Descrito como o novo mega-aeroporto da China, Chengdu Tianfu International confiou na tecnologia Bosch com a instalação de mil câmeras panorâmicas e 9 mil alto-falantes para o sistema de endereço público e alarme por voz
O objetivo do projeto da Bosch para o novo mega-aeroporto chinês Chengdu Tianfu International é garantir a segurança dos passageiros e funcionários das instalações, bem como melhorar o conforto e a facilidade de uso dos viajantes em sua jornada. Localizada na província chinesa de Sichuan, a Chengdu Tianfu International serve esta cidade emergente para comércio, cultura e finanças, e deverá ser a terceira mais movimentada para o tráfego aéreo depois de Pequim e Xangai.
A instalação da tecnologia de áudio e vídeo da Bosch foi adaptada aos requisitos arquitetônicos especiais do complexo do aeroporto, inaugurado em junho passado, incluindo dois edifícios terminais que fazem referência ao antigo totem Golden Sun Bird encontrado em 2001 nas ruínas de Jinsha da cidade de Chengdu.
Devido ao design exclusivo desses edifícios, com pé direito muito alto, câmeras de segurança ‘padrão’ ou mais tradicionais não eram adequadas para instalação, pois a qualidade da imagem não seria boa e resultaria em um ângulo de visão ruim. A solução foram as câmeras panorâmicas Bosch Flexidome, que foram integradas ao design de interiores do prédio do aeroporto, instaladas nas paredes ou escondidas em painéis informativos sem problemas.
Cada dispositivo panorâmico é capaz de monitorar uma área semicircular com raio de 25 metros, com alcance de detecção da mesma distância e ângulo de visão de 180º. Isso permitiu que o aeroporto instalasse muito menos câmeras, reduzindo o número total em 75%, de 4.000 kits padrão para um projeto típico dessa escala para 1.000 câmeras panorâmicas, economizando também custos de fiação e montagem.
Além disso, as câmeras panorâmicas Bosch Flexidome usam apenas uma lente, o que melhora o brilho, a cor e a clareza, em comparação com outros dispositivos panorâmicos do mercado, que normalmente usam quatro lentes, o que reduz a qualidade da imagem.
Os recursos de rastreamento de precisão e transmissão de vídeo de alta qualidade desses equipamentos de segurança panorâmica também liberam recursos humanos para o aeroporto e permitem que incidentes ou eventos sejam monitorados sem pessoal adicional em terra.
Na área de voo, o aeroporto instalou quatro câmaras IP Dinion com resolução 4K para monitorizar a pista. Como essa área é muito extensa, optou-se por utilizar um software de montagem para combinar as imagens dessas quatro câmeras e obter uma imagem completa cobrindo toda a pista, o que permite monitorar todo o processo de decolagem e pouso em Chengdu Tianfu.
Experiência do cliente com acústica inteligível
Como os interiores dos edifícios dos terminais apresentam muitas superfícies de vidro que causam reflexões sonoras, Chengdu Tianfu precisava determinar como fornecer um alto nível de inteligibilidade de fala em suas mensagens com distorção mínima, não importando onde os passageiros estivessem.
A equipe de projeto executou um software de simulação acústica para determinar quantos alto-falantes eram necessários para cobrir as áreas dos terminais, bem como a localização das matrizes de áudio.
Para anúncios de voo, bem como para alarme de voz e evacuação, foram implantados mais de 9.000 alto-falantes, cobrindo 700 zonas de transmissão e integrados através de um sistema Bosch Praesideo, garantindo que os passageiros possam ouvir claramente os anúncios em todo o terminal.
Além disso, os anúncios podem ser transmitidos com precisão e clareza aos passageiros que viajam de outras áreas do complexo aeroportuário. Especificamente, o sistema de endereço público e alarme por voz da Bosch Praesensa implantado no hotel adjacente foi integrado ao restante das instalações, para que os passageiros possam ser alertados sobre eventos em andamento no aeroporto.
Como parte do projeto, a Bosch também forneceu o sistema de conferência sem fio Dicentis para os escritórios adjacentes do aeroporto.