Home Reportagem Seal Telecom desenvolve projeto inovador e ajuda prefeituras de São Paulo no combate à criminalidade

Seal Telecom desenvolve projeto inovador e ajuda prefeituras de São Paulo no combate à criminalidade

Sistema de videomonitoramento da Seal Telecom já foi implementado nas cidades de Lorena e Guaratinguetá para o monitoramento do acesso de veículos suspeitos

O uso da tecnologia tem sido uma das principais armas das autoridades públicas para o combate à criminalidade. A Seal Telecom, multinacional integradora de soluções, junto com as prefeituras das cidades de Lorena e Guaratinguetá, no interior de São Paulo, implementou um projeto que tem, exatamente, este propósito. Denominado Cerco Digital, a solução permite aos municípios monitorar todos os veículos que entram e saem das cidades, ajudando na redução dos índices de violência e criminalidade.

O projeto envolve a instalação de câmeras de videomonitoramento com leitura de placas, instaladas em pontos estratégicos, como entradas, saídas e vias importantes da cidade, criando, dessa forma, um cerco virtual do município. Essas câmeras são monitoradas pelo Centro de Operações Integradas (COI), que recebe todas as imagens em tempo real, cruzando informações analisadas com dados do Detecta, o maior banco de informações policiais da América Latina, de maneira a possibilitar a identificação de veículos suspeitos assim que ingressam nos limites da cidade.

“A tecnologia usada no projeto de cerco digital permite, por meio do videomonitoramento das cidades junto com a segurança pública do município, diminuir os índices de criminalidade e aumentar a segurança da população”, explica Cristiano Felicissimo, Diretor de Pré-Vendas da Seal Telecom.

No primeiro ano de operação do projeto em Lorena, que chegou a ser considerada, segundo o Instituto Sou da Paz, a cidade mais violenta do estado de São Paulo, houve redução de 40% nos indicadores criminais. Já em Guaratinguetá a taxa na redução de homicídios chegou a 45%, também no prazo de um ano.

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados