ 25 milhões
Esta é a terceira vez em seis anos que a propriedade do LifeShield mudou de mãos. A empresa, fundada em 2004 e a primeira a levar uma solução de segurança DIY para o mercado residencial, foi comprada pela DIRECTV, gigante do setor de TV por satélite, em 2013, enquanto a cabo e as empresas de telecomunicações aumentavam sua presença no setor de segurança residencial. No entanto, após a aquisição da DIRECTV pela AT&T no ano seguinte, a LifeShield foi novamente colocada no leilão e, por fim, adquirida pela empresa Hawk Capital Partners em 2017.
“À medida que mais consumidores procuram soluções de proteção reais que somente a ADT pode oferecer, procuramos empresas que compartilhem nossa paixão por segurança, atendimento ao cliente e inovação”, afirma o presidente e CEO da ADT, Jim DeVries, em um comunicado. “Estamos confiantes de que os recursos e a abordagem do LifeShield, combinados com a marca e a escala da ADT, criarão uma oportunidade para oferecermos nossos serviços a uma seção transversal mais ampla de residências dos Estados Unidos. Juntamente com a LifeShield, estaremos posicionados para oferecer mais soluções para uma base mais ampla de clientes e criar mais valor para nossos acionistas, à medida que buscamos aumentar a lucratividade por meio de ofertas ampliadas, porém focadas.”
“Essa combinação une a paixão e o comprometimento de duas organizações que estão focadas na segurança”, acrescentou Mike Hagan, Chairman da LifeShield, que continuará como consultor. “Aproveitando a experiência significativa da ADT na integração de produtos, esperamos trabalhar juntos para garantir uma transição perfeita e aproveitar as oportunidades atraentes do mercado no segmento de bricolage. Juntos, continuaremos a avançar nossa estratégia para oferecer as melhores soluções de segurança aos nossos clientes em todas as fases de suas vidas.” De acordo com o comunicado, o CEO da LifeShield, John Owens, continuará em sua função atual liderando a equipe da empresa.
Impacto na Indústria
Para Blake Kozak, principal analista para Smart Home e Tecnologia de Segurança da IHS Markit, a aquisição da LifeShield pela ADT demonstra a necessidade de as empresas do setor adotarem uma abordagem diversificada para segurança e monitoramento em casa.
“Embora a ADT e a SmartThings tivessem uma parceria para um kit inicial capaz de ser monitorado profissionalmente, a recepção deste produto foi modesta na melhor das hipóteses, com reduções de preço pesadas desde a temporada de compras natalinas de 2018”, diz ele. “A Brink’s Home Security (antiga MONI/LiveWatch), tem sido muito ativa na combinação de bricolage com serviços profissionais – desde a aquisição original do LiveWatch até a parceria com a Nest.”
“O que isso significa para a ADT é que a combinação de instalação DIY com monitoramento profissional pode ter um grande aumento em 2019 e 2020 – especialmente desde que a SimpliSafe renovou sua oferta, a Ring chegou ao mercado com monitoração de $10 ao mês e agora Arlo anunciando um kit de segurança, embora a opção pró-monitoramento ainda esteja pendente”, acrescenta Kozak.
Kozak também não espera que um aumento significativo no segmento de bricolage pela ADT tenha um grande impacto na sua base de revendedores profissionais. “A ADT poderia desenvolver um programa similar ao DragonFly oferecido pela Honeywell há alguns anos, onde os distribuidores recebem um corte de cada pedido online ou os revendedores poderiam oferecer o sistema DIY com monitoramento mensal e serviços de concierge no topo”, explica ele. “Além disso, um recurso do LifeShield é a opção de instalação profissional em vez de instalação automática.
Considerando tudo, Kozak não espera que a aquisição tenha um grande impacto sobre a atual participação de mercado da ADT, a menos que ela faça algumas alterações substanciais na linha de produtos LifeShield e na estrutura RMR. “Apesar de a LifeShield ser uma oferta de bricolage, a assinatura mensal para monitoramento está em comparação com o restante da indústria de monitoramento, que também inclui uma taxa de ativação de US $ 99 e um contrato de 36 meses”, diz ele. “Consequentemente, isso ajudará a ADT a competir mais com marcas como Frontpoint, Scout Alarm e Brink’s Home Security, mas o preço e o portfólio do LifeShield provavelmente não terão um grande impacto sobre a participação de mercado da ADT”.
“Se a ADT conseguisse revisar a linha de produtos existente do LifeShield e chegar ao mercado por uma taxa de assinatura mensal semelhante à do Ring, isso poderia ter implicações muito maiores (positivas) para a participação de mercado da ADT”, conclui Kozak.