R&S ARDRONIS, da Rohde & Schwarz, pode detectar atividades mesmo antes de os drones decolarem
A Rohde & Schwarz demonstrará suas capacidades de controle de drone para clientes australianos nos próximos seis meses. Os testes estão planejados para níveis de governo federal e estadual na Austrália e Nova Zelândia. O alerta precoce da atividade dos drones é a chave para combater as ameaças, e o R&S ARDRONIS pode detectar atividades mesmo antes dos drones decolarem.
“A Rohde & Schwarz está ciente dos perigos causados por atividades não autorizadas de drones”, declarou Gareth Evans, diretor administrativo da Rohde & Schwarz (Austrália).
A interrupção no aeroporto de Gatwick, no Reino Unido, destacou a ameaça emergente não apenas às vidas, mas também às atividades econômicas e infraestruturas essenciais. “O uso indevido malicioso, ilegal ou inadvertido de drones, bem como os dados que coletam, podem representar um risco à segurança pública, ser deliberadamente usados para facilitar ou cometer uma ampla gama de atos criminosos e também representam uma ameaça à nossa segurança nacional.”
O diretor administrativo da Rohde & Schwarz informou que será oferecido aos clientes australianos e neozelandeses o modelo R&S ARDRONIS-D, de solução automática de identificação por drone controlada por rádio, que localiza o operador e o drone.
O pacote R&S ARDRONIS relata quando um controle remoto foi ligado e classifica o tipo de dispositivo. O sistema de sensores captura o uplink, para que ele possa rastrear os pilotos de drones enquanto seus dispositivos aéreos ainda estão no chão.
O primeiro lançamento do R&S ARDONIS foi na cúpula do G7 de 2015 em Elmau (ALE). Desde então, o sistema já comprovou diversas vezes sua eficiência durante visitas de Estado e reuniões políticas.