O objetivo é estabelecer propostas concretas de soluções para melhorar o nível da segurança no espaço cibernético
A Cigref, associação digital das principais empresas e administrações públicas da França, junto com a Kaspersky, uma das empresas líderes do setor de cibersegurança, estão dirigindo conjuntamente o Grupo de Trabalho 6 (Working Group 6 ou WG6, em inglês) como parte do Paris Call for Trust and Security in Cyberspace (Chamado de Paris para a Confiança e Segurança no Ciberespaço). O objetivo desse grupo de trabalho é estabelecer propostas concretas de soluções para melhorar o nível da segurança no espaço cibernético.
O Paris Call for Trust and Security in Cyberspace, lançado pelo presidente francês Emmanuel Macron em novembro de 2018, é atualmente a maior iniciativa que envolve diversos atores de cibersegurança no mundo, reunindo mais de 1.100 apoiadores públicos e privados, empresas e organizações que representam a sociedade civil em todos os continentes. O Paris Call foi desenvolvido para fortalecer a confiança, a segurança e a estabilidade do ciberespaço em colaboração com os países, governos locais, entidades do setor privado e organizações da sociedade civil.
Como membro do Paris Call, o Ministério da Europa e das Relações Exteriores decidiu abrir seis grupos de trabalho para explorar oportunidades e ferramentas que possam garantir a estabilidade no ciberespaço em nível mundial. O WG6 tem como objetivo propor ferramentas concretas para os apoiadores do Paris Call que ajudem a melhorar seus níveis de cibersegurança. Esse grupo tem a direção conjunta da Cigref e da Kaspersky com o suporte especializado da GEODE, um centro de pesquisa sobre geopolítica do campo de dados.
A Cigref e a Kaspersky acreditam que é necessário desenvolver iniciativas colaborativas entre diferentes agentes, usuários, fornecedores, e instituições públicas, o que contribui para fortalecer a confiança nas tecnologias e nas cadeias de fornecimento de Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT, sigla em inglês).
“A Cigref, apoiadora do Paris Call, apoiou o Ministério da Europa e das Relações Exteriores para a criação destes grupos de trabalho e agora está empenhada em implementar uma dimensão operacional ao seu trabalho”, destaca Arnaud Coustillière, representante da Cigref no Paris Call.
“Nós apoiamos o Paris Call, importante iniciativa com vários envolvidos para a estabilidade no ciberespaço. Em sincronia com a nossa Iniciativa de Transparência Global (GTI), endossando o 6º princípio de segurança do ciclo de vida, dedicaremos nosso trabalho, juntamente com o setor, a comunidade técnica, o mundo acadêmico e a sociedade civil, ao desenvolvimento de ferramentas concretas para reforçar a segurança e a resiliência do ciberespaço”, comenta Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky.
“O Ministério da Europa e das Relações Exteriores tem o prazer de poder contar com a Cigref e a Kaspersky para dirigir o trabalho deste grupo de trabalho em colaboração com os apoiadores do Paris Call. Acreditamos que os esforços conjuntos dos agentes do setor nos ajudariam a melhorar o estado da cibersegurança global”, afirma Henri Verdier, Embaixador para assuntos digitais .
O WG6 cuidará da questão da confiança e segurança, primeiramente mapeando as iniciativas existentes relacionadas ao assunto de segurança de produtos e responsabilidade dos envolvidos. Isso possibilitará discussões sobre a segurança da cadeia de fornecimento de ICT sem duplicar as iniciativas mundiais. Durante esse trabalho, o grupo investigará as boas práticas, iniciativas e recomendações existentes, como as recomendações da política da OECD sobre segurança digital o documento produzido pela Geneva Dialogue sobre “Segurança de produtos e serviços digitais’. Isso complementará outras iniciativas que planejam identificar possíveis lacunas e os respectivos desafios de implementação. Ele também discutirá as conclusões e recomendações para debates posteriores e a avaliação da comunidade do Paris Call.