Home Case Study GJP Hotels inicia transformação digital com reconhecimento facial

GJP Hotels inicia transformação digital com reconhecimento facial

Por Gustavo Zuccherato

Com experiência 100% digital, rede hoteleira une expertise de startups com experiência hoteleira para lançamento de totens de self check-in/out com tecnologia de ponta

A GJP Hotels & Resorts anuncia ao mercado uma grande novidade no processo de transformação digital da companhia. A rede acaba de lançar os totens de autoatendimento para check-in e check-out capazes de realizar todo o processo em poucos segundos através da tecnologia de reconhecimento facial.

A novidade já está em funcionamento no Prodigy Santos Dumont, maior hotel da rede, com 300 apartamentos, localizado no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). Escolhido como base do projeto pelo alto fluxo de hóspedes ao longo da semana, o hotel já comemora o sucesso do lançamento, especialmente pela eliminação de filas na recepção especialmente em horários de alta demanda.

“É um projeto inédito na hotelaria. Reunimos o que há de mais moderno em tecnologia trazendo alguns tipos inéditos de inovação, como a solução de reconhecimento facial, plataforma de integração (API), leitura OCR de documentos, além da assinatura digital e energização automática das chaves, um combo que permite que o processo seja realizado integralmente pelo hóspede. Iniciamos nossa transformação digital e inauguramos o primeiro totem de self check-in/out do mercado hoteleiro no Brasil”, comemora Matheus Henrique Garcia, CIO (Chief Information Officer) da GJP Hotels & Resorts.

Segundo ele, o processo é ágil e 100% digital, trazendo autonomia ao hóspede, evitando filas e qualquer burocracia exigida durante o processo habitual de check-in/out. “O cliente faz o primeiro acesso ao sistema no totem, que captura automaticamente a face do hóspede. O rosto é armazenado em nosso banco de dados e passa ser a chave de validação e identificação dos dados para a continuidade da reserva, tudo de forma automática e através de uma plataforma de integração (API) que busca automaticamente as informações da reserva.”

O novo produto é apresentado como um marco na hotelaria brasileira, trazendo funcionalidades ágeis, como a realização do pré check-in através de link enviado ao hóspede no dia anterior à sua chegada ao hotel, o que torna o processo ainda mais rápido e permite, por exemplo, que o check-in seja realizado em apenas 40 segundos.

“Através de algoritmos inteligentes, a solução escolhe automaticamente o apartamento, sempre de acordo com a categoria reservada. O hóspede sai com a chave do apartamento em mãos sem precisar passar pela recepção física do hotel, liberando o capital humano para ações mais estratégicas, de qualidade e planejamento da recepção. No check-out é a mesma coisa, tudo feito de forma automática, a fatura de consumo é debitada diretamente no cartão de crédito atrelado à reserva ou a outro à escolha do cliente”, completa Matheus.

Além de todas essas facilidades, há ainda a preocupação com temas como a sustentabilidade já que o papel é eliminado neste novo processo, inclusive o da capa da chave do apartamento. O cliente recebe um SMS automático no celular para que não esqueça o número durante o período de estadia.

Entre desenvolvimento e implantação, foram apenas seis meses para instalação de protótipo, ajustes, camadas de integração, testes locais e lançamento oficial neste mês de junho. No total, foram quatro empresas envolvidas no projeto final, misturando a inovação das startups You Check.in e Digibee com a tradição de empresas do setor como Dormakaba e Faitec.

A GJP Hotels & Resorts pretende utilizar a nova tecnologia inicialmente nos hotéis de aeroportos e em seguida em outras unidades da rede em todo o Brasil.

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados