Home Reportagem NEC desenvolve tecnologia para identificar placas veiculares em imagens ilegíveis

NEC desenvolve tecnologia para identificar placas veiculares em imagens ilegíveis

Por Gustavo Zuccherato

Denominado Super Resolution, solução utiliza inteligência artificial junto ao ABIS para garantir o reconhecimento

Ciente de que a tecnologia é uma importante alavanca no sentido de tornar as cidades mais seguras para as pessoas viverem, a NEC, líder global no desenvolvimento de soluções inteligentes voltadas à segurança, apresenta no Futurecom 2018 sistemas de seu portfólio de biometria e análise de dados, espelhados em um conceito de integração inteligente de serviços.

No estande da empresa, também estava ambientada uma estação de transporte de passageiros, que representa um espaço público, onde está instalado o NeoFace Express, a tecnologia de identificação facial da NEC, apontado pelo Instituto de Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos, o NIST, como o mais preciso e rápido do mercado mundial.

De acordo com Wagner Coppede, diretor de negócios da NEC no Brasil, a solução possui a mesma eficiência do já conhecido NeoFace Watch, com a vantagem de estar embarcado em um totem móvel com os demais sistemas necessários ao seu funcionamento, em design compacto e moderno. “Por ser uma solução completa de identificação, pode ser utilizado em uma infinidade de situações, sendo ideal para aplicação em infraestruturas críticas e em áreas de embarque de aeroportos, conforme já adotado amplamente nos aeroportos americanos”, afirma.

Com foco totalmente voltado à Segurança Pública, para a utilização das autoridades policiais dos estados em investigações criminais, a NEC apresenta ao público o lançamento do Super Resolution. Trata-se de uma plataforma que consegue identificar as informações das placas de automóveis, cujas letras e números aparecem ilegíveis nas imagens captadas nas ruas pelas câmeras de vigilância urbana e de particulares, mesmo as de baixa resolução. “Devido ao emprego de um software extremamente sofisticado de inteligência artificial, análise de dados e algoritmos ultramodernos desenvolvidos pela NEC, a tecnologia consegue solucionar casos complexos de identificação de placas de veículos e completa a oferta da empresa na área de soluções de identificação civil e investigativas ao lado do ABIS (Automated Biometric Identification System), já utilizado por diversos estados brasileiros. O sistema, desenvolvido nos laboratórios da NEC, no Japão, passou por uma adaptação para ser aplicado ao padrão das placas brasileiras. Poucos países no mundo já podem contar com essa tecnologia”, complementa Coppede.

As duas aplicações mencionadas, por exemplo, estão refletidas em um Centro de Controle e Operações (CCO) colocado em pleno estande da NEC. Com esse recurso, as equipes de segurança conseguem monitorar todas as ações e gerar alertas pré-determinados, como a identificação de pessoas desaparecidas, procuradas etc. O reconhecimento dos rostos dos visitantes, realizado pelo NeoFace, e demonstrações do funcionamento do Super Resolution serão transmitidas em tempo real no CCO, além de uma solução de Internet of Things (IoT), que também é apresentada pela companhia, com o objetivo de mostrar os resultados de sensores que medem, entre outras informações, a umidade no local.

A adoção do conceito do Centro de Controle e Operações está totalmente alinhada à proposta de integração dos serviços das cidades oferecida pela NEC. “No Futurecom, demonstramos o que pode ser feito com esse recurso, utilizando uma aplicação especialmente desenvolvida para o evento. As identificações realizadas pelo nosso sistema de reconhecimento facial poderão ser categorizadas como se fossem pertencentes a uma lista de atenção, de clientes Vips, ou desaparecidas, por exemplo, todas sinalizadas por cores diferentes. Dessa forma, os gestores desse CCO terão condições de tomar as melhores decisões e agir rapidamente”, reforça Coppede.

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados