Home Reportagem Huawei cria plataforma agregadora de sistemas legados para segurança pública com inteligência artificial

Huawei cria plataforma agregadora de sistemas legados para segurança pública com inteligência artificial

Por Gustavo Zuccherato

Solução Video Content Management será ofertada em parceria com a Oi no Brasil

Com o maior estande logo na entrada da Futurecom 2018, a Huawei trouxe uma série de novidades para o Brasil em soluções para construir infraestruturas 5G, aproveitar a conectividade 4.5G já disponível e, claro, melhorar a segurança do país fomentando a sua oferta de tornar as cidades mais inteligentes. Em conjunto com a Oi, a multinacional chinesa lança no Brasil uma solução para smart cities.

Trata-se da plataforma de vídeo-monitoramento, Huawei VCM (Video Content Management) parte do portfólio de oferta Video Cloud Solution, um sistema que oferece flexibilidade e dinamismo através de uma plataforma de armazenamento, análise de imagens e correlação de eventos em nuvem.

“O Video Cloud é uma solução que combina hardware e software para oferecer um vídeo-analítico não-convencional”, disse Romulo Orta, diretor de marketing da Huawei Enterprise. “Hoje, a análise inteligente de imagem exige que o cliente tenha sistemas da mesma fabricante de ponta a ponta. Nossa plataforma, por outro lado, permite integrar sistemas legados e de terceiros em uma camada superior que pode ser acessada em nuvem”.

Com foco especial em segurança pública, o sistema tem potencial de agregar soluções diversas espalhadas por todos os locais públicos ou privados, incluindo estádios de futebol, rodoviárias, metrô, aeroporto, ruas e avenidas, entre outros.

Entre seus recursos, destacam-se alarmes de detecção de acesso indevido a área restrita e comportamentos suspeitos, reconhecimento facial automático, leitura de placas (para identificação de carros roubados ou irregulares, por exemplo). Também é possível compartilhar informações com facilidade, inclusive entre instituições públicas e privadas, mediante acordo entre as partes. Vale ressaltar que a segurança dos dados é total: a nuvem é privada, instalada dentro do ambiente do cliente.

A solução já está em uso em várias cidades da Europa, Ásia e América Latina. Na metrópole chinesa Shenzhen, que tem mais de 12 milhões de habitantes, o sistema de vídeo-monitoramento controla mais de 1,3 milhão de câmeras espalhadas pela cidade.

Além disso, os dados analíticos podem ser transferidos de um local para outro, sem que seja necessária a troca física da câmera instalada – é possível mover a função de reconhecimento facial de uma região para outra, por exemplo.

A Oi avalia a implantação de um projeto-piloto da solução em município brasileiro, em conjunto com a companhia chinesa. Essa estratégia alavanca o diferencial competitivo das companhias. “Temos desenvolvido soluções para atender à demanda das smart cities com foco em redução de custos e melhoria da eficiência operacional”, disse Adriana Viali, diretora corporativa da Oi. “Nosso portfólio nos permite atuar em diversos elos da cadeia no processo de transformação digital que as cidades inteligentes demandam, desde a conectividade, passando pela infra de TI, soluções de segurança e também atuando em algumas camadas de aplicação, como essa solução de vigilância. Esse é o nosso diferencial competitivo, oferecer soluções digitais de TI e Telecom integradas, aliadas à nossa capilaridade de rede que avança na fibra óptica”, completa.

“A parceria com a Oi permitirá que a solução seja implementada de forma eficiente em todo o Brasil, ajudando na transformação das cidades brasileiras em cidades realmente inteligentes. Além disso, as aplicações da plataforma são ideais para qualquer ambiente privado, como escolas, universidades, hospitais, instituições financeiras, rodovias, parques industriais, propriedades rurais, entre outros”, afirma Ricardo Bovo, diretor de LTE Privado da Huawei para América Latina.

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.