Home Reportagem Intelbras adota câmeras térmicas em suas operações para prevenção contra coronavírus

Intelbras adota câmeras térmicas em suas operações para prevenção contra coronavírus

Equipamentos foram instalados na entrada da matriz e da filial da empresa, ambas localizadas na cidade de São José (SC)

Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de tecnologias com mais de 44 anos de história, instalou câmeras térmicas e outros equipamentos nas entradas de sua matriz e filial, ambas localizadas na cidade de São José (SC). A ação visa preservar a saúde e bem-estar de quase dois mil colaboradores que trabalham diariamente na empresa.

“O lema da Intelbras é sempre próxima, nossa principal preocupação no momento são os nossos colaboradores e a suas famílias. Entendemos que, em primeiro lugar, nosso compromisso para combater a pandemia é na manutenção da saúde dos empregos de todos os nossos colaboradores. Por isso, estamos usando nossos próprios equipamentos e tecnologias, como as camêras térmicas, para detectar pessoas que possam estar com sintomas do COVID-19, como a febre, evitando assim a contaminação”, afirma Dione Quadros, Gerente de RH da Intelbras.

Caso algum colaborador seja detectado com alta temperatura corporal pela solução da câmera térmica ou outros sintomas da doença, como coriza e dor de garganta, ele é direcionado ao ambulatório para o médico da empresa avaliar e encaminhá-lo para casa ou para uma unidade de saúde. A câmera também pode ser programada para detectar pessoas que não estão utilizando máscara.

Câmeras Térmicas

A Intelbras, que é líder no setor de segurança eletrônica na América Latina, lançou sua linha de câmeras térmicas em 2019. Os equipamentos que estão sendo usados nas entradas da matriz e filial da empresa são uma solução tecnológica completa composta por câmera térmica – modelo VIP 7401 TH MT, gravador inteligente de imagens – modelo SVR 7116 IA, equipamento de precisão para medição de temperatura – modelo MTC 9000 e Software de Monitoramento – modelo Defense IA.

A câmera identifica e gera alertas de pessoas com alta temperatura de forma automática com auxílio da Inteligência Artificial, podendo acionar sistemas de alarme, controle de acesso, avisos na tela do operador, entre outros. O equipamento também possui reconhecimento facial, o que ajuda na identificação das pessoas de forma rápida e eficaz, esse recurso também conta com a detecção de máscaras, o que auxilia na obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção. O MTC 9000 tornar a medição ainda mais precisa e eficiente (±0,3°C). O SVR7116 IA é um gravador inteligente de alta capacidade com reconhecimento facial e capacidade de comunicação com câmeras térmicas, o que, junto com o Software Defense IA de gestão da solução integrada, complementa a solução. Os equipamentos medem a temperatura de até 15 pessoas simultaneamente, ajudando a identificar rapidamente possíveis doentes e evitar que eles entrem na empresa.

Ações preventivas

Além das câmeras térmicas e medições de temperatura com termômetro digital na entrada dos colaboradores na matriz e na filial São José da empresa, outras ações importantes foram implementadas para garantir o distanciamento e a saúde dos funcionários:

– Uso obrigatório de máscaras dentro e aos arredores da empresa;
– Rodízio de horários de 14 minutos no refeitório, que possui capacidade para 300 pessoas, mas no máximo 49 pessoas podem permanecer no local, sendo permitido apenas uma pessoa por mesa;
– Higienização constante e cuidadosa dos ônibus que transportam os colaboradores. As rotas operam de forma que a lotação seja mínima e o contato com as pessoas também, mantendo o distanciamento permitido;
– Adoção do sistema Home Office para atender aos serviços essenciais de nossos parceiros e consumidores;
– Suspensão de todas as viagens, nacionais e internacionais;
– Campanha interna sobre prevenção do COVID-19;

– Higienização constante de pontos de contato direto das mãos, como corrimãos, maçanetas, teclados e mouses;
– Aparelhos de ar-condicionado desligados e as janelas abertas para facilitar a circulação de ar e diminuir riscos de contaminação;
– Instalação de dispensers de álcool em gel em vários pontos da empresa;
– Cancelamento de treinamentos, reuniões, visitas a clientes, que foram substituídas por videoconferências, telefone ou outro meio;
– Demarcação de posições na fila para marcar o ponto, respeitando a distância de 1.5 metro entre as pessoas.

“Nos orgulhamos de ser uma indústria genuinamente catarinense que conseguiu acompanhar toda a pandemia sem parar e de forma segura e responsável, sempre colocando a saúde e bem-estar de nossos colaboradores, parceiros e comunidade em primeiro lugar. Aliamos a utilização dos nossos equipamentos e soluções de tecnologia, como as câmeras térmicas, com ações de recursos humanos para tornar o ambiente de trabalho ainda mais seguro, onde nossos colaboradores continuem realizando suas funções de maneira assertiva e tranquila. O momento pede colaboração, prevenção e união para transformar essa fase em aprendizados e seguirmos sempre próximos”, finaliza Dione.

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.