Focado em Smart Homes, novo DIR-2680 combina alta performance de rede da D-Link com o McAfee Secure Home Platform, que protege automaticamente todos os dispositivos conectados à rede
O número de aparelhos conectados nas residências só aumenta. São tablets, consoles de jogos, câmeras de vigilância IP, fechaduras inteligentes e muito mais. Até 2020, a empresa de consultoria Gartner estima que haverá 20 bilhões de coisas conectadas e seu papel e influência aumentarão dramaticamente nos próximos 10 anos. Este cenário criou uma série de problemas de segurança, pois os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) estão sujeitos a ataques como qualquer outro aparelho conectado, como um PC ou smartphone.
Por isso a D-Link firmou parceria com a McAfee para lançar o roteador D-FEND Wi-Fi D-Link DIR-2680 AC2600 – McAfee, solução que aumenta a segurança dos dispositivos das redes domésticas e fortalece a estratégia das empresas no foco em segurança online, à medida que os usuários se tornam cada vez mais conectados.
“A D-Link juntou-se à McAfee para promover, de forma efetiva, a proteção dos dispositivos das residências, contribuindo para o bem-estar e a proteção dos usuários contra as ameaças online”, conta Rodrigo Paiva, Gerente de Marketing e Produto da D-Link.
A solução é composta pelo roteador de banda larga e alta performance 802.11ac da D-Link com tecnologia MU-MIMO com o chipset da Intel Home Wi-Fi WAV500 Series, fornecendo conectividade Wi-Fi robusta à vários dispositivos ao mesmo tempo e o McAfee Secure Home Platform embarcado, software que protege automaticamente todos os dispositivos conectados à rede.
De acordo com o gerente de produto, com essa configuração, o D-Fend tem capacidade de conectar até 50 dispositivos simultaneamente, além de oferecer proteção ilimitada contra potenciais ataques como vírus, phising, malware, botnet, entre outros.
“O software é instalado no roteador mas o cliente também poderá instalar o app da McAfee direto no end-point, como um celular, por exemplo. O end-point provavelmente receberá uma notificação push caso essa opção esteja disponível”, disse Paiva. “Inicialmente, a licença do software vale por cinco anos, podendo ser renovado, mas a D-Link ainda divulgará como isso funcionará”.
O D-FEND protege todos os aparelhos conectados na rede de uma residência, o que inclui dispositivos IoT desprovidos de display, e fornece uma camada adicional de proteção contra potenciais hackers para os moradores que acessam conteúdo online. Com um app próprio para controle, o usuário também poderá definir regras de acesso e filtros de conteúdo para cada dispositivo conectado.
O D-Fend estará disponível no Brasil no final de 2018, sem preço-final definido ainda mas que, segundo Paiva, deve girar entre R$1.200 a R$1.500, a depender da variação cambial. “A D-Link inova com o lançamento desta tecnologia com o D-Fend, mas deve estender esse tipo de solução para produtos mais acessíveis aos consumidores ao longo dos anos”, finaliza.
No evento para parceiros onde a empresa apresentou o D-Fend, a D-Link também falou sobre a linha de câmeras residenciais com gravação em nuvem mydlink e a linha de extensores de sinal Covr, preparados para o mundo de Internet das Coisas. Para o mercado corporativo, a empresa também prepara o lançamento dos switches industriais da linha DIS-100G, DIS-300G e DIS-700G, dos switches para data centers da Série 5000, e da nova marca Nuclias, uma plataforma em nuvem para gestão centralizada para pontos de conectividade, incluindo access points, switches e até câmeras de segurança.