Sob o slogan “Heart of City”, abordagem propõe criar plataforma inteligente única para cidades inteligentes
Aviso: Esse texto foi originalmente publicado no dia 25 de outubro de 2018 e editado no dia 8 de novembro para incluir informações sobre o reflexo da estratégia no mercado brasileiro.
Sob o slogan “Heart of City (HOC)”, a empresa Dahua Technology, confirmada por mais um ano na 14ª edição da ISC Brasil, lançou em Pequim, seu novo posicionamento global focado em Cidades Inteligentes. O posicionamento marca uma nova estrutura de atuação focada em Smart Cities, assim como o lançamento de novas tecnologias inteligentes sob o mesmo conceito.
Para Fu Linquan, presidente do conselho administrativo da marca, a experiência e o conhecimento adquirido pela Dahua Technology em definir os padrões nacionais para cidades inteligentes levaram à concepção da estratégia global Dahua HOC.
O Dahua HOC é uma ferramenta de desenvolvimento que se baseia no termo “4 Full”: Full Sensing, Full Intelligence, Full Computing e Full Ecosystem, que resultará na construção de framework “1 plataforma, 2 centros e N aplicações” (1+2+N) para aplicações em nível comercial, industrial e urbano, sendo estes construídos de forma que melhore suas capacidades de solução ponta a ponta e suportem inteligência artificial, deep learnig e IoT em todas as operações de uma cidade inteligente.
O presidente da Dahua Technology, Li Ke, disse que “todas as soluções e sistemas de negócio da Dahua no futuro serão construídos nessa arquitetura 1+2+N para melhorar as capacidades de soluções ponta-a-ponta”.
“O Dahua HOC não só se foca nas capacidades de gerar produtos e soluções ‘4 Full’, mas também oferece capacidades de uma rede ‘4 Full’ de uma perspectiva global, fomentando uma operação inteligente, eficiente e profissional”, disse. “Nós esperamos que, no motor de desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias, o Dahua HOC atue como o coração que é capaz de sentir os pulsos e dados de uma cidade”.
Linha de inteligência artificial com chip proprietário
Como novidade tecnológica da estratégia Dahua HOC, a fabricante também está apresentando nesta semana na Security China, o maior evento de segurança do país, uma série de novos produtos.
O principal deles pensando nessa abordagem são as câmeras “AI series”, uma linha de soluções que incorpora inteligência artificial e alta capacidade de visualização em baixa luminosidade com a tecnologia Super Starlight baseado em um novo chip de desenvolvimento próprio da Dahua.
Na linha de câmeras, a Dahua promete modelos bullet e dome de 4MP com sensores duplos para capturar imagens multi-espectrais, com um sensor de imagens térmicas e um de imagens ópticas, por exemplo, com um único dispositivo. Também há uma câmera panorâmica multi-sensor integrada à uma câmera PTZ que pode não só analisar a densidade de tráfego e de multidões em toda a cena capturada, mas que também pode incorporar uma dome com IA para capturar detalhes para reconhecimento facial e até análise de comportamentos em longas distâncias.
Na linha de inspeção inteligente de segurança da AI series, a Dahua também lançará um sistema para inspeção inteligente e um servidor para raio-X que permite a identificação de armas, facas, líquidos, sprays e produtos eletrônicos. Também permite recursos como vincular uma pessoa a suas bagagens, pesquisas de imagens e reprodução, ajudando a revolucionar os métodos atuais de checagem de segurança.
Para resolver o possível problema da implementação de uma plataforma de software para projetos de inteligência artificial, a Dahua também está lançando a plataforma AI series Smart 7016, que integra inteligência, gestão e armazenamento em uma única plataforma que suporta um banco de dados de até 100 mil rostos e 64 canais de vídeo, sendo capaz de fazer até 160 comparações de faces por segundo.
Nova marca Imou
Em março deste ano, a fabricante chinesa havia anunciado uma parceria com a Lechange, especializada em produtos IoT, para a comercialização dos dispostiivos e soluções da marca em todo o mundo. Como parte dessa estratégia de globalização e baseado na nova estratégia Dahua HOC, as companhias decidiram mudar o nome da marca para Imou que, segundo Xie Yun, vice-presidente da Hangzhou Huacheng Network Technology, representa o uso de tecnologias inteligentes para proteger a todos de uma casa e proteger momentos memoráveis da vida.
Como não poderia deixar de ser, o novo nome acompanha um slogan remodelado: “Enjoy Smart Life” (Aproveite a vida inteligente, em tradução livre), que se baseia em permitir a todos aproveitar mais segurança, liberdade e felicidade em suas vidas.
Para além do branding, a conferência de lançamento também trouxe uma nova abordagem de desenvolvimento de soluções IoT, baseado no conceito “1+N+X” Imou Cloud. A ideia é utilizar 1 plataforma em nuvem aberta da Imou, N tipos de cenários de aplicações e permitir que terceiros desenvolvam mais X tipos de aplicações usando analíticos inteligentes baseados no big data de IoT para satisfazer as necessidades dos usuários.
Em relação aos produtos, o evento apresentou o Imou K8 AI Face Recognition Smart Lock, a primeira fechadura com inteligência artificial capaz de desbloquear uma porta com reconhecimento facial. Além disso, o Imou Wire-Free Security System também ganhou destaque. Trata-se de um sistema de vigilância que funciona totalmente sem-fio com câmeras baseadas em baterias que prometem até 6 meses de funcionamento com uma carga de apenas cinco horas.
Segundo o gerente de marketing da Dahua, Edson dos Santos Silva, a estratégia Dahua HOC será aplicada em parte no Brasil, mas a vinda da marca Imou ainda não está no plano estratégico para o mercado brasileiro.