Projeto do Museu Chihuly Garden and Glass Museum em Seattle incluiu vigilância com câmeras IP externas e internas, segurança de perímetro, controle de acesso e monitoramento de alarmes
O projeto do Museu Chihuly Garden and Glass Museum em Seattle (EUA) incluiu vigilância com câmeras IP, tanto externas quanto internas, segurança de perímetro, controle de acesso e monitoramento de alarmes. Como os requisitos estéticos do museu não permitiam a visualização de sistemas de proteção, a Optex Fiber SenSys, distribuída pela ProdexTec na Espanha e em Portugal, foi a solução para o problema.
Outro requisito era que as áreas ajardinadas também fossem protegidas, uma vez que uma das obras de arte arquitetônica do museu havia sido fabricada como uma cerca, na qual a vegetação fica emaranhada. O cuidado com a estética em um museu é maior do que em outros locais, de modo que a gerência não queria que nenhum componente do sistema de segurança fosse visível. Assim, era preciso uma maneira de proteger a cerca artística sem que houvesse interferência ou que o sistema de segurança pudesse ser visto pelos visitantes.
Um desafio para a implantação do sistema de segurança no Chihuly Garden and Glass Museum foi que a instalação havia sido criada para mostrar as artes tanto em espaços internos da maneira tradicional como ao ar livre. Plantas e arte envoltas em proteções de vidro se misturam no museu e tiveram que ser protegidas contra vandalismo. A cerca é formada por uma série de postes de ferro, curvados e soldados juntos, de modo que se assemelham a grama alta e ancorados ao cimento do solo.
O projeto não facilitava a instalação de nada diretamente na cerca sem ser visto, e as plantações ao redor da cerca não permitiam que um sensor enterrado monitorasse as vibrações do solo. Também foi descartada a utilização de sensores volumétricos ou de feixe, pois eram impraticáveis devido a obstruções criadas por rochas, cercas e plantas.
Portanto, no projeto da solução, foi determinado que a instalação de um cabo sensor de fibra ótica, logo abaixo da superfície do solo e da casca da cerca, era a melhor opção. É por isso que o sistema de fibra óptica Optex Fiber SenSys foi testado com êxito e foi definido um sistema que incluía cinco zonas conectadas aos receptores Fiber SenSys. Após algumas sessões de ajuste e calibração do sistema, a solução de alarme de segurança de perímetro funciona no museu de maneira eficiente e atende aos requisitos de projeto. As notificações de alarme de cinco zonas de proteção individuais são gravadas e integradas ao VMS, para que as câmeras recebam as mensagens relevantes e gravem corretamente.
Todo esse desenvolvimento e implantação do sistema foi alcançado sem alterar a estética das obras artísticas e garantir o monitoramento e a proteção contra invasões acidentais ou intencionais.
Site relacionado: https://fibersensys.com