Home Case Study Feira de Santana inaugura Centro de Controle Operacional com foco em mobilidade urbana

Feira de Santana inaugura Centro de Controle Operacional com foco em mobilidade urbana

Por Gustavo Zuccherato

Iniciativa permite o acompanhamento em tempo real do sistema de BRT. Projeto também prevê a expansão do videomonitoramento.

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Feira de Santana, na Bahia, inaugurou o seu novo Centro de Controle Operacional de Transporte Público.

Conceitualmente definido como sendo “o cérebro da Mobilidade Urbana” da cidade, o Centro de Controle Operacional do Transporte Público de Feira de Santana, extrapola o monitoramento em tempo integral do Sistema do BRT (Bus Rapid Tansit), ou Transporte Rápido por ônibus.

As instalações que vão abrigar a ferramenta que vai viabilizar a modernização do transporte público em seus variados modais, representa um investimento superior a R$ 1 milhão, envolvendo as obras civis e estruturais do prédio adquirido pelo Governo Municipal, na Avenida Rio de Janeiro, e a aquisição do equipamento tecnológico de última geração.

Além de acompanhar em tempo real o deslocamento dos ônibus do BRT, o equipamento também permitirá aos dezesseis monitores que o operam, visualizarem, em tempo real, todas as situações que influenciem negativamente o setor, permitindo que interfiram, em tempo recorde, nas soluções exigidas em cada caso específico.

O próximo passo do processo será a ativação de uma ferramenta de controle por GPS interligando a Central de Controle Operacional às 100 linhas de ônibus em circulação nos vários ramais da cidade;  localizando-os durante o trajeto, aferindo a velocidade, o tempo do trajeto, com acesso ao número do veículo, e o nome do condutor.

Para fazer frente aos ajustes tecnológicos que estarão a serviço do equipamento, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito está adquirindo um sistema semafórico em tempo real, ou “Semáforo Inteligente”. Atualmente, o trânsito da cidade é controlado por um sistema de semáforo em tempo fixo.

Trânsito, Transporte, Segurança, Defesa Civil

O número de câmeras de vídeo-monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade passará, dentro de aproximadamente seis meses, das atuais 186 para 300 unidades, integrando-as a Central de Controle.

Todo este aparato tecnológico contará com o apoio dos softwares Digifort e CitGIS que serão empregados na fiscalização do trânsito, notificando infrações, coibindo delitos relacionados a furtos nas estações de transbordos; no reconhecimento facial de indivíduos suspeitos ou procurados pela Justiça; situações de catástrofes, e manifestações que bloqueiam as vias públicas.

Interligado à Secretaria de Prevenção à Violência, através de acordos de cooperação, este complexo também poderá ser usado pelas polícias federal, civil e militar, e o Corpo de Bombeiros. No local será instalado um ‘gabinete de crise’, onde as demandas emergenciais serão debatidas e tomadas as soluções cabíveis.

A caminho da “Cidade Inteligente”

Segundo o prefeito Colbert Martins Filho, “o objetivo é usar a tecnologia com a melhor das finalidades, a exemplo do controle do trânsito e da segurança. Mas, estamos conscientes que é apenas um passo para solucionarmos este problema pontual, mas nos levará em direção a uma Cidade Inteligente”.

Também participaram da cerimônia de inauguração os secretários Carlos Brito (Planejamento), Saulo Figueiredo (Transporte e Trânsito), Valdomiro Silva (Comunicação), e Maurício Carvalho (superintendente municipal de Trânsito).

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados