De acordo com o ministro, hoje os estados não são obrigados a compartilhar dados e gerar estatísticas sob o mesmo padrão
Gestão, integração de sistemas de informações e estatísticas confiáveis foram os problemas citados pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, durante palestra no GovTech, evento promovido pela BrazilLab com ITS-RJ em São Paulo, na última terça-feira (7). Segundo Jungmann, o país vive na “pré-história” da segurança pública e “não é capaz de produzir nenhuma estatística confiável na área”.
Segundo a notícia publicada pela Época Negócios, Jungmann afirmou ainda que o País “tem milhares de sistemas, pertencentes a eras diferentes, de órgãos que não conversam entre si. Além disso, há uma grande resistência à integração de informações, pois predomina no Brasil a ideia de que sigilo é segurança”. É por este motivo que o ministro defende a criação de um sistema de informação nacional. “É algo que vamos começar a implementar em agosto e que vai obrigar a polícia, os ministérios e os demais órgãos a conversarem entre si”. Atualmente, diz Jungmann, os estados não são obrigados a compartilhar dados e gerar estatísticas sob o mesmo padrão. Com este sistema nacional de informação seria possível traçar estratégias locais mais eficazes no uso da tecnologia.