Home Reportagem Devido à falta de um ‘Aplicativo Definitivo’, mercado doméstico inteligente deverá sofrer saturação

Devido à falta de um ‘Aplicativo Definitivo’, mercado doméstico inteligente deverá sofrer saturação

Por Ricardo Batalha

De acordo com dados apresentados pela Strategy Analytics durante a Smart Home Summit, 46% das residências com banda larga dos EUA possuem pelo menos um dispositivo doméstico inteligente, número que aumentará para 62% até 2025

“Claramente, a casa inteligente é um tópico que as pessoas entendem. Dez anos atrás, esse não era o caso”, afirmou Bill Ablondi, diretor de sistemas domésticos inteligentes da Strategy Analytics, à IoT World Today. A empresa de pesquisa, no entanto, esperava que o número parasse de aumentar em 70%, atendendo à previsão de saturação do mercado. Porém, “se houver um aplicativo indiscutivelmente definitivo para casas inteligentes”, a previsão pode mudar e o mercado pode continuar crescendo, sugeriu Ablondi.

Método de controle intuitivo para todos
Agora, duas maneiras de controlar estão dominando o mercado doméstico inteligente – um aplicativo móvel e assistentes virtuais com alto-falantes inteligentes integrados. Embora os alto-falantes inteligentes possam ser uma das únicas tecnologias populares para consumidores depois dos smartphones, os recursos dos assistentes de voz ainda são limitados. Os assistentes de voz, com certeza, continuam ampliando as tarefas que podem fazer para os usuários. Porém, a maioria dos usuários os utiliza para um número limitado de tarefas, como tocar música, ouvir briefings de notícias ou definir temporizadores ou alarmes.

De acordo com os dados da Strategy Analytic, 59% das residências inteligentes dos EUA tinham um sistema de segurança interativo. Além disso, apenas um em cada quatro adultos norte-americanos possui um alto-falante inteligente, de acordo com dados do Pew Research Center.

Embora os alto-falantes inteligentes tenham aumentado a conscientização sobre casas inteligentes e tenham conquistado a atenção do mercado, ainda não é a melhor opção de controle para dispositivos domésticos inteligentes. O mercado ainda aguarda uma opção fácil de aprender, intuitiva e sem complicações para otimizar esse tipo de experiência doméstica do usuário. Pode ser um aplicativo móvel “definitivo” ou alguma outra maneira nova que não imaginamos.

Mais para resolver: preconceito de gênero, custos e privacidade
Além de não ter um método de controle simples, o mercado doméstico inteligente tem outros desafios a enfrentar. Primeiro, a casa inteligente não foi adotada por todos os grupos de usuários. “O mercado doméstico inteligente é realmente dominado por homens”, disse Ablondi. Além disso, “millennials representam cerca de um terço do mercado, mas mais da metade do mercado é mais antiga que essa geração”.

Segundo, embora o preço dos dispositivos domésticos inteligentes tenha caído nos últimos anos, ainda é um investimento significativo para um proprietário. Porém, mais pessoas estão experimentando tecnologia de casa inteligente em seus locais alugados. As propriedades recém-construídas estão instalando dispositivos domésticos inteligentes como destaque. Segundo dados da Strategy Analytic, cerca de um terço dos domicílios considerados inteligentes são propriedades de aluguel.

A maioria dos usuários em todo o mundo ainda não confia em dispositivos conectados para proteger seus dados e privacidade, de acordo com uma pesquisa realizada pela Internet Society.

No entanto, como mostrou a pesquisa da Strategy Analytic, quase metade dos usuários que possuem dispositivos domésticos inteligentes disseram que não gostariam de ficar sem eles depois de morar com eles. “Claramente, há um grande número de proprietários desses aparelhos que sentem que (as tecnologias) são parte integrante de sua casa”, disse Ablondi.

A Strategy Analytic esperava que o mercado doméstico inteligente crescesse com uma taxa anual de 11%, atingindo US $ 157 bilhões em 2023.

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