Home Case Study Cibersegurança: Nubank melhora proteção em ambientes virtuais com soluções Fortinet

Cibersegurança: Nubank melhora proteção em ambientes virtuais com soluções Fortinet

Por Gustavo Zuccherato

Fintech implementou o FortiManager, FortiGate, FortiGate VM, FortiSwitch e FortiAP resultando em um melhor rendimento de tempo

Fundado em maio de 2013, o Nubank começou em São Paulo como uma startup focada em resolver problemas financeiros e revolucionar esse mercado utilizando tecnologia e design. Hoje, com mais de 6 milhões de clientes, 1.300 funcionários e um escritório em Berlim, é considerada a principal Fintech da América Latina e, além de cartão de crédito internacional, conta com outros produtos como a NuConta, conta digital gratuita, e o Nubank Rewards, um programa de benefícios com pontos que não expiram. Todos esses serviços são controlados por meio de um app onde os clientes resolvem tudo o que precisam através de tablets e celulares.

Por conta da sua estrutura 100% tecnológica, o Nubank encontrou um caminho para aumentar sua capacidade de aproveitar os recursos de segurança implantados em ambientes virtuais para prevenir e mitigar ameaças à cibersegurança e, assim possam obter um melhor rendimento de tempo.

A relação do Nubank com a Fortinet começou em 2018 com o desafio de projetar uma infraestrutura de TI de cibersegurança que comportasse os 1.300 funcionários da Fintech e apoiasse o crescimento do negócio, além de soluções que atendessem o Read Team de segurança e otimizassem a comunicação com o ambiente em nuvem AWS.

Por ter nascido no ambiente digital, a preocupação com a segurança de rede sempre foi presente e diversas precauções com o ecossistema tecnológico são pensadas diariamente para que a segurança das informações de todos os clientes seja garantida. O crescimento acelerado da fintech fez com que a busca por novas tecnologias capazes de suportar o número de colaboradores instalados na sede fosse cada vez mais latente.

“Com o aumento do número de funcionários, o público interno passou a sofrer com lentidões, e justamente por isso escolhemos algumas soluções da Fortinet. Optamos pelo FortiManager para fazer gerenciamento – fizemos a análise de viabilidade pensando em um crescimento para um número cada vez maior de prédios”, relata Gabriel Diab, software engineer da Nubank Brasil. “Desta maneira, o FortiManager para a gerência centralizada foi peça fundamental no projeto. Para completar esta fase do projeto, optamos pelo Security Fabric da Fortinet composto pelo FortiGate, o FortiSwitch, o FortiAP e o Firewall Virtual para ambiente AWS, o FortiGate VM. Foi como se esquecêssemos todas as soluções de rede que vínhamos utilizando até então e começássemos toda a estruturação do zero”, explica.

Mesmo em um curto período de parceria, muitos benefícios puderam ser sentidos nas operações do Nubank que operam com as soluções da Fortinet. A disponibilidade do Wi-Fi no escritório foi melhorada, a rede está mais segura e houve também diminuição no tempo da latência dos engenheiros de software, por exemplo. Com isso, o tempo de espera de uma abertura de página caiu de 10 para 5 milesegundos e as equipes passaram a ter mais tempo disponível para trabalhar em outras frentes.

“O principal benefício para o Nubank ao adquirir as soluções de segurança da Fortinet foi a própria segurança. Agora, contamos com um track de atividades de cada engenheiro e de cada usuário que utiliza um de nossos serviços, porque as duas caixas se comunicam. Isso nos permite entender todas as ações que estão sendo realizadas e é um ponto de segurança muito importante, para nós e para nossos clientes”, pontua Diab.

“Costumamos dizer que esse primeiro passo foi para gente como uma ‘casquinha’ de um projeto gigante que queremos fazer, um sonho que a gente tem de implementar aqui no Nubank. Então, isso foi não só um primeiro aprendizado, como também uma experiência que adquirimos para o próximo passo que é a implementação do NAC (Network Access Control). Não seria possível fazer um projeto de NAC sem ter feito todo esse trabalho de virada de infraestrutura, ou seja, sem primeiro organizarmos a base da casa. Este foi só o primeiro passo do planejamento de um grande sonho que queremos concretizar”.

Acompanhe a Digital Security no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados