Solução da Tyco Retail Solutions reduziu furtos e gerou aumento de até quatro vezes nas vendas de alguns itens do grupo
Gastar com imprevistos sem nenhum potencial de retorno para o empreendimento é um fantasma que assombra qualquer varejista. Nenhum dono de empresa quer que gastos avulsos comprometam diretamente seu lucro. Ao ajudar a evitar essa situação, o setor de prevenção de perdas ganha cada vez mais adeptos entre os supermercadistas.
Exemplo desse cenário, a rede de supermercados São Vicente tem investido na implementação de soluções da Tyco Retail Solutions, reconhecido empresa em soluções de prevenção de perdas, acurácia de estoques e análise de fluxo de clientes. Atualmente, a rede varejista conta com a eficiência do sistema de Antenas EAS em três dos 17 supermercados presentes no interior do estado de São Paulo.
Rede usa sistema de Antenas EAS em três dos 17 supermercados presentes no interior do Estado de São Paulo
O sistema ajuda a evitar qualquer tentativa de furto ao emitir um alerta caso um produto com uma etiqueta de proteção passe pelos pedestais Ultra Post 6, localizados nas entradas e saídas dos mercados. Com o sucesso dessas instalações, o grupo também pretende aplicar a solução em outras unidades com maior incidência de furtos.
“Preservando a filosofia de oferecer produtos de qualidade e prestar serviços satisfatórios, sempre buscamos parcerias com empresas sérias, consolidadas no mercado e com capital intelectual necessário para contribuir com a nossa marca, o que nos levou a optar pela Tyco”, explica Marcio Stivanin Júnior, gerente de prevenção de perdas da rede São Vicente.
Para Stivanin, a vigilância eletrônica de mercadorias é a solução para um monitoramento eficaz que auxilia na segurança do estabelecimento. “Os recursos para a prevenção de perdas são essenciais hoje, pois, a cada dia, descobrimos uma maneira diferente de melhorar nosso resultado. Essa área é muito dinâmica e precisamos sempre estar à frente, criando meios de prevenir fraudes e possíveis furtos”, destaca.
Além disso, em muitos casos, por medo de furto, os varejistas optam por confinar seus produtos de alto risco. Com a implementação do sistema de alarmes, o receio diminui e a tranquilidade dos executivos aumenta. “Com as nossas mercadorias trancadas, não éramos vítimas de furto, mas também não havia venda. Agora, além da redução e inibição dos roubos, notamos também um crescimento da venda. Em alguns produtos pudemos notar um aumento de quatro vezes nas vendas”, completa Stivanin.
Para o gerente, a automação do sistema de segurança de uma loja é uma das ferramentas essenciais para o varejista. “A empresa só vai conseguir reduzir as perdas quando todos os departamentos estiverem comprometidos com o resultado. É preciso que haja um controle diário nos processos operacionais das lojas, apurando os resultados frequentemente”, finaliza o gerente.
Atualmente, além dos 17 supermercados instalados no interior do estado, o grupo São Vicente também conta com quatro atacados que posicionam a empresa como uma das maiores redes de varejo da região.