A iniciativa busca prevenir situações adversas e oferecer mais segurança aos colaboradores e quase 30 mil alunos que estudam na instituição, em Manaus (AM)
A UniNorte (Centro Universitário do Norte), localizada em Manaus (AM), inaugurou, nesta segunda-feira (25), a Central Integrada de Monitoramento, que vai permitir acompanhar em tempo real o que acontece nos 11 prédios onde funcionam os 55 cursos da instituição, no Centro, Cidade Nova e Manaus Plaza Shopping.
Participaram da inauguração o presidente do UniNorte, Marcelo Medeiros; o capitão da Polícia Militar (PM) e chefe do setor de operações integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Renan Libório; e o gerente operacional da empresa de segurança GR, Fábio Mouro.
A iniciativa tem como objetivo principal prevenir situações adversas e, consequentemente, oferecer ainda maior segurança aos colaboradores e quase 30 mil alunos que estudam no UniNorte. Na central, são monitoradas as imagens de 1.400 câmeras instaladas em locais estratégicos na área interna e nos perímetros externos de todas as unidades da instituição.
O presidente do UniNorte, Marcelo Medeiros, ressalta que todas as unidades já possuíam sistema de monitoramento por câmeras, porém, de forma individual. Agora, o acompanhamento está sendo feito de forma integrada, com informação em tempo real, e em uma estrutura ainda mais moderna.
“Circula na instituição, todos os dias, um volume muito grande de pessoas e a questão da segurança sempre foi uma preocupação, no sentido de garantir a toda a comunidade acadêmica um ambiente com estrutura completa para trabalhar e estudar”, destacou.
Segundo o capitão Renan Libório, a iniciativa da universidade em montar uma central de monitoramento trará benefícios não só para a comunidade acadêmica, mas também para a sociedade em geral. “As imagens das câmeras externas da instituição ajudarão em possíveis investigações da polícia”, frisou.
O coordenador de segurança da instituição, Raphael Lopes, explica que além do monitoramento das imagens, em breve serão integrados novos serviços que irão contribuir com a segurança de todos, como sistema de alarme e instalação de ramais de emergência nos elevadores, que serão atendidos direto na central.