Após 4 anos desde a inauguração da estação Fradique Coutinho, a ViaQuatro precisou encontrar um novo fornecedor de tecnologias de segurança para as estações que iriam ser inauguradas em 2018. O Genetec Security Center 5.7 foi a escolha para gerenciar o novo parque de CFTV
Parceria público-privada pioneira no Brasil, a Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo tem a inovação como parte do seu DNA. Em busca de máxima eficiência em suas atividades, a concessionária ViaQuatro encontrou em um sistema de CFTV um aliado de peso para oferecer segurança aos seus mais de 700 mil passageiros diários.
Depois de quatro anos desde a inauguração da estação Fradique Coutinho, em 2018 o governo do Estado deu continuidade a fase dois do projeto, inaugurando as estações Higienópolis-Mackenzie em janeiro e Oscar Freire em abril.
Plataforma Genetec Security Center 5.7 permite controlar e monitorar mais de 200 câmeras IP das estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire
Especialmente no mercado de tecnologia, um período de anos como esse pode representar mudanças significativas. A própria Alstom, empresa escolhida em 2012 para implementar toda a infraestrutura de fornecimento de energia, telecomunicações, sistema de controle local e auxiliares para essa segunda fase, passou por uma grande transformação. Em 2015, a General Electric comprou toda a divisão de energia da companhia, o que resultou na diminuição do quadro técnico e operacional da empresa com foco neste tipo de trabalho no Brasil.
Assim, depois da retomada das obras, a Alstom precisou encontrar uma parceira que pudesse atender todas as demandas da ViaQuatro a tempo do cronograma. Com uma experiência positiva de trabalho em conjunto no VLT do Rio de Janeiro, a multinacional francesa SNEF foi procurada para assumir todo o escopo do projeto.
“Entramos como representantes da Alstom através de um aditivo do contrato original”, explica Marina Anholon, gerente de projetos da SNEF Brasil. “Dedicamos mais de 300 funcionários diretos e indiretos para atender essa demanda e conseguimos realizar todo o projeto, instalação, configuração e comissionamento dos sistemas em um período médio de quatro meses, concluídos próximos da inauguração de cada estação”.
Apesar da ViaQuatro já trabalhar com um sistema específico de uma fabricante nas estações já inauguradas, Marina conta que a concessionária estava insatisfeita. “Eles queriam uma solução mais fácil de usar e inteligente e nós tivemos a liberdade de estudar a possibilidade de troca de fornecedor de equipamentos e sistemas. O desafio foi achar uma solução e desenvolver parcerias que integrassem os dispositivos legados com o que de novo nós estávamos trazendo”.
Tanto a estação Higienópolis-Mackenzie, como a estação Oscar Freire receberam, cada uma, mais de 100 câmeras IP Full HD da Huawei. “As câmeras estão nos acessos da estação, plataformas de embarque, mezanino, elevadores e entradas que são restritas apenas para acesso de funcionários”, pontua Marina.
Para a gestão deste novo parque de CFTV, a plataforma de gestão de segurança Genetec Security Center 5.7 foi a escolha. A solução permite o acesso das imagens no Centro de Controle Operacional, localizado no pátio de estacionamento da ViaQuatro, ou remotamente em qualquer Sala de Supervisão Operacional (SSO) de qualquer estação da Linha 4-Amarela. “O sistema da Genetec pode integrar praticamente qualquer fabricante e, no caso da Huawei, a empresa possui uma licença específica que fortalece a cybersegurança do sistema como um todo. A Genetec sempre nos prestou um bom atendimento de help desk, dando todo o apoio necessário em todas as etapas do projeto”, ressaltou Marina.
Agnóstico à hardwares, o Security Center 5.7 da Genetec já está preparado para integrar todos os dispositivos de segurança legados e futuros da ViaQuatro.