Nova Calculadora Laserway já está disponível no site da Furukawa
Uma ferramenta destinada a mostrar em gráficos e números as vantagens da implantação de uma rede com solução Laserway Furukawa, totalmente óptica, em relação a uma rede tradicional baseada no uso de switches. Essa é a principal função da nova Calculadora Laserway, que já está disponível no site da Furukawa.
“O objetivo é ajudar as empresas a escolher a melhor solução de rede para o seu ambiente”, afirma Leonardo Mathias Dessunti, engenheiro de Aplicação da Furukawa. “Para isso, a Calculadora Laserway apresenta gráficos comparativos que trazem uma visão geral dos benefícios do uso da fibra óptica, entre elas a redução de custos, a economia de espaço e o menor consumo de energia. Por meio da comparação de alguns elementos, a ferramenta mostra que a solução Laserway é a opção mais econômica e vantajosa para as empresas”, acrescenta.
Para obter esses gráficos, a empresa deve inserir na calculadora alguns parâmetros do seu projeto de rede: quantidade de pontos, número de andares, comprimento horizontal e período (anos) para alcançar o Custo Total de Propriedade (TCO). A partir desses dados, a ferramenta fornece estimativas (com base em valores comuns de projetos genéricos) comparando os custos de investimento (CAPEX), custos operacionais (OPEX), TCO, consumo energético anual (kWh), espaço ocupado, plástico utilizado em cabos e até a redução do desmatamento (árvores) da solução Laserway e de uma rede tradicional.
No caso de uma rede com 500 pontos em um prédio de cinco andares, por exemplo, os ganhos propiciados pela solução Laserway, de acordo com as estimativas da calculadora, são evidentes: CAPEX 30% menor, redução de 60% em OPEX, de 56% no consumo de energia anual e de 71% no espaço ocupado. O ganho no TCO, nesse caso, é da ordem de 34% em um ano.
Leonardo Dessunti também destaca, entre as vantagens da solução 100% óptica da Furukawa, a redução na ocupação de infraestrutura das empresas – o que significa uma rede mais limpa e sustentável. “A topologia de rede baseada na solução Laserway permite uma economia de espaço na eletrocalha de até 87%”, afirma. “Além disso, como só tem elementos passivos entre a OLT e as ONTs, não há consumo de energia, como ocorre nas redes tradicionais de switches”, conclui.