Home Reportagem Policom promove workshop para apresentar inovações tecnológicas em segurança e redes

Policom promove workshop para apresentar inovações tecnológicas em segurança e redes

Por Gustavo Zuccherato

Dahua, Nexans, Netscout e TP-Link apresentaram suas ofertas nesta quinta-feira

Na manhã da última quinta-feira (2), o Grupo Policom realizou mais uma edição dos seus eventos de apresentação de tecnologias e relacionamento com parceiros integradores e instaladores. Denominado Workshop Inovações Tecnológicas, o encontro reuniu cerca de 40 pessoas no Policom Solution Center, em São Paulo, para conhecer os avanços e portfólio de produtos das marcas Dahua Technology, Nexans, Netscout e TP-Link.

Mais familiar aos profissionais de segurança, as soluções da Dahua Technology foram apresentadas por Marcos Paulo Martins, gerente técnico do Grupo Policom. Com um dos portfólios de produtos mais extenso do mercado, indo desde câmeras, controle de acesso, gravadores e centrais de alarme até sistemas de visualização, soluções para transportes, drones, entre outros, a dinâmica das apresentações de uma hora do workshop permitiram apenas uma exibição rápida das linhas da fabricante chinesa.

Entre alguns dos produtos e recursos destacados está a linha de câmeras da série Ultra Smart, com opções de 1.3 à 12 MP e WDR de até 140 dB para lidar com ambientes de alto contraste na iluminação; as câmeras PTZ óptico-térmicas série Ultra; as câmeras que fazem leitura automática de placas de veículos em velocidades de até 200 km/h da linha ITC602; e os recursos inteligentes dos   drones da marca, já homologados pela ANATEL para comercialização no Brasil.

Infraestrutura avançada

A venda de projetos de segurança dificilmente engloba apenas a implementação dos dispositivos de vigilância e proteção em determinado ambiente. Muitas vezes, a construção de uma infraestrutura de conectividade ou adaptações na rede já existente são necessárias e, sem dúvidas, ser capaz de fornecer o que há de melhor neste sentido é um diferencial importante para um integrador ou instalador. Assim, o workshop do Grupo Policom trouxe três importantes empresas que fornecem soluções avançadas para redes.

A primeira delas foi a Nexans, especialista global em cabos e sistemas de cabeamento, destacando uma solução que promete reduzir em até 30% o custo total de um projeto, o LANactive. Atuando sob o conceito de topologia FTTO (fiber-to-the-office ou fibra até o escritório), a oferta é baseada nos switches ativos compactos GigaSwitch V3 que levam o ponto de conexão com PoE para dentro dos ambientes corporativos.

“Em uma solução de cabeamento estruturado tradicional, com os cabos de cobre limitados à distância máxima de 90 metros, normalmente há uma central técnica de distribuição de rede, com suas próprias regras, como ter espaço para circulação, os patch panels para receber o backbone e distribui-los, o fornecimento de energia, o ar condicionado; e várias outras salas secundárias distribuídas que precisam seguir essas mesmas regras”, explica Sérgio Beserra, engenheiro de aplicação da Nexans. “Com a solução FTTO da Nexans, essas salas secundárias podem ser diminuídas ou até mesmo eliminadas, reduzindo todos os custos com a sua construção e manutenção. Além disso, o GigaSwitch é certificado com o protocolo IEEE802.3az, trazendo maior eficiência energética ao permitir que as portas que não estão transmitindo dados fiquem em stand by”.

Os dispositivos FTTO da Nexans funcionam como interfaces de conversão de portas SFP de fibra óptica para quatro RJ45 com PoE de até 30W por porta. Os GigaSwitch estão disponíveis em versões com uma ou duas portas SFP ou de uma porta UTP e uma SFP para receber os sinais de fibra monomodo ou multimodo, permitindo configurações de cascateamento e redundância nas opções de duas portas.

Com tamanho reduzido e design adaptável que otimiza a dissipação de calor, os switches podem ser instalados no piso, na parede, em dutos, totens de conectividade ou até mesmo em uma mesa, permitindo conexões diretas com a central técnica em distância de 550 metros ou mais. A alimentação dos switches pode ser feita de forma totalmente descentralizada, com cada um possuindo sua própria fonte, ou de forma setorizada com uma fonte de energia alimentando vários switches.

O software de gestão NaxMan permite a configuração local ou remota através de plataforma web, com gerenciamento de sinal, redundância, alarme e segurança. Uma entrada para cartão de memória ainda permite que os GigaSwitch sejam trocados facilmente em caso de falhas, permitindo transferir todas as configurações apenas inserindo o cartão já configurado.

Em seguida foi a vez da equipe da TP-Link mostrar os seus sistemas de Wi-Fi corporativo, focado especialmente no mercado SMB (pequenas e médias empresas). Falando sobre todos os recursos e vantagens que um sistema profissional pode oferecer em relação à um sistema residencial comum, o analista de pré-vendas Ismael Mota conduziu a palestra. “Quando o instalador chega a um estabelecimento as vezes encontra aqueles roteadores padrões vendidos no varejo, mais voltados para uso residencial, que tem uma série de limitações técnicas, como alcance, banda e dispositivos simultâneos que podem ser conectados”, disse. “Com uma solução de Wi-Fi corporativo, o local poderá oferecer mais qualidade para seus clientes e o negócio poderá até captar informações úteis com o uso de funcionalidades avançadas de um sistema TP-Link, com as vantagens do gerenciamento centralizado, maior facilidade de instalação, capacidade de atender uma alta densidade de clientes e segurança”.

Entre as vantagens destacadas pelo analista estão o Band Steering, que direciona dispositivos dual band para a banda mais rápida de 5 GHz automaticamente; a tecnologia Beamforming, que concentra o sinal Wi-Fi em locais onde há maior concentração de dispositivos; o Airtime Fairness, que impede que dispositivos ultrapassados que demoram mais tempo para acessar e transmitir dados impactem no desempenho geral da rede; o balanceamento de carga (load balance) e a limitação de consumo (rate limit).

Para atender esse mercado, a TP-Link atua com a linha Omada EAP. Disponível em vários modelos para necessidades específicas de cada ambiente, essa família de Access Points ainda oferecem gestão centralizada de até 500 EAPs com o software Omada Controller, permitindo integração em nuvem para monitoramento de filiais; mapeamento e definição de diversos SSIDs com configurações específicas para cada; a capacidade de estabelecer recursos de controle de acesso e do Captive Portal, para autenticação e liberação de acesso através de cadastro, SMS, Voucher ou Facebook Check-in.

“Você está implementando CFTV corretamente?”. Com essa premissa, a gerente de canais da Netscout, Giselle Lopes, finalizou o ciclo de palestras com bastante interatividade. Especializada em soluções de análise e gestão de performance de rede e aplicações, a Netscout oferece dispositivos que trazem confiabilidade para o serviço prestado por um técnico na implementação das soluções de rede.

As soluções permitem que o técnico conecte o ponto de rede no dispositivo para que possa fazer, na palma da mão e em instantes, teste de link (com informações de modelo do switch, nome, IP, porta conectada e VLAN), de ping, conexões DHCP, ao gateway e à internet, medição do cabo e identificação de ponto de falha, entre outros parâmetros. Como diferencial, os sistemas da Netscout ainda permitem checar o PoE de um ponto de rede, garantindo uma entrega confiável ao dispositivo conectado. “A linha de equipamentos da Netscout vai ajudar a acelerar e identificar problemas na implementação, reduzindo os custos, e trazendo credibilidade ao cliente porque todas as informações geram relatórios de validação em nuvem”, ressaltou Giselle.

Durante a apresentação, a gerente de canais falou sobre todos os modelos de dispositivos e as particularidades de cada um, desde o mais simples e compacto, LinKSprinter, até o OneTouch AT, com capacidade de mapeamento completo da rede de cobre, fibra ou Wi-Fi, além do LinkRunner AT, o LinkRunner G2 e o AirCheck G2.

Em comum, todos podem gerar relatórios em nuvem para melhorar o tempo de resposta ao cliente e garantir que o técnico está cumprindo o seu trabalho em campo.

“A ideia é mostrar que todos esses produtos e soluções podem ser uma fonte de renda para oferecer um serviço mais qualificado para os clientes-finais”, destacou Anderson Carvalho, gerente de marketing da Policom.

Como novidade, o Grupo Policom recentemente estabeleceu mais um canal de comunicação com seus parceiros, o Whatsapp Business. Através do número (11) 2065-0800, os integradores e instaladores agora podem se comunicar diretamente com a distribuidora utilizando um dos apps de mensagem mais conhecidos do mundo.

Além disso, a empresa mantém o seu portal B2B CotaOnline, no qual as empresas podem ter conhecimento sobre os produtos em estoque e preços praticados pela distribuidora. Além da Dahua, Nexans, Netscout e TP-Link, o grupo também trabalha com as marcas Avigilon, APC, Brady, Cablena, Commscope, Coopersalto, Cisco, Digifort, Dell, Datwyler, Dutotec, Fluke Networks, GP Racks, Pelco, Phihong, Systimax, Vault e Velcro.

Para saber mais sobre a agenda de eventos e treinamentos do Grupo Policom, acesse www.solucoes.grupopolicom.com.br/agenda

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados